Novo Aston Martin Vantage: projetado para pilotos de verdade

ATENÇÃO: vídeo oficial do novo Aston Martin Vantage com o piloto Fernando Alonso pode ser visto em https://youtu.be/UbktqyPB3Rw

  • Novo e potente Vantage afirma sua posição como carro esporte definitivo com motor dianteiro e tração traseira
  • Potência líder na categoria: motor V8 biturbo de 4 litros com 665 cv de potência e800 Nm de torque, com distribuição de peso perfeita de 50:50
  • Chassi e trem de força ajustados para proporcionar o máximo de emoção e engajamento do piloto
  • Os destaques técnicos incluem Active Vehicle Dynamics (dinâmica ativa do veículo), amortecedores adaptativos Bilstein DTX, diferencial traseiro eletrônico (E-diff) e pneus específicos Michelin Pilot S 5 de 21 polegadas
  • Arquitetura interior totalmente nova e sistema de infoentretenimento de última geração feito sob medida estabelece novos padrões de qualidade, estilo e sofisticação
  • Velocidade máxima de 325 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos
  • Carro de rua Aston Martin Vantage apresentado junto com o novo Vantage GT3 de corrida
  • Primeiras entregas programadas para o segundo trimestre de 2024; preço no Brasil ainda a ser definido

O mais recente de uma linhagem icônica. A Aston Martin tem orgulho de apresentar o novo Vantage. O Aston Martin esportivo por excelência, o mais focado no piloto e o mais rápido Vantage em 74 anos de história é uma autêntica celebração de puro desempenho, projetada para proporcionar o máximo de emoções com a máxima confiança.

Com um projeto focado com lentes contemporâneas, o Vantage defende as qualidades que conquistaram entusiastas por gerações, mas que são cada vez mais difíceis de encontrar nos carros esporte de hoje. Como tal, o Vantage defende o direito de usufruir de potência de tirar o fôlego, manuseio preciso e equilíbrio perfeito de motor dianteiro e tração traseira em um chassi finamente ajustado.

O anúncio de um novo Vantage segue-se à introdução bem-sucedida, feita no ano passado, dos aclamados DB12 Coupe e Volante. Fortalecendo ainda mais a próxima geração de modelos da Aston Martin, o Vantage reafirma a posição da marca no mercado de carros esportivos ultraluxuosos e de alto desempenho, juntamente com seus papéis de liderança nas arenas esportivas ultraluxuosas de GT, SUV e hipercarros, e nos mais altos escalões do automobilismo mundial.

A nova geração do Vantage dá continuidade a uma linhagem notável que remonta a 1950, quando o nome Vantage foi usado pela primeira vez para denotar um pacote de motor aprimorado para o DB2. A primeira vez que o nome Vantage foi aplicado como designação de modelo foi em 1964, quando uma versão do DB5 de alto desempenho com o emblema Vantage se tornou o novo carro-chefe da linha. Um modelo Vantage independente foi introduzido no início da década de 1970, a partir do qual a placa de identificação tem desempenhado um papel cada vez mais proeminente na linha de modelos da Aston Martin. Sinônimo de estilo imaculado, desempenho inesquecível e caráter inimitável, Vantage incorpora as qualidades esportivas pelas quais este nome evocativo se tornou conhecido.

Este novo Vantage reflete o período mais dinâmico dos 111 anos de história da Aston Martin. Uma força formidável na temporada de Fórmula 1 de 2023, uma presença dominante nas corridas internacionais de GT, onde o Vantage tem uma rica história de sucesso nas categorias de GT em provas de longa duração e – com o recente anúncio da busca da Aston Martin pela vitória nas 24 Horas de Le Mans Horas de corrida com a Valkyrie AMR em 2025 – um desafiante da linha de frente no Campeonato Mundial de Endurance.

