Empresa esclarece que variações da coloração são normais e esperadas devido a variações naturais das matérias-primas das quais são feitas o óleo, que podem ser diferentes em produtos distintos, bem como no mesmo produto
Com o propósito de combater a desinformação e auxiliar os consumidores no momento da compra do óleo do motor, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, esclarece um equívoco bastante comum referente ao produto: a suposição de que a cor do óleo novo está intrinsecamente ligada à sua qualidade e ao seu desempenho.
Um ponto que pode confundir o comprador é o grande leque de cores do óleo novo. Contrariando crenças populares, as variações na coloração são normais e esperadas. “Essas diferenças podem ser atribuídas às mudanças naturais das matérias-primas utilizadas na fabricação do produto”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicações da Motul.
Embora a maioria tenha cor âmbar, alguns óleos novos podem apresentar coloração diferente, como vermelho, azul ou verde, devido à adição de corantes. “É importante destacar que esses corantes têm um único propósito: a identificação e diferenciação visual, sem nenhum impacto na performance ou qualidade do óleo”, afirma Freitas.
Cor não tem relação com desempenho, qualidade ou durabilidade
Quando não há adição de corantes, é completamente normal que o óleo apresente variações no tom de âmbar, indo do mais claro ao mais escuro. Para facilitar, existe uma norma, a ASTM D1500, que define e resume uma escala de cores. Essa norma é utilizada exclusivamente para fins de controle de produção e não define a performance nem determina a durabilidade do óleo.
“A Motul quer enfatizar que a cor do óleo novo e suas variações não têm absolutamente nenhuma relação com seu desempenho, qualidade ou durabilidade”, ressalta Freitas. “Avaliar a qualidade de um óleo com base na cor é um erro que a empresa está empenhada em elucidar para garantir que os consumidores façam escolhas bem informados para cuidar melhor dos seus veículos.”
Seguindo com a sua missão de combater as falácias que existem no mercado automotivo com informações claras para os entusiastas do setor e motoristas em geral, a Motul disponibiliza mais conteúdo como esse em seu Instagram, site e no podcast próprio da marca – o Motul Cast.
|
Mercado Livre
Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca através da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: Link.
Sobre a Motul
Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.
Foto: Motul
Assessoria de Imprensa – Motul
Anna Carla Mattos (consultora de Comunicação) – (11) 94247-6804
Fabiano Oliveira (gerente de Comunicação) – (11) 99287-5957