Piloto Rokim/Motul se torna o maior vencedor no Campeonato Paulista Máster, cola na liderança na classificação geral e fatura o melhor tempo dos últimos cinco anos em Interlagos.
O tricampeão Laurent Guerinaud conquistou mais uma marca histórica na Fórmula Vee. Ao faturar a prova no último domingo, em Interlagos, ele se tornou o maior vencedor no Campeonato Paulista Máster. Além disso, ficou ainda mais perto da liderança na classificação geral e registrou a volta mais rápida da categoria nos últimos cinco anos.
O piloto Rokim/Motul chegou a 27 vitórias no Paulista Máster, superando o paraense Augusto Santin.
“Esta é uma marca muito importante, principalmente pelo fato de eu ter começado a competir na Fórmula Vee há pouco tempo”, disse o francês, radicado no Brasil. “Minha primeira corrida foi em agosto de 2020 e de lá para cá eu já ganhei os três títulos na geral. É sem dúvida um feito maravilhoso, resultado de muito trabalho e sempre procurando melhorar a cada prova.”
Além de vencer na Máster, Guerinaud também triunfou na classificação geral. Foi a sua terceira vitória em oito provas disputadas este ano em Interlagos. Um resultado que acabou sendo muito diferente de outras conquistas. Ele ficou com a vitória em razão de uma penalização a Levi Simões, que chegou em primeiro mas foi punido com 20 segundos de acréscimo no tempo por ter queimado a largada.
“Não gosto de ganhar desta maneira, com decisões tomadas fora da pista. Acho injusto”, disse Guerinaud. “Mas por outro lado acabou fazendo justiça a uma punição que considerei muito errada na primeira etapa do campeonato, quando também venci a prova e recebi acréscimo de tempo por um acidente que não tive culpa.” (Nota: o vídeo do acidente está disponível no Instagram do piloto @laurentguerinaud)
Assim, Laurent Guerinaud atingiu outra marca histórica: ele chegou a 20 vitórias na carreira na classificação geral. O francês é o quarto piloto mais vitorioso da Fórmula Vee, e está em busca de superar João Pedro Maia e Heitor Nogueira, que somam 25 vitórias, e Rodrigo Rosset, com 24.
O desempenho pela 4ª etapa do Campeonato Paulista poderia ter sido ainda melhor, não fossem novos problemas mecânicos. No sábado, na primeira prova do fim de semana, Guerinaud cravou a pole position, mas o câmbio apresentou falhas, sem conseguir subir da terceira para a quarta marcha. Mesmo assim, deixando de usar a terceira marcha, ele conseguiu salvar a quarta posição.
A pole position serviu para o francês registrar mais uma marca importante na temporada. Com 1min58s820 ele baixou ainda mais o tempo da melhor volta do ano, que também era dele. Este é ainda o melhor tempo da FVee em Interlagos nos últimos cinco anos. O recorde oficial da categoria no autódromo é de 1min56s837, de João Pedro Maia, em 2019, quando os carros eram mais leves.
Os resultados em Interlagos deixaram o piloto francês mais perto da liderança na classificação geral. A diferença para o líder, que era de 19 pontos, caiu para apenas seis. Na luta pelo tetracampeonato, ele tem agora 104 pontos, contra 110 do líder Levi Simões.
Na Máster, Guerinaud subiu para segunda colocação, com 112 pontos. Simões também lidera, com 116. A pontuação já considera o descarte dos dois piores resultados, de acordo com o regulamento.
A próxima etapa do Campeonato Paulista será dias 28 a 30 de julho, novamente em Interlagos. Em seguida, a competição terá duas etapas no Velocitta, em Mogi Guaçu, marcadas para agosto e setembro. E a grande decisão será em dezembro, de volta a Interlagos.
Para saber como participar das provas da Fórmula Vee no Campeonato Paulista, na Copa ECPA e na FVee Open (exclusiva para iniciantes), além de treinos livres, drive day e aulas de pilotagem, acesse www.fvee.com.br . Siga também no Instagram, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil, ou para mais informações escreva para contato@formulavee.com.br
Para acompanhar Laurent Guerinaud no Instagram: @laurentguerinaud
Resultado da 1ª prova pela 4ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (17/6), em Interlagos:
- Levi Simões, 24min28s066
- Lucas Veloso, a 5s416
- Pedro Antunes, a 9s712
- Laurent Guerinaud, a 17s168
- Daniel Rienda, a 25s648
- Marcos Fortuna, a 28s742
- Caio Castro, a 28s964
- Felipe Oliveira, a 32s806
- Otávio Artoni, a 48s292
- Helder Miloch, a 51s719
- Vyctor Sgarbi, a 1min05s061
- Sandro Andrade, a 1min07s918
- Jackson Brito, a 1min23s517
- Diogo Moraes, a 1min52s043
- Mateus Coutinho, a 2 voltas
- Gabriel Marçon, a 11 voltas
Resultado da 2ª prova pela 4ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (18/6), em Interlagos:
- Laurent Guerinaud, 27min18s483
- Pedro Antunes, a 3s522
- Caio Castro, a 3s950
- Lucas Veloso, a 3s950
- Ara Mendonça, a 11s575
- Vyctor Sgarbi, a 11s685
- Mateus Coutinho, a 16s529
- Levi Simões, a 18s603
- Jackson Brito, a 25s847
- Helder Miloch, a 29s740
- Vinícius Brito, a 2 voltas
- Sandro Andrade, a 4 voltas
- Otávio Artoni, a 4 voltas
- Felipe Oliveira, a 6 voltas
- Daniel Rienda, a 7 voltas
- ViniFrancisco, a 10 voltas
Classificação geral do Campeonato Paulista após a 4ª de 8 etapas, com descarte dos dois piores resultados:
- Levi Simões – 110 pontos
- Laurent Guerinaud – 104
- Pedro Antunes – 100
- Lucas Veloso – 91
- Caio Castro – 79
- Gabriel Marçon/Vinícius Brito – 76
- Ara Mendonça/Marcos Fortuna – 72
- Daniel Rienda – 51
- Kauan Morais – 43
- Vyctor Sgarbi – 42
- Helder Miloch – 37
- Sandro Andrade – 35
- Otavio Artoni – 29
- Renan Casseta – 27
- Felipe Oliveira – 24
- Matheus Coutinho – 22
- Diogo Morais /Vini Francisco – 20
- Guilherme Ribeiro – 17
- Bruno Caravaggi – 15
- Jackson Brito – 15
- Fábio David – 12
- Rafael Riquetto – 7
- Vinas de Andrade – 0
Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:
Rokim Automotive (www.rokim.com.br)
A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”
Motul (www.motul.com)
Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, veículos pesados (heavy duty), veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a divisão MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
Presente no Brasil desde 1992, a Motul tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat e Rally dos Sertões.
“A nossa estratégia de investimento no esporte de velocidade permeia diferentes categorias. Temos muito orgulho de apoiar um francês ‘abrasileirado’, como a própria Motul”, comentou Mariano Perez, CEO da Motul Brasil.
Nobile Assessoria Contábil (www.nobilecontabilidade.com.br)
A Nobile é uma empresa de assessoria e consultoria contábil, cujo propósito é ajudar o empreendedor a ter mais tempo para focar naquilo que realmente importa: o seu negócio.
GiPA (www.gipa.eu)
Laurent Guerinaud é diretor de GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência e pesquisas no aftermarket automotivo. A GiPA está presente em 40 países e possui 35 anos de experiência, tem escritório desde o ano 2000 no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.
Fernando Santos