O CEO da Aston Martin, Amedeo Felisa, disse: “À medida que entramos num período de mudanças cruciais no mundo dos carros de alto desempenho, é essencial permanecer fiel às qualidades sobre as quais uma marca lendária foi construída. Qualquer carro com o nome Vantage tem muito a cumprir, e é por isso que este novo modelo assume um compromisso inabalável com o alto desempenho na sua forma mais pura e explícita. A potência e a velocidade líderes na sua classe estabelecem as suas credenciais, mas é por meio da aplicação especializada das mais recentes tecnologias ao chassi perfeitamente equilibrado com motor dianteiro e tração traseira do Vantage que criamos um carro esportivo com capacidade viciante. Juntamente com um estilo assertivo, interior totalmente novo e infoentretenimento de última geração, o Vantage é de classe mundial em todos os aspectos”.

Equipado com um motor V8 biturbo de 4 litros altamente retrabalhado e construído à mão, o novo Vantage é o mais rápido da história da marca. Com picos de 665 cv e colossais 800 Nm de torque, também dá o maior salto de sempre em potência e binário em comparação com o modelo que sucedeu, esses aumentos de 155 cv e 115 Nm equivalem a ganhos de 30% e 15%, respetivamente.

Esses resultados mais elevados foram alcançados por meio de extensos ajustes feitos pelos engenheiros da Aston Martin, a adoção de comandos modificados, taxas de compressão otimizadas, turbos maiores e maior resfriamento produzindo novos números impressionantes e criando um motor com um caráter mais nítido, mais visceral e mais vocal.

Acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, isso é suficiente para impulsionar o carro esportivo de dois lugares a uma velocidade máxima de 325 km/h e levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Tanto a relação de transmissão final encurtada (3.083:1) quanto a calibração da mudança de transmissão foram aprimoradas para maximizar a resposta e a eficiência.

A aceleração foi aperfeiçoada com a introdução de um novo sistema Launch Control. Totalmente integrado com o trem de força, a transmissão e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), quando acionado pelo motorista, o Launch Control permite que o carro distribua tanto torque quanto as condições permitirem, usando o E-Diff, o controle de deslizamento ESP e o gerenciamento de torque do motor para manter deslizamento das rodas na faixa ideal durante todo o lançamento. O motorista também pode ajustar a quantidade precisa de deslizamento que deseja durante a largada, fazendo alterações por meio do sistema de Controle de Tração Ajustável (ATC), reduzindo ou aumentando a quantidade de patinagem controlada permitida pelo Launch Control System ou permitindo o controle total do acelerador ao configurar o ATC para Controle de tração (TC) desligado.

A liberação de desempenho adicional do motor aumentou a carga térmica, o que exigiu uma reformulação completa do sistema de arrefecimento. Para garantir que temperaturas estáveis do ar de admissão sejam alcançadas em todas as condições, um radiador adicional de baixa temperatura foi instalado no circuito de água do resfriador de carga, com mais dois resfriadores auxiliares adicionados ao radiador principal central existente para aumentar ainda mais a capacidade térmica.

O sistema de óleo também beneficiou de extensas atualizações, com o radiador de óleo do motor externo auxiliar agora ostentando o dobro da área frontal do seu antecessor. O fluxo de ar térmico também foi aumentado com um aumento de 50% no volume de ar frio que chega aos radiadores.

A estrutura de alumínio altamente evoluída, a perfeita distribuição de peso 50:50 e a suspensão de última geração constituem a base para uma experiência de condução definitiva. Feito em torno da construção de alumínio colado de última geração da Aston Martin, o Vantage apresenta uma estrutura de carroceria aprimorada para proporcionar uma dinâmica mais focada e envolvente, graças a componentes adicionais de reforço na parte inferior da carroceria para maior rigidez torcional geral.

Entre essas mudanças está uma travessa dianteira reprojetada e reposicionada, que foi movida para trás para aumentar a rigidez do ponto de montagem da suspensão dianteira de duplo braço triangular para melhorar a sensação de direção dentro e fora do centro. Outras melhorias foram alcançadas com a instalação de um suporte cruzado do motor dianteiro mais rígido, porém mais leve, para maior rigidez torcional e rigidez lateral entre as torres da suspensão dianteira.

