Piloto do Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros fecha final de semana com o máximo de pontos pela vitória, pole e volta mais rápida. Com novo recorde da pista, ele também está na frente na briga pelo título agora, considerando o descarte obrigatório. Decisão será dia 29 de novembro em Curitiba
Foi um final de semana perfeito e emocionante para o piloto Brian David, do Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, na disputa da sétima e penúltima etapa da categoria GPR 250 do Moto 1000 GP, Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Santa Cruz do Sul (RS). Depois de conquistar a pole position no sábado (24), ele venceu neste domingo (25) a corrida, fez a volta mais rápida e estabeleceu um novo recorde para o traçado na sua categoria (1min39s520).
Com o resultado, David assumiu a liderança da GPR 250, considerando o descarte obrigatório, com seis pontos de vantagem para o vice-líder Ton Kawakami, que foi o segundo colocado na prova em Santa Cruz. Seu irmão Meikon Kawakami fechou o pódio, em terceiro. A decisão pelo título ficará agora para a última etapa, no dia 29 de novembro, em Curitiba (PR).
O Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros ainda teve Guilherme Brito em quarto lugar e Diogo Moreira, em quinto, na prova deste domingo. O cearense José Duarte brigava pela quarta posição, a duas voltas do final, quando sofreu uma queda, e terminou em 10º.
Apesar do domínio, a vitória de David não foi tão fácil quanto parece. Na largada, o piloto da Honda 250 R #35 chegou a cair para quarto e Ton pulou na frente. Com o jogo de equipe dos irmãos, Ton abriu vantagem, enquanto Meikon segurava o resto do pelotão. Mas David foi virando volta mais rápida atrás de volta mais rápida, até chegar ao segundo posto e encostar em Ton. A ultrapassagem aconteceu na sexta das 10 voltas da disputa. E dali em diante, o piloto do Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros não perdeu mais a ponta.
“Não larguei bem. O Ton pulou na frente e o Meikon ficou segurando todo mundo. Felizmente, consegui chegar neles, passei, baixei o recorde da pista e foi realmente um esforço muito grande. Mas me mantive confiante o tempo todo e estou muito feliz”, comemorou o piloto de 13 anos, que dedicou a vitória ao pai. “Queria dedicar essa conquista ao meu pai. Só estou aqui graças a ele”, declarou antes do pódio. Foi a quarta vitória do piloto na temporada.
Mesmo com o quarto lugar na corrida, Guilherme Brito não deixou a pista tão satisfeito. O piloto, que queria brigar pelo pódio, espera agora chegar a sua primeira vitória na última etapa do ano. “Foi uma corrida muito disputada, mas não consegui ir tão bem quanto gostaria. Agora é pensar na última etapa do ano e tentar fechar a temporada com a minha primeira vitória”, comentou o piloto paulista, de 12 anos, que já tem três pódios na temporada. Brito é o terceiro na tabela de pontos.
Na Honda 250 R #20, Diogo Moreira, de 11 anos, também comentou que teve algumas dificuldades na pista gaúcha, onde andou pela primeira vez. “Tive um problema na largada, perdi posições e depois um piloto que estava à frente sofreu uma queda e tive de ir pra fora da pista para não atropela-lo. Vim buscando, mas depois fiquei preso no ‘bolo’. Fui bastante atrapalhado e não consegui passar”, explicou.
Já o cearense José Duarte, de 18 anos, tinha tudo para lutar pelo pódio, mas acabou sofrendo uma queda a duas voltas do final. “Consegui fazer uma boa largada para brigar pelo pódio. Vinha andando bem, mas o Herbert (Pereira) e o (Rafael) Traldi ficaram me segurando muito. Mas eu estava tranquilo e quando tive uma oportunidade ultrapassei os dois. Mas, infelizmente, em seguida, não sei bem o que aconteceu, mas entrei na curva e a moto ‘fechou a frente’ e caí. Sei que a briga para terminar o campeonato entre os três primeiros ficou mais difícil, mas vou tentar até o final”, completou o piloto da Honda 250 R #97, que já tem dois pódios na temporada.
Os melhores na etapa de Santa Cruz do Sul na GPR 250:
1º) 35 – Brian David (GO/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 10 voltas em 16:54.625
2º) 6 – Ton Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, a 4.196
3º) 1 – Meikon Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, a 8.282
4º) 19 – Guilherme Brito (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 14.091
5º) 20 – Diogo Moreira (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 14.318
6º) 89 – Giovandro Tonini (RS/Santin Racing), Honda a 15.021
7º) 22 – Guilherme Marcucci (RS/M2 Competições), Kawasaki, a 30.352
8º) 44 – Márcio Dalzoto (RS/M2 Competições), Honda, a 30.458
9º) 63 – Fabricio Correa (RS/Carlos Barcelos), Kawasaki, a 1:53.574
10º) 97 – Jose Duarte (CE/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 2 voltas
Classificação do campeonato da GPR 250, após sete etapas (sem descarte):
1º) Ton Kawakami, 144
2º) Brian David, 139
3º) Guilherme Brito, 92
4º) José Duarte, 87
5º) Diogo Moreira, 67
6º) Rafael Traldi, 58
7º) Meikon Kawakami, 53
8º) Felipe Gonçalves, 34
9º) Indy Monoz, 29
10º) Gustavo Gil, 24
Assessoria de Comunicação/Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Gabriely Menezes
(11) 4116-5509
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / gabriely@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Sanderson