Após uma semana de prova na Arábia Saudita, disputa segue equilibrada; Menos de três minutos separam os seis primeiros das motos
A oitava etapa do Rally Dakar 2023, realizada neste domingo (8/1) entre Riade e Al Duwadimi, na Arábia Saudita, incluiu mais um percurso longo, com total de 821 quilômetros – 345 deles de especiais (trechos cronometrados). As disputas tiveram como desafios vales no meio das montanhas, deserto aberto e pontos de altas velocidades.
Após uma semana de corrida e oito etapas (uma delas cancelada), todos os competidores nas primeiras posições da classificação geral das motos estão muito próximos uns dos outros: menos de três minutos separam os seis primeiros do ranking. A equipe Monster Energy Honda é destaque na tabela, por meio do desempenho sólido de seus três representantes – todos no top 10 da prova.
Neste domingo, o chileno Pablo Quintanilla atingiu a quarta posição do dia, seguido pelo francês Adrian Van Beveren, em quinto lugar. O chileno José Ignacio “Nacho” Cornejo foi o 12º. Desta forma, na classificação geral, Quintanilla ocupa o quinto posto, com apenas 2min45s de diferença para o líder. Van Beveren é o sexto da tabela (2min49s a mais que o ponteiro), enquanto Nacho Cornejo é o nono (19min32s de diferença para o líder).
Nesta segunda-feira (9/1), será o dia de descanso do Rally Dakar na capital Riade. Os pilotos irão recuperar as energias em um hotel para mais uma semana de ação. Já os mecânicos e demais profissionais da equipe de apoio farão revisão completa nas motocicletas Honda CRF 450 Rally.
A prova tem a Arábia Saudita como sede pelo quarto ano consecutivo e traz roteiro total de cerca de 8 mil km – aproximadamente 4 mil deles de trechos contra o relógio. A disputa, que teve largada nas praias do Mar Vermelho, no último dia 1º, termina nas areias do Golfo Pérsico, em Damman, no dia 15 de janeiro.
Confira o que disseram os representantes da equipe Monster Energy Honda:
Ruben Faria (Diretor geral da equipe Monster Energy Honda) – “O tempo realmente voa e concluímos a primeira parte deste Rally Dakar. Foi uma semana longa e difícil para todos, começando com o abandono de Ricky Brabec após uma queda. Continuamos lutando dia após dia e nossos três pilotos estão fazendo um ótimo trabalho. Devo dizer que o nível de competição é muito alto. Todos os pilotos estão muito próximos nas primeiras colocações da tabela, então acho que estamos em uma boa posição para começar mais uma semana e focar no nosso objetivo de subir na classificação. A estratégia não mudou, por isso vamos continuar a ser sólidos e consistentes num terreno onde sabemos que temos as melhores condições para vencer”.
Pablo Quintanilla #7 – “Chegamos ao dia de descanso após mais uma longa etapa. Eu me senti bem durante o percurso e consegui rodar com boa velocidade e ritmo. As condições foram muito duras por conta do tempo frio e das grandes distâncias percorridas nas etapas, por isso o cansaço começa a fazer efeito. Acho que agora estou em uma boa posição para a segunda semana do rali. É fato que nossa categoria evoluiu muito e o ritmo é impressionante, mas sinto que estou forte e determinado para ir além e atacar nos próximos dias”.
Adrien Van Beveren #42 – “Esta foi mais uma boa etapa. Decidi atacar desde o início porque sabia que era um bom momento para descontar algum tempo. Não foi fácil, principalmente na primeira parte, onde havia muitas pedras. Então passamos para trechos mais rápidos e continuei em um ótimo ritmo. O resultado é bom e agora estou ansioso pelo início da última semana deste Rally Dakar. Se eu pudesse, pularia o dia de descanso e começaria amanhã”.
José Ignacio “Nacho” Cornejo #11 – “A oitava etapa foi concluída, foi uma etapa mista, com vários tipos de terreno. Eu me senti muito bem na minha Honda CRF 450 Rally e no geral foi um bom dia. Agora que chegamos ao momento do descanso vamos recarregar as baterias e nos preparar para mais uma semana decisiva. Tenho tempo para descontar, mas acredito que ainda há muito para acontecer neste Dakar. Vou continuar focado na subida ao topo da classificação”.
Resultados – Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita
Classificação geral Motos / após oito etapas (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Skyler Howes (EUA) – #10 – 30H 34′ 16”
2 – Kevin Benavides (ARG) – #47 – 30H 34′ 29”
3 – Mason Klein (EUA) – #9 – 30H 34′ 29”
4 – Toby Price (AUS) – #8 – 30H 36′ 14”
5 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 30H 37′ 01” – Equipe Monster Energy Honda
6 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 30H 37′ 05′ – Equipe Monster Energy Honda
9 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 30H 53′ 48” – Equipe Monster Energy Honda
Etapa 8 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Ross Branch (BWA) – #16 – 03H 46′ 18”
2 – Daniel Sanders (AUS) – #18 – 03H 49′ 33”
3 – Mason Klein (AUS) – #9 – 03H 49′ 51”
4 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 03H 52′ 47” – Equipe Monster Energy Honda
5 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 03H 52′ 53” – Equipe Monster Energy Honda
12 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 03H 57′ 33” – Equipe Monster Energy Honda
Foto: Monster Energy Honda Team
Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil