Está chegando a hora de os motores voltarem a roncar, na primeira etapa do Mineiro de Rally de Velocidade. A Fazenda do Treme, em Inhaúma, cidade próxima a Sete Lagoas, será o palco das disputas da competição, aberta este ano a carros, veículos da categoria cross-country, UTVs, autocross (gaiolas), quadriciclos e motos.
A expectativa da organização é de que mais de 30 inscritos larguem para o desafio, sábado, incluindo pilotos e navegadores de outros estados, vários estreantes e nomes consagrados do esporte. Foi desenhado um trecho cronometrado de 19,8 quilômetros de extensão com curvas técnicas e todo o tipo de desafio para as máquinas de quatro e duas rodas.
A principal novidade da competição, que volta após uma espera de seis anos, é a adoção de dois sistemas de disputa para atender ao máximo de competidores possível. Os inscritos entre os carros e na cross-country poderão fazer o levantamento do percurso, o que será proibido para os demais, que seguirão o regulamento das provas de Baja, com sinalização de traçado e alertas para os pontos de perigo.
Entre as feras já confirmadas estão Lucas Teixeira (Sherpa), uma das revelações do último Rally dos Sertões; o também mineiro Gustavo Lapertosa, que, com um UTV, também se destacou na tradicional prova fora de estrada; o português Nuno Fojo, instrutor de pilotagem da Polaris e Richard do Amaral, vencedor, entre os quadriciclos, de provas como o Rally da Cuesta.
O 1º Rally de Inhaúma tem organização do Rallye Clube de Minas Gerais (RCMG); supervisão da Federação Mineira de Automobilismo (FMA) e da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG); patrocínio de Hinode HND, Yoda Racing, Polaris e Nissan; apoio da Prefeitura Municipal de Inhaúma. Maiores informações nowww.rallyemg.com.br.
Foto: CMR
Por Rodrigo Gini