Na traseira, o Vantage se beneficia de um aumento de 29% na rigidez sob carga em curva devido ao aumento do reforço lateral entre as torres da suspensão traseira. Juntamente com as revisões dos suportes dianteiro e traseiro para maior rigidez lateral, as melhorias combinadas na rigidez de montagem dianteira e traseira dos amortecedores significam ganhos tangíveis em precisão, equilíbrio de comportamento e feedback do condutor.

Esta sensação de imediatismo, controle e conexão é reforçada pelos novos amortecedores adaptativos inteligentes. Com um aumento de 500% na banda de distribuição de força em relação ao hardware da geração anterior, esses amortecedores de última geração têm uma imensa gama de controle e velocidade de resposta, o que permitiu que os engenheiros da Aston Martin aprimorassem a dinâmica do Vantage ao máximo.

A calibração precisa dos amortecedores deu ao Vantage uma sensação inerentemente esportiva, ao mesmo tempo em que deixou espaço para introduzir um controle progressivo da carroceria mais rígido à medida que o motorista explora a gama de modos dinâmicos. Combinado com o E-Diff e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o Vantage tem a capacidade de se adaptar às demandas de uma estrada desafiadora até uma pista de corrida aberta, bastando pressionar um botão e girar um seletor.

Atenção obsessiva foi dada ao sistema eletrônico de direção assistida (EPAS) do Vantage. A instalação de uma coluna de direção não isolada significa que as informações de direção do motorista são diretas e incorruptas, enquanto o fluxo de informações da estrada é detalhada e agradavelmente tátil.

O EPAS possui relação constante de 12,8:1 com assistência variável e sensível à velocidade e 2,27 voltas trava a trava. Este nível variável de assistência está integrado nos programas de modo dinâmico do Vantage, sendo o nível de assistência reduzido gradativamente à medida que o condutor avança para o modo mais agressivo (Track).

A resposta da direção e a aderência dianteira foram aprimoradas pelos pneus Michelin Pilot Sport S 5 com código “AML”, feitos especificamente para o Vantage. Medindo 275/35 R21 na frente e 325/30 R21 na traseira, eles apresentam um composto personalizado e foram ajustados pela equipe de dinâmica da Aston Martin para se adequar à resposta super nítida, aos altos níveis de aderência e às características de ruptura progressiva esperadas do modelo mais esportivo da linha Aston Martin.

O Vantage possui rodas de liga leve forjada de 21” como padrão. Medindo 9,5 J na frente e 11,5 J na traseira, a estrutura dessas rodas leves foi projetada usando ferramentas de simulação para remover cada grama de excesso de massa sem comprometer a resistência ou a estética. Há uma escolha de três designs diferentes – Five-Spoke padrão, Multi-Spoke e Y-Spoke opcionais – em uma variedade de cores e acabamentos, incluindo Satin Bronze, introduzido pela primeira vez no DB12.

O Vantage é equipado de série com discos dianteiros em ferro fundido de 400 mm e discos traseiros de 360 mm com faces perfuradas para melhor gerenciamento de calor e resistência ao desbotamento. O servofreio também foi reajustado em comparação com o modo de saída para dar ao condutor maior confiança graças a um pedal firme, com uma combinação perfeita de potência de travagem imediata e resposta progressiva.

Os freios de Carbono-Cerâmica (CCB) podem ser pedidos no Vantage como opção. Oferecendo maior desempenho de frenagem e redução da fadiga dos freios a temperaturas até 800 °C, a instalação do CCB também poupa 27 kg de massa não suspensa em comparação com os discos de ferro fundido, o que por sua vez melhora a qualidade da condução e a resposta da direção.

Como convém ao seu papel de modelo mais esportivo da marca, os engenheiros da Aston Martin maximizaram os benefícios da excelente arquitetura do chassi do Vantage com os mais recentes sistemas eletrônicos para maximizar o desempenho e criar um caráter dinâmico inconfundível. Focado em alcançar maior agilidade e resposta de direção mais precisa, trazendo mais precisão, consistência e feedback mais detalhado para maior confiança e conexão, o resultado é um carro que acolhe pilotos de verdade e os convida a explorar os limites. Recompensa a condução qualificada, mas não depende disso para proporcionar uma experiência emocionante.

