Mesmo com mandatário ao rádio Hamilton seguiu fazendo sua estratégia que não foi suficiente para evitar o título de Nico Rosberg em Abu Dhabi neste domingo, (27).
Neste domingo, (27), o alemão Nico Rosberg sagrou–se pela primeira vez campeão mundial de F1 aos terminar o GP de Abu Dhabi na segunda posição, logo atrás de seu rival e companheiro de equipe Lewis Hamilton que utilizou de todas as estratégias possíveis para tentar fazer o alemão ficar para trás, mas não conseguiu.
A corrida que foi emocionante em alguns momentos com ultrapassagens e boas manobras teve um Hamilton tirando o pé para que os adversários se aproximassem o máximo possível de Rosberg, que por sua vez utilizou toda a sua frieza alemã para fazer o necessário para ficar com o título.
Jenson Button que estava fazendo sua despedida com a McLaren acabou abandonando com problemas na suspensão no começo da corrida e foi extremamente aplaudido, Massa foi até o final, terminou em nono e também saiu da pista exaltado pelos companheiros de categoria e torcedores.
Felipe Nasr terminou a disputa na 16° colocação logo atrás de Ericsson, mas vale destacar que a Sauber levou um vareio em Abu Dhabi da Manor que terminou com seus dois carros a frente da dupla da equipe suíça.
Confira a classificação final do GP de Abu Dhabi:
1 – Lewis Hamilton – Mercedes – 55 voltas
2 – Nico Rosberg – Mercedes – +0.439s
3 – Sebastian Vettel – Ferrari – +0.843s
4 – Max Verstappen – Red Bull-TAG Heuer – +1.685s
5 – Daniel Ricciardo – Red Bull-TAG Heuer – +5.315s
6 – Kimi Raikkonen – Ferrari – +18.816s
7 – Nico Hulkenberg – Force India-Mercedes – +50.114s
8 – Sérgio Perez – Force India-Mercedes – +58.776s
9 – Felipe Massa – Williams-Mercedes – +59.436s
10 – Fernando Alonso – McLaren-Honda – +59.896s
11 – Romain Grosjean – Haas-Ferrari – +1:16.777
12 – Esteban Gutierrez – Haas-Ferrari – +1:35.113
13 – Esteban Ocon – Manor-Mercedes – +1 volta
14 – Pascal Wehrlein – Manor-Mercedes – +1 volta
15 – Marcus Ericsson – Sauber-Ferrari – +1 volta
16 – Felipe Nasr – Sauber-Ferrari – +1 volta
17 – Jolyon Palmer – Renault – +1 volta
Não completaram:
Carlos Sainz Jr. – Toro Rosso-Ferrari
Daniil Kvyat – Toro Rosso-Ferrari
Jenson Button – McLaren-Honda
Valtteri Bottas – Williams-Mercedes
Kevin Magnussen – Renault
Campeonato
Nico Rosberg somou 385 pontos contra 380 Lewis Hamilton e da mesma forma que seu pai Keke Rosberg conquistou o mundial de F1. A terceira posição ficou com Daniel Ricciardo com 256, Sebastian Vettel que fez uma corrida muito interessante em seu final ficou com o quarto posto com 212, Max Verstappen foi o quinto com 294 e Kimi Raikkonen ficou em sexto com 186 pontos. Felipe Massa terminou a temporada em 11° com 53 pontos e Felipe Nasr ficou em 17° com dois pontos.
O título de Rosberg volta a colocar a Alemanha no posto mais alto do automobilismo mundial, mas mesmo com o título, a saída da etapa germânica da temporada de 2017 é um duro golpe na categoria que agora entra de férias e fará algumas sessões de testes antes de iniciar a temporada no final de março na Austrália.
Foto: Reprodução/Facebook Mercedes AMG Petronas – oficial
Por Matheus Furlan