Piloto brasileiro está pronto para os desafios da prova de Endurance mais importante do mundo, entre eles a pilotagem na madrugada e até o pólen das flores
Nelsinho Piquet disputa pela terceira vez neste sábado da mais tradicional prova de Endurance do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Pela equipe Rebellion Racing, o brasileiro vai competir na categoria LMP2, formada por protótipos destinados a equipes privadas.
Piquet Jr. conseguiu a quinta posição no grid de largada de sua classe, a 11ª no geral, e vai largar na quinta fila. O brasileiro divide o protótipo #13 com o suíço Mathias Beche, e o dinamarquês David Heinemeier-Hansson.
Em 2016, Nelsinho foi o vencedor da prova entre os protótipos privados, já representando a Rebellion Racing. Dez anos antes, o brasileiro participou das 24 Horas com um Aston Martin e foi o quarto colocado na categoria GT1.
No treino classificatório, Piquet Jr. e seus parceiros foram atrapalhados pelo tráfego e não conseguiram encaixar a melhor volta. No entanto, o trio está confiante no ritmo de corrida para brigar pela vitória na classe, já que nos treinos livres o time disputou os primeiros lugares.
Com pontuação dobrada, a prova é fundamental para as pretensões de Nelsinho no Mundial de Endurance (WEC). O brasileiro é o sétimo colocado na classificação geral de pilotos na LMP2 e um bom resultado pode levar Nelsinho à briga pelo título.
A largada para as 24 Horas de Le Mans será às 9h30 (de Brasília), e os canais Fox Sports farão a cobertura de toda a prova, com janelas de transmissão ao vivo e flashes ao longo da programação.
O que eles disseram:
“O grande desafio dessas 24 Horas de Le Mans é a pilotagem pela madrugada. É preciso manter a concentração o tempo todo, às vezes você fica muitos segundos acelerando no retão à noite, então é fundamental manter o foco para evitar alguma surpresa. Isso sem contar a dificuldade de se aquecer os pneus, principalmente entre as 4 e 6 da manhã. Ainda tenho de enfrentar uma situação curiosa, já que sou alérgico ao pólen, e o circuito é todo cercado por flores. Mas é mais um desafio a superar e vamos atrás de um grande resultado”.
Nelsinho Piquet, piloto do protótipo #13
“Colocamos nossos carros em quarto e quinto no grid da categoria. Nosso objetivo era colocar os dois carros entre os seis primeiros, então estou feliz com essas posições. É encorajador para todos nós, porque nossos dois carros estão próximos. Tentamos melhorar nossos tempos, mas havia muito tráfego e alguns carros saindo da pista. Mas é igual para todos, então não podemos ficar desapontados”.
Bart Hayden, chefe da Rebellion Racing
Foto: José Mário Dias
Por Luis Ferrari