A chave para o caráter de dirigibilidade intensificado do Vantage é um sistema avançado de controle de dinâmica do veículo. Ele recolhe informações de vários sensores do carro e do condutor, como o acelerômetro de 6 eixos, o grupo motopropulsor, o sistema de travagem e os sensores E-Diff, para construir uma imagem detalhada do que exatamente o carro está a fazer e aplicá-la à gestão geral do sistema ESP. Tomando essas informações e comparando-as com parâmetros de Estimativa Integrada da Dinâmica do Veículo (IVE), o ESP pode então controlar ativamente os três pilares principais da dinâmica do veículo (condução, dirigibilidade e direção) para otimizar as respostas e o comportamento de dirigibilidade em qualquer condição de estrada ou pista.

Este sistema de nova geração emprega uma Unidade de Medição Inercial (IMU) 6D de última geração que combina monitoramento de Surge (movimento para frente/trás), Heave (movimento para cima/baixo) e Sway (movimento para esquerda/direita) com Roll (inclinação de lado a lado), Pitch (inclinação para frente/para trás) e Yaw (virar para esquerda/direita). Ao monitorar simultaneamente os movimentos do automóvel e a taxa de aceleração em todos os seis eixos, o grau e a taxa de intervenção do ESP são sempre avaliados com perfeição.

A potência é transferida por uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e diferencial traseiro eletrônico (E-Diff). Ao contrário de um diferencial de deslizamento limitado convencional, ele aumenta ativamente a estabilidade em conjunto com o ESP, permitindo um controle preciso e imediato para uma tração otimizada, uma condução consistente e maior agilidade. O E-Diff pode ir de zero a bloqueio total em 135 milésimos de segundo e pode reagir tão rapidamente quanto 60 milésimos de segundo quando necessário como um modificador de dinâmica do veículo.

O Controle Integrado de Deslizamento de Freio (IBC) utiliza o ABS de última geração para otimizar as distâncias de parada e também para aplicar a Vetorização de Deslizamento de Freio para preparar o carro para a entrada em curva. O Controle de Tração Integrado (ITC) combina o gerenciamento do motor, freio e E-Diff para fornecer controle preditivo de escorregamento para tração ideal, juntamente com a Vetorização de Deslizamento de Tração para a quantidade perfeita de tração na saída de curva. Por fim, o Controle Integrado da Dinâmica do Veículo (IVC) atua nos freios, no trem de força e no E-Diff para gerenciar o ESP para otimizar o equilíbrio e a dirigibilidade nos limites da dinâmica de condução, melhorar as características dinâmicas para todos os estilos de condução e fornecer ativação preditiva para intervenções mais suaves do ESP. Trabalhando em harmonia com o ESP de última geração, o E-Diff adapta seu comportamento de acordo com o tipo de curva, ajudando o Vantage a percorrer em curvas mais fechadas de maneira a explorar sua resposta frontal super nítida, mas permanece composto e inspirador de confiança em curvas de alta velocidade, quando a estabilidade é fundamental.

Embora exista uma função de segurança óbvia, o novo ESP foi ajustado para servir como um auxiliar (e não como limitador) de desempenho. Um exemplo perfeito disso – e algo novo para o Vantage – é o Controle de Tração Ajustável (ATC). Além da opção de modos do ESP (Wet, On e Track), o ATC desativa a função de controle de guinada do ESP. Portanto, não há assistência fora do acelerador, mas um nível de controle de tração é mantido – a quantidade precisa sendo selecionada controlado pelo piloto por meio da chave rotativa do ATC.

