Depois de seis anos de espera, Minas Gerais volta a ter um campeonato forte no cenário nacional do fora de estrada, e desta vez com perspectiva de continuidade por várias e várias temporadas.
A primeira etapa do Mineiro de Rally de Velocidade (CMR) 2017, na Fazenda do Treme, em Inhaúma, próxima a Sete Lagoas, agradou a quem participou, a quem prestigiou e deixou com água na boca quem acompanhou de longe. A começar pelo grid, maior na história da competição.
Nada menos que 33 veículos, entre carros, picapes, gaiolas e protótipos, UTVs, motos e quadriciclos enfrentaram o percurso de 19,8 quilômetros já bastante técnico naturalmente, e que se tornou ainda mais com a chuva dos dias anteriores, mandando para longe a poeira, trazendo a lama e exigindo uma tocada ainda mais técnica dos pilotos, especialmente nos veículos de menor potência e tamanho. Em alguns pontos, onde a estrada ficava mais estreita, o desafio era permanecer no percurso. Houve quem ficasse pelo caminho, os inevitáveis problemas mecânicos, mas o saldo, para os próprios competidores, foi mais do que positivo. Assim como o clima de camaradagem e colaboração no parque de apoio, montado na Praça da Manga, centro da cidade. Além dos destaques do estado, feras “estrangeiras” como o piloto e instrutor da Polaris Nuno Fojo, mais rápido entre os UTVs e Richard Amaral, que dominou entre os quads, ajudaram a aumentar ainda mais o nível técnico da disputa.
É sempre bom lembrar que, apesar do mesmo percurso, UTVs, motos, quads e gaiolas seguiram o regulamento Baja, em que o levantamento foi proibido e os pontos de atenção sinalizados. Para os carros e inscritos na Cross-country, valeram as regras habituais do rally de velocidade, com levantamento na véspera e obrigatoriedade de presença do navegador. A competição prosseguirá em 24 de junho, desta vez com um destino habitual do “circo” do rally: Sete Lagoas, que já recebeu etapas do CMR e do Brasileiro de Rally de Velocidade.
1º Rally de Inhaúma
Campeonato Mineiro: primeira etapa
Resultados
Carros (RC5)
-
Fábio Sacioto/Haroldo Soares (Fiat Palio 16V)
-
Andrey Iltis/Emerson Showboy (Fiat Palio 16V)
Cross-country
-
Lucas Teixeira/Rafael Dias (Sherpa)
-
Júlio Oliveira (Protótipo Tiger)
-
Maitê Teixeira/Eduardo Soneca (Mitsubishi L200RS)
Autocross
-
Lucas Cruz/Gustavo Pessoa
-
Gabriel Silva Paiva
-
Fernando Biskupski
UTV Pro
-
Nuno Fojo (Polaris)
-
Maurício Rocha (Can-Am)
-
Wilker Campos (Can-Am)
UTV Turbo
-
Celso de Souza (Polaris)
-
Célio Brasil Júnior
-
Fued Mansur
UTV Standard 900cc
-
Luiz Flávio Cabral (Polaris)
-
Marcelo Lana Franco
UTV Standard 800cc
1) André Lima de Souza (Polaris)
2) Sávio Santiago (Polaris)
Quadriciclos
-
Richard Amaral (Yamaha)
-
Carlos Santiago Echternach (Can-Am)
-
Cristiano Calais (Yamaha)
Motos
-
Marco Antônio Pereira (protótipo)
-
Paulo Roberto Jammal Vilaça (Husaberg FE)
-
Agnaldo Sérgio Guimarães (protótipo)
O 1º Rally de Inhaúma teve a organização do Rallye Clube de Minas Gerais (RCMG); supervisão da Federação Mineira de Automobilismo (FMA) e da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG); patrocínio de Hinode HND, Yoda Racing, Polaris e Nissan; apoio da Prefeitura Municipal de Inhaúma. Maiores informações no www.rallyemg.com.br.
Foto: Sanderson Pereira/Photo Esporte
Por Rodrigo Gini