Na Argentina, Lucas Moraes busca top-3 no Mundial de Rally Raid

Após pódio em Portugal, brasileiro está muito próximo do terceiro colocado na tabela de pontos e pode virar o jogo no país vizinho ao Brasil

Desafio Ruta 40 vai exigir versatildiade dos pilotos
(TGR)

Entre os dias 1º e 7 de junho, Lucas Moraes estará em terras argentinas para o Desafio Ruta 40 2024, que marca a quarta rodada do Campeonato Mundial de Rally Raid. Ao lado do navegador espanhol Armand Monléon, o brasileiro vai em busca de mais um bom resultado após um pódio na etapa anterior, em Portugal com o carro da equipe oficial da Toyota Gazoo Racing.
O Desafio Ruta 40 terá como sede principal a cidade de Córdova, que receberá o prólogo e será o ponto de largada e chegada para os competidores. Com cinco dias de especiais, o rally passará por mais algumas cidades da região central da Argentina, como San Juan e Rioja. O cenário serrano promete dias de corrida muito técnicos e situações desafiadoras para os pilotos, incluindo questões de segurança.
“O pódio em Portugal nos ajudou a estabelecer um bom lugar no campeonato e o desempenho ao longo do ano tem sido bom, apesar das imprevisibilidades que fazem parte da vida competitiva de todo piloto e navegador de rally. A Argentina tem um solo muito diverso, e vamos correr em pontos de altitude também, então vamos precisar mostrar versatilidade e uma performance forte”, declarou Moraes, que é atualmente o quarto colocado no Mundial, com diferença de apenas três pontos para o terceiro.

Roteiro diverso – O prólogo, de 17 km cronometrados em Córdova, na tarde de domingo, acontece em um terreno inteiramente composto por terra. Já a primeira especial, ainda na cidade-sede, terá 381 km e também conta com asfalto e areia, apesar de predominada por chão de terra.
A segunda especial, de 423 km, deixa Córdova e segue até San Juan na terça-feira. No dia seguinte, o trajeto acontece inteiramente em San Juan. Serão 341 km de especial, com terreno de terra, areia, asfalto e pedras. A penúltima especial, de San Juan até Rioja, terá 412 km. Essa etapa é a única com trechos de dunas ao longo da competição.
De Rioja, os competidores retornam até Córdova na sexta-feira. Serão 218 km cronometrados no dia em que se encerram as atividades na Argentina. O caminho será feito inteiramente em estradas de terra, uma das especialidades de Lucas Moraes, que é bicampeão do Rally dos Sertões, e disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã da competição.

Programação da prova:
Prólogo – 02/06 – Córdova – 17 km
1ª especial – 03/06 – Córdova até Córdova – 381 km
2ª especial – 04/06 – Córdova até San Juan – 423 km
3ª especial – 05/06 – San Juan até San Juan – 341 km
4ª especial – 06/06 – San Juan até Rioja – 412 km
5ª especial – 07/06 – La Rioja até Córdova – 218 km

Top-5 do Campeonato Mundial de Rally Raid
1º – Nasser Al-Attiyah (CAT), 112 pontos
2º – Carlos Sainz (ESP), 100 pontos
3º – Yazeed Al Rajhi (SAU), 79 pontos
4º – Lucas Moraes (BRA), 76 pontos
5º – Guerlain Chicherit (FRA), 69 pontos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*