Uma vez acessado, o ATC inicia na posição intermediária 5 como padrão, mas o motorista pode reduzir ou aumentar gradativamente o nível de patinagem permitida das rodas. Reduzir de 4 para 1 ajuda a manter o carro mais estável no acelerador. Cenários de uso típicos seriam ajudar a gerenciar pneus quentes em uma pista ou em condições de pista mais difíceis (ou seja, molhada), mas é igualmente eficaz para ajudar o motorista a aumentar a confiança com o ESP desligado antes de passar para as configurações de deslizamento mais altas acessadas nas posições 5 -8. Quando a posição 5 é selecionada, o torque do motor é modulado para controlar o deslizamento em um nível que permite uma volta rápida e limpa. A sobreviragem pode ser alcançada e o condutor deve reagir em conformidade.

Os níveis 6 a 8 permitem ao piloto aumentar a patinagem das rodas com o controle de derrapagem desligado e, portanto, reduzindo a estabilidade no acelerador. Os modos permitem que o motorista desenvolva suas habilidades para aprender gradualmente o comportamento do veículo em ângulos de deslizamento elevados antes de mudar para TC Off, o que permite ao motorista total liberdade para controlar o carro apenas com os comandos do acelerador e da direção.

Roberto Fedeli, Diretor Técnico da Aston Martin, disse: “A arte de criar um carro esportivo verdadeiramente excelente em 2024 é aplicar tecnologia de ponta de uma forma que aprimore e intensifique a experiência de direção, mas não faça nada para afastar o motorista do processo de dirigir. O Vantage será manchete pelos enormes aumentos de potência e torque em relação ao modelo anterior, mas é a maneira vívida como ele desenvolve um desempenho tão imenso que seduzirá entusiastas e puristas. Com um chassi de tração traseira com motor dianteiro perfeitamente equilibrado, auxiliado pelo Active Vehicle Dynamics líder da indústria, combina capacidade total com progressão e explorabilidade. O estilo musculoso e complementado por um interior ultraluxuoso totalmente novo, repleto da mais recente tecnologia de conexão e infoentretenimento, é a interpretação contemporânea perfeita de uma lenda consagrada pelo tempo”.

Ao primeiro olhar, você sabe que a nova geração Vantage é uma virada de jogo. Uma carroçaria 30 mm mais larga e com uma postura mais musculada é acentuada por uma frente completamente redesenhada, com uma abertura da grade com veios recortados 38% maior, oferecendo um aumento de 29% no fluxo de ar em massa para arrefecimento adicional. Outras entradas de refrigeração instaladas em cada lado do pára-choques melhoram as características da dianteira, enquanto o novo divisor integrado, com uma postura mais larga e mais baixa, enaltece o visual e tem função aerodinâmica, proporcionando estabilidade a alta velocidade por meio da redução de elevação. Este distinto tratamento frontal é completado pelo novo design dos faróis Matrix LED com DRLs integrados, apresentando a nova assinatura luminosa da Aston Martin.

Em outros lugares, o novo Vantage vê o retorno da icônica barra lateral da Aston Martin, que agora forma o ponto focal das aberturas de ventilação revisadas em cada flanco. As rodas de liga leve forjadas de 21 polegadas de série preenchem perfeitamente as cavas das rodas mais largas, criando uma postura que exala potência e equilíbrio em igual medida. Os espelhos retrovisores sem moldura e as maçanetas das portas também são novidades no Vantage, enquanto um para-choque traseiro mais largo incorporando aberturas laterais e saídas de escapamento quádruplas de maior diâmetro garantem que o Vantage pareça tão agressivo na traseira quanto na frente.

Os proprietários do Vantage podem aprimorar ainda mais o caráter esportivo do Vantage, selecionando um dos três designs principais de pintura. Disponível em 21 cores, o cliente pode optar por adicionar preenchimento de Riscas, Riscas e Batom ou Riscas, Batom e Traseiro.

Marek Reichman, Diretor de Criação da Aston Martin, acrescenta: “A Aston Martin é abençoada com muitos nomes de modelos evocativos, mas nenhum evoca emoção e dinamismo como o Vantage. Para captar o enorme aumento de potência e desempenho do novo automóvel, acentuamos o seu físico, aumentando a sua musculatura e aguçando a sua forma escultural. Inspiramo-nos no supercarro One-77, mas queríamos que o Vantage expressasse a sua intenção e potência de forma mais explícita. Um olhar e você sabe que ele tem um impacto real, mas há uma elegância de forma e proporção que sugere a sofisticação que sustenta seu poder bruto. Este equilíbrio entre impacto visual instantâneo e carisma reflete a experiência de condução e captura perfeitamente a essência do Vantage”.

Como todos os modelos Aston Martin, os clientes Vantage podem explorar infinitas possibilidades de personalização por meio do serviço de personalização Q by Aston Martin. Recorrendo às habilidades dos designers e artesãos da Q, os clientes realizam uma jornada de comissionamento pessoal inesquecível que pode abranger tudo, desde um único pequeno detalhe distintivo até a engenharia em grande escala e a produção de componentes totalmente personalizados para criar um produto verdadeiramente único.

O Vantage é, no fundo, um carro esportivo puro, mas isso não significa que ele faça sacrifícios no que diz respeito ao design, conforto ou níveis de equipamento. A nova geração Vantage é uma afirmação de tirar o fôlego com um interior ultraluxuoso totalmente novo, definido por linhas arquitetônicas impecáveis, envolto nos melhores materiais e repleto de tecnologia conectada de última geração e um impressionante sistema de som surround desenvolvido pelo parceiro de áudio Bowers & Wilkins.

Linhas limpas e contínuas criam um ambiente impressionante e elegante dentro do cockpit do Vantage, proporcionando uma sensação de espaço e clareza ao motorista. Desde as saídas de ar delgadas e a tela de infoentretenimento perfeitamente integrada até o conjunto claramente definido de interruptores físicos na seção inferior do console central, o novo interior Vantage é um triunfo de beleza funcional e qualidade tátil.

As peles flexíveis e aromáticas da Bridge of Weir, costuradas à mão, criam um espaço acolhedor e confortável, mas a posição de condução, os bancos esportivos de grande apoio e a ergonomia focada no condutor acrescentam uma funcionalidade que sustenta a opulência e aumenta o prazer de cada viagem.

O Vantage é equipado de série com o sistema de áudio Aston Martin 390w com 11 alto-falantes. Desenvolvido utilizando hardware avançado, este sistema possui um modo de som Surround com processamento QuantumLogic® para uma paisagem sonora envolvente.

No entanto, os verdadeiros audiófilos irão deliciar-se com o sistema opcional desenvolvido com o parceiro de áudio da Aston Martin, Bowers & Wilkins. Projetado acusticamente de acordo com o volume e formato do interior do Vantage, este sistema excepcional utiliza tecnologias e inovações encontradas nos aclamados alto-falantes de classe mundial da Bowers & Wilkins. Os tweeters de cúpula dupla de alumínio e os alto-falantes de médio porte Continuum® proporcionam a este sistema de som surround duplo amplificado de 1.170 W com 15 alto-falantes um som equilibrado e preciso. Alto-falantes 3D dedicados e um poderoso subwoofer proporcionam uma experiência sonora tão dinâmica e potente quanto o próprio Vantage.

O Vantage é o segundo modelo a apresentar o infoentretenimento de próxima geração da Aston Martin. Criado internamente e introduzido pela primeira vez no DB12, é totalmente personalizado e desenvolvido internamente do zero. Complementado por um novo aplicativo de conectividade ao cliente da Aston Martin que suporta dispositivos iOS e Android, permite interação, controle e feedback do e para o Vantage do cliente através de seu dispositivo pessoal.

O sistema multitela totalmente integrado com conectividade on-line total possui tecnologia de tela sensível ao toque Pure Black de 10,25” com controle totalmente capacitivo por gestos com um ou vários dedos. Os comandos da tela sensíveis ao toque são equilibrados com a tatilidade positiva dos interruptores físicos, com botões retidos para as principais operações mecânicas de seleção de marcha, seleção de direção, aquecimento e ventilação. Existem também interruptores de cancelamento para Chassis, ESP e Escape, Lane Assist e Park Distance Control, garantindo que os controles mais usados possam ser operados de forma intuitiva e sem a necessidade de tirar os olhos da estrada.

