MOTO1000GP colhe resultados de seu projeto de formação de novos talentos na motovelocidade

Cauã Rodrigues e Eduardo Burr avançam para categorias de maior potência após base sólida no campeonato

Eduardo Burr estreia na GP1000 após formação no Brasil e na Europa
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

O MOTO1000GP tem se consolidado na formação de pilotos, investindo em categorias de base, infraestrutura e priorização da segurança, adotando padrões internacionais exigidos pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Essas ações, implantadas nas últimas temporadas, têm gerado resultados, com pilotos avançando para categorias de maior cilindrada com uma técnica e performance esportiva sólida.

Cauã Rodrigues, campeão brasileiro da Motul 300V Cup em 2024 pela equipe DRT, é um dos pilotos confirmados para a Daytona 660 Cup. Ele conquistou o título após uma temporada regular em meio a disputas acirradas. Seus resultados abriram caminho para a evolução no campeonato, agora avançando para um nível técnico mais alto. Rodrigues também disputou a temporada 2024 da Yamalube R3 bLU cRU América Latina, enfrentando pilotos de diferentes países do continente e conquistou a terceira colocação no campeonato.

“A expectativa para a Daytona 660 Cup é enorme! É uma categoria inédita, com motos mais potentes e um nível técnico elevado. Estou muito motivado para essa nova fase e sei que será um grande aprendizado. A experiência nas categorias de 300cc foi fundamental para o meu desenvolvimento. Foi onde aprendi a ser mais estratégico, a entender melhor o comportamento da moto e a evoluir como piloto. Agora, levo esse aprendizado para a 660, onde cada detalhe pode fazer a diferença”, afirma Rodrigues.

A Daytona 660 Cup foi criada como um passo intermediário na formação de pilotos entre as categorias de base e a GP600 no MOTO1000GP. Com um grid padronizado utilizando a Triumph Daytona 660, a nova categoria oferece um ambiente competitivo controlado, permitindo que os pilotos desenvolvam suas habilidades antes de avançar para motos de maior cilindrada. Além disso, o campeão da temporada 2025 ganhará uma Triumph Street Triple 765 RS, incentivando a progressão na carreira.

Eduardo Burr disputou a Yamaha R3 bLU cRU LA em 2019 e 2020 e, após duas temporadas, ficou quatro anos em competições internacionais, sendo dois no R3 bLU cRU European Championship (2022 e 2023) e três no Mundial de R3 (2022 a 2024). Em 2022, competiu simultaneamente no Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK).

No Brasil, Burr estreou na GP600 em 2023, não conseguindo cumprir todas as etapas devido às corridas no exterior. Ingressou na Cesar Barros Racing na temporada passada, ficando na quarta colocação geral com 136 pontos. Seguindo o caminho natural dos pilotos que se preparam no MOTO1000GP, Eduardo Burr estreará na GP1000 em 2025, competindo com a Ducati. A GP1000 é a principal categoria do campeonato, reunindo os pilotos mais experientes em um campeonato multimarcas com motocicletas de 1000cc.

“Tive uma boa base. Todo o aprendizado será muito útil, principalmente na disputa e na agressividade. O foco agora é me adaptar à moto o mais rápido possível e buscar bons resultados desde o início”, destacou o piloto da Cesar Barros Racing.

A primeira etapa do MOTO1000GP será nos dias 5 e 6 de abril em Cascavel, no Paraná. Ingressos estão disponíveis no site do campeonato. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Por: Grelak Comunicação

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