Brasileiro vence a primeira corrida e termina a segunda na terceira posição na final do norte-americano, que antecede a decisão global do certame
Uma sexta-feira de resultados excepcionais para Nelson Piquet Jr. na última etapa do Lamborghini Super Trofeo North America, que foi disputada no desafiador Autódromo Internacional do Algarve, conhecido como a “montanha-russa portuguesa”. O embaixador da Motul venceu a primeira corrida do dia após fazer uma grande corrida de recuperação e terminou a segunda prova no pódio com a terceira posição. Com isso, terminou o campeonato norte-americano na sexta posição, com 76 pontos, duas vitórias e dois terceiros lugares na tradicional pista de Watkins Glen, no estado de Nova York, mesmo sem disputar duas etapas do campeonato norte-americano. O próximo desafio do brasileiro, a partir deste sábado, será a final mundial do Lamborghini Super Trofeo, também disputada no circuito em Portimão, Portugal.
Na primeira corrida do dia, Piquet Jr. fez uma largada segura, assumindo a liderança logo na curva 1, escapando de um acidente. Na sequência, o brasileiro passou a ser atacado por Loris Spinelli. Na quarta volta, eles contornaram quatro curvas lado a lado, com o italiano levando a melhor. A 30 minutos do fim, os líderes começaram a encontrar retardatários e o primeiro campeão mundial da Fórmula E acabou sendo tocado por um deles. Com isso, aproveitou o momento para fazer a parada obrigatória.
Piquet Jr. voltou em 11º, tentando acelerar ao máximo para ganhar terreno. Após as paradas obrigatórias, já era o segundo. O piloto da Ansa Motorsport descontou uma desvantagem de 10 segundos para o sul-africano Giano Taurino e superou o rival para vencer a primeira corrida em Portimão.
Na segunda corrida do dia, Piquet Jr. aproveitou a pole position para abrir vantagem nas primeiras voltas da corrida. Mas um longo safety car próximo à janela do pit stop obrigatório atrapalhou seus planos. Com isso, seus adversários se aproximaram bastante. Depois da relargada, o pit stop obrigatório foi autorizado e o brasileiro voltou em terceiro, atrás de Loris Spinelli e Danny Formal. Ele ainda travou uma disputa com o finlandês Patrick Kujala, mas conseguiu manter a terceira posição e a última vaga no pódio da prova que fechou a sexta-feira em Portimão.
A final mundial do Lamborghini Super Trofeo, que é realizada em uma pista diferente a cada ano, será realizada também no Autódromo Internacional do Algarve, uma pista de 4.692 metros com sua construção terminada em outubro de 2008. O circuito já recebeu provas da GP2, do Mundial de Superbike, da European Le Mans Series e, mais recentemente, duas corridas da Fórmula 1 em 2020 e 2021, durante as restrições de viagens ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Projetado pelo arquiteto português Ricardo Pina, é conhecido pelas suas diferenças de elevação e por suas curvas desafiadoras.
A final mundial do Lamborghini Super Trofeo terá duas classificações e a primeira corrida neste sábado, com a segunda prova no domingo. As corridas serão transmitidas ao vivo pelo site oficial da IMSA.
O que ele disse:
“Muito contente com mais uma vitória no campeonato e principalmente por ter sido em um circuito tão desafiador quanto o Algarve, o que tornou essa vitória ainda mais especial.
Agora as coisas começam do zero, para a grande final do Super Trofeo Mundial! Vamos animados para este desafio após levar a bandeira do Brasil mais uma vez ao degrau mais alto do pódio.”
Nelson Piquet Jr.
Foto: Lucas Miranda
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad