No Velocitta, Zonta e Átila partem para a primeira das 3 “finais” na Stock Car

Destaque na passagem por Mogi Guaçu em junho com pole, vitória, P2 e P3, paranaense é sexto no campeonato e não tem mais descartes; bem como o sorocabano, “rei da pista”, e sétimo na tabela de pontos

A Stock Car entra na sua reta final neste fim de semana com a antepenúltima etapa da temporada no Velocitta. Para os pilotos Shell Ricardo Zonta e Átila Abreu, na prática, é a primeira das três finais que têm pela frente visando lutar pelo título até a bandeirada final.

Tanto o atual vice-campeão da categoria (Zonta) quanto o de 2014 (Átila) já usaram os quatro descartes previstos no regulamento. Ou seja, todo e qualquer ponto que somarem nas próximas seis corridas de 2021 será computado para a classificação final de ambos.

O ex-F1 aparece em sexto na tabela de pontos, com 210. Já o competidor sorocabano tem 205, uma posição atrás.

Os dois têm invejável retrospecto no seletivo e exigente traçado do interior paulista.

Na primeira passagem da Stock Car por Mogi Guaçu, em junho deste ano, Zonta levou nada menos que cinco troféus para casa a bordo do Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM: no sábado ele conquistou pole, P2, P3 e “man of the race”, no domingo venceu a corrida 2. Átila por sua vez é um dos “reis da pista”. Ele tem duas vitórias no traçado de 3.438 metros com o Chevrolet Cruze #51.

Outro que chega com a motivação em alta para a etapa é Galid Osman, titular do Chevrolet Cruze #28 da equipe Shell V-Power. A semana começou memorável para o piloto, com o nascimento de seu primeiro filho, Pedro.

Em junho Galid estava muito rápido nos treinos, liderando o shakedown e começando a etapa entre os três mais velozes da pista nas sessões livres. Mas acabou coletado em um acidente logo no início da primeira das quatro corridas da etapa e ficou o resto do fim de semana com o equipamento prejudicado.

O trio da Shell está elegível para o Fan Push, enquete oficial da Stock Car que premia os seis competidores mais votados com um acionamento extra do botão de ultrapassagem na rodada dupla do domingo. A décima etapa de 2021 tem as atividades de pista concentradas no sábado e no domingo. A Band e o Sportv exibem as corridas ao vivo a partir das 13h10.

 

Classificação (Top-10)

Posição – piloto – pontuação (total com descartes)
1º – Gabriel Casagrande – 278 (271)
2º – Daniel Serra – 262 (249)
3º – Rubens Barrichello – 234 (232)
4º – Ricardo Maurício – 231 (228)
5º – Cesar Ramos – 218 (213)
6º – Ricardo Zonta – 210 (210)
7º – Átila Abreu – 205 (205)
8º – Thiago Camilo – 199 (199)
9º – Bruno Baptista – 184 (184)
10º – Allam Khodair – 171 (171)
19º – Galid Osman – 88 (88)

 

Stock Car Velocitta 2

Sábado, 23 de outubro

8h20 – 8h30 – Stock Car – Shakedown
10h00 – 11h05 – Stock Car – Treino livre 1
12h30 – 13h35 – Stock Car – Treino livre 2
15h00 – 15h45 – Stock Car – Classificação

 

Domingo, 24 de outubro
13h10 – Stock Car – corrida 1 (30min + 1 volta)

 

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

 

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

 

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Foto: José Mário Dias

Por: Luis Ferrari

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