O sistema de navegação Vantage possui conectividade online para uma experiência mais inteligente, rápida e informativa. A conexão online permite ao motorista simplesmente procurar seu restaurante favorito, ler as avaliações e escolhê-lo como destino. Ou, se for mais conveniente, escolher um destino no aplicativo Aston Martin e simplesmente enviá-lo para o Vantage antes da viagem.

O novo mapeamento 3D oferece instruções claras e intuitivas com orientação de faixa e sobreposições de tráfego em tempo real. O roteamento dinâmico conectado evita atrasos desnecessários. Visualização de satélite pode ser baixada dinamicamente para visualizar a área circundante enquanto você dirige.

Para maior precisão em qualquer lugar do mundo, o sistema de navegação da Vantage e o novo aplicativo conectado da Aston Martin estão configurados para apresentar entrada de destino WHAT3WORDS totalmente integrada. O Apple CarPlay sem fio também será compatível com o Vantage para motoristas que preferem usar aplicativos de navegação por meio de seus dispositivos móveis.

O sistema de infoentretenimento do Vantage é construído em torno da conectividade online e de um novo aplicativo Aston Martin; funcionalidade que permite aos proprietários do Vantage se comunicar, interagir e se envolver com seu carro.

A conectividade online ajudará a experiência de propriedade por meio de maior facilidade de utilização, tranquilidade e oportunidade de atualizar e melhorar as características do veículo a partir do conforto e segurança do celular. Um sistema em constante expansão, o Aston Martin Connected Car continuará a evoluir à medida que os produtos, serviços e suporte para veículos evoluem.

Este novo ecossistema de carros conectados utiliza três elementos principais: o Vantage, o aplicativo Aston Martin e os servidores de dados seguros da Aston Martin. Esses três elementos se conectam por meio de redes celulares 4G LTE/GSM de roaming global por meio do e-SIM integrado no Vantage, que é fornecido e financiado pela Aston Martin. O aplicativo Aston Martin é hospedado por um dispositivo pessoal integrado e um contrato de dados associado. Os dados pessoais são protegidos pelos mais recentes padrões do setor de segurança cibernética e proteção na nuvem.

Ao adquirir o novo Vantage, os proprietários são convidados a se inscrever no novo aplicativo Aston Martin e criar seu próprio AML ID exclusivo. Disponível para iOS e Android, o aplicativo oferece diversos pacotes de assinatura de carros conectados gratuitos durante os primeiros 3 anos e projetado para maximizar a experiência de propriedade do Aston Martin.

O conteúdo personalizado específico do veículo é apresentado em telas claras e intuitivas que combinam perfeitamente com a nova UI/UX do sistema de infoentretenimento. A partir do aplicativo, os clientes podem monitorar, localizar e proteger seus veículos e também podem gerenciar os detalhes de suas contas e compartilhar na comunidade de proprietários de Aston Martin por meio de feeds de mídia integrados.

A produção do Vantage deverá começar no primeiro trimestre de 2024, com as primeiras entregas programadas para começar durante o segundo trimestre de 2024. Sendo o segundo da próxima geração de carros esportivos da Aston Martin, o novo Vantage estabelece um novo padrão de pureza de direção para motoristas que apreciam o desafio que um carro esportivo rápido representa. Aston Martin Vantage, projetado para motoristas reais.

Aston Martin Vantage – Especificações técnicas

Carroçaria de duas portas com 2 lugares, estrutura de alumínio colado extrudado com painéis compostos

Motor V8 biturbo de 4 litros, dianteiro central, tração traseira, refrigerado a água

Potência máxima: 665 cv (489 kW) a 6.000 rpm

Torque máximo: 800 Nm de 2.750 a 6.000 rpm

Velocidade máxima: 325 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 3,5s

