Paranaense tem um vice-campeonato pela equipe e sempre chegou no top 5 desde sua chegada ao time comandada por Marcel Campos, em 2020
Ricardo Zonta tem um currículo invejável no automobilismo. Multicampeão no kart, levou o título de 1996 da Fórmula 3 Sul-Americana, no auge da categoria. Depois, passou por diversas categorias, chegou à Fórmula 1 e foi piloto de testes da Toyota. Além disso, foi campeão mundial de uma categoria chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Mundial de GT, em 1998, como piloto oficial da Mercedes. Para pouquíssimos. No Brasil, foi duas vezes vencedor da tradicional Corrida do Milhão, em 2013 e 2020. Mas o sonhado título da Stock Car ainda não veio.
É este o grande objetivo de Zonta na temporada 2023 da maior categoria do automobilismo brasileiro. Mais uma vez com o apoio da Shell V-Power, o paranaense vai para sua quarta temporada na equipe Shell-RCM, comandada pelo engenheiro Marcel Campos. A organização é integrante da estrutura do mítico preparador Rosinei Campos, o maior vencedor da história da categoria e um dos raríssimos profissionais a competir em todas as corridas desde a inauguração da categoria em 1979. Desde sua chegada ao time, Zonta sempre ficou entre os cinco primeiros na classificação final dos campeonatos da Stock Car: foi vice em 2020, quarto em 2021 e quinto em 2022.
Titular do Toyota Corolla #10, Zonta terá uma novidade em relação ao pacote técnico da temporada passada. A Stock Car trocou seu fornecedor único de pneus: será a estreia da sul-coreana Hankook Tire, que tem sede mundial na capital Seul. Por isso, o piloto considera que todos os treinos da primeira etapa serão essenciais para arrecadar dados sobre os novos compostos, completamente desconhecidos de todas as equipes da categoria. Por Sser uma das principais estruturas da Stock, a adaptação à nova borracha deve ser mais rápida para a Shell-RCM.
A classificação para a abertura da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
“A expectativa desse começo de temporada é bem grande, pois queremos lutar pelo título de 2023. Temos uma parceria duradoura com a Shell e com a RCM também, acho que essa continuidade do trabalho é sempre uma condição positiva para render grandes resultados. Nas últimas temporadas estamos sempre entre os primeiros. Fomos vice-campeões, em 2020, e estivemos sempre no top 5 nas últimas temporadas! Em relação, a parte técnica a principal alteração será no composto dos pneus, o que torna os primeiros treinos cruciais para a busca desses dados.”
Ricardo Zonta
Cronograma – Stock Car – Etapa 1 – Goiânia
Quinta-feira, 30 de março:
09:00 – Treino extra 1
13:00 – Treino extra 2
Sexta-feira, 31 de março:
09:00 – Shakedown
09:30 – Treino Livre 1
13:00 – Treino Livre 2
Sábado, 1º de abril:
12:35 – Shakedown
13:00 – Classificação
Domingo, 02 de abril:
11:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Foto: Divulgação
Por: Luis Ferrari