Taxa de compressão: 8,6

Sincronização dupla variável do comando de válvulas

Câmaras de combustão totalmente usinadas em CNC

Transmissão automática de oito marchas montada na traseira

Conversor de torque

Diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrônico

Eixo de transmissão em fibra de carbono

Relações de transmissão

1ª marcha: 4.714

2ª: 3.143

3ª: 2.106

4ª: 1.667

5ª: 1.285

6ª: 1

7ª: 0,839

8ª: 0,667

Relação final: 3.083

Direção com Assistência de Energia Elétrica Variável

Relação de direção: 12.8.1

De batente a batente: 2,27

Suspensão

Frente – Triângulo duplo independente, molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira – Suspensão Multi-link, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Sistema de Amortecimento Adaptativo (ADS) com Tecnologia Skyhook e Amortecedores Adaptativos Inteligentes

Modos de direção

Cinco modos de condução selecionáveis: Wet, Sport, Sports Plus, Track e Individual

(Adaptação de calibrações de transmissão, direção e chassi)

Sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS)

Aviso de colisão frontal

Frenagem autônoma de emergência

Controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go

Aviso de saída de faixa

Assistência de manutenção de faixa

Farol Alto Automático

Faróis Matrix

Reconhecimento de sinais de trânsito

Monitoramento de ponto cego

Assistente de abertura de porta

Assistente de Trânsito Cruzado Traseiro

Detecção de sonolência do motorista (“xícara de café”)

Visualização da câmera surround 3D de 360˚

Rodas e pneus

Rodas de 21″

Michelin Pilot Sport S 5 AML (pneu de verão personalizado para Vantage)

Michelin Pilot Alpin 5 AML (pneu de inverno personalizado para Aston MArtin)

Frente: 275/35/ZR21

Traseira: 325/30/ZR21

Sistemas de freios e chassis

Sistema de freio de aço – Frente: pinça de 6 pistões de 400 mm x 36 mm; Traseira: 360 mm x 36 mm com pinça de 4 pistões

Sistema de freio de cerâmica de carbono – Frente: disco de cerâmica de carbono de 410 mm x 38 mm; Traseira: disco de cerâmica de carbono de 360 mm x 38 mm

Freio de estacionamento elétrico

Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)

Sistema de travagem antibloqueio (ABS)

Distribuição Eletrônica de Freios (EBD)

Assistência à Frenagem de Emergência (EBA)

Controle de tração (TC)

Assistência Hidráulica à Frenagem (HBA)

Controle de Torque Positivo (PTC)

Vetorização Dinâmica de Torque (DTV)

Dimensões

Altura: 1.275 mm

Largura (incluindo espelhos): 2.124 mm

Largura (espelhos rebatidos): 2.045 mm

Comprimento: 4.495 mm

Distância entre eixos: 2.705 mm

Distância ao solo: 94 mm

Saliência frontal: 925 mm

Saliência traseira: 865 mm

Ângulo de aproximação: 10,1 °

Ângulo de aproximação (com pacote de carroceria mais baixo): 10°

Ângulo de partida: 14,6 °

Volume da bagageira: 346 litros (divisória de carga e prateleira removidas)

Volume da bagageira: 235 litros (divisor de carga e prateleira instalada)

Tanque de combustível: 78 litros

Peso: 1.605kg

Distribuição de peso (dianteira:traseira): 50:50

Diâmetro de giro: 12 m

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a Aston Martin Lagonda:

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado e estilo bonito para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB12, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie. Alinhado com sua estratégia de sustentabilidade “Corrida. Verde.”, a Aston Martin também está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com a ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e altamente desejáveis do mundo, o primeiro dos quais com lançamento previsto para 2025.

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon, com sua luxuosa linha DBX SUV orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales. A empresa está no caminho certo para entregar instalações de fabricação com emissões líquidas zero até 2030.

A Lagonda foi fundada em 1899 e uniu-se à Aston Martin em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa está agora listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

Em 2020, Lawrence Stroll tornou-se o presidente executivo da empresa, juntamente com novos investimentos significativos.

Isto coincidiu com o regresso da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Formula One® Team e deu início a uma nova era para a icônica marca britânica.

Foto: Aston Martin Lagonda

UK Motors
Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação
Jornalista responsável: Luiz Alberto Pandini

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*