A evolução da espécie
Neste ano o Camaro completa 50 anos, e assim a Chevrolet acabou de lançar a sexta geração do mito entre os muscle car. O Camaro inclusive apresentou a exclusiva versão Fifty, que terá somente 100 unidades a venda no país.
A evolução nesta sexta geração do carro foi um avanço extraordinário. O novo carro apresenta um visual mais moderno, sem no entanto romper com as clássicas linhas, e teve o interior totalmente remodelado.
Na parte frontal o carro tem novo capô dianteiro, agora com dois elementos de saída de ar quente. A grande inferior com elementos em forma de colméia e entradas de ar de grandes dimensões para refrigeração dos freios nas extremidades, deixaram um ar ainda mais agressivo ao carro.
Os faróis de xenônio, juntamente com as luzes de led uma vez acesos, deixar característico a assinatura luminosa, já tradicional para marca da gravata dourada. As linhas laterais mantêm linha de cintura elevada, janelas estreitas, e para-lamas que marcam muito bem o aspecto musculoso do carro.
As rodas de 20′ preenchem magnificamente a lateral do veículo, que ainda tem repetidores de seta incorporados aos para-lamas. Na traseira destaque para o novo conjunto de lanternas com iluminação em led, e um novo aerofólio de desenho muito mais agradável sobre a tampa do porta-malas.
Na parte interna o avanço foi mais que significativo. O novo cluster (quadro de instrumentos), tem velocímetro e conta-giros analógicos, e na parte central uma tela tipo TFT de oito polegadas que permite configurar diversos tipos de mostradores para informações adicionais, que são: velocidade instantânea; hodômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens (trip 1 e 2); autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo), informações de performance (indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus, além da possibilidade de se incluir a navegação nesta tela.
Na parte central do painel existe outra tela com display de oito polegadas touch, que engloba as do sistema de entretenimento (Mylink), que permite a utilização do Android Auto e Apple Car Play. Logo abaixo ficam os comandos de ar-condicionado dual-zone.
Outra novidade foi a incorporação do freio de estacionamento elétrico, posicionado logo atrás do botão que comanda quatro diferentes modos de condução (Tour/ Sport/ Track e Snow/Ice). Imediatamente fica outro botão que permite se desabilitar totalmente o controle de tração e estabilidade para uma condução sem interferência dos auxílios eletrônicos.
Nota só recomendamos este uso para pilotos experientes e em circuitos fechados. O novo Camaro agora usa a plataforma Alpha, também adotada pelo Cadillac, que é muito mais leve e resistente.
A suspensão agora tem componentes em alumínio, com multi-link McPherson na dianteira e traseira independente S-link. O conjunto teve uma redução de peso na ordem de 23 kg, reduzindo a massa não suspensa e fato que resultou em melhor dirigibilidade.
Toda aerodinâmica do carro foi retrabalhada em túnel de vento, por mais de 350 horas de ensaios, que resultaram em uma melhora de 50¨% no downforce, e um alívio de 83 kg no peso. O alívio no peso se deu também graças ao uso de materiais nobres, alumínio, aços de alta e ultra resistência.
A motorização também é nova, já que agora o carro utiliza um motor V8 de 6.2 Litros, com injeção direta de combustível. A potencia subiu para 460 cv e o torque agora é de 63 mkgf. Para distribuir toda essa potência o carro agora tem uma nova caixa de câmbio automática de 8 velocidades, com padle-shift.
Para colocar toda “tropa” no chão o carro é calçado com pneus Goodyear F1 Assymetric de 20 polegadas, e são run-flat. Na frente os pneus são 245/40 ZR 20 e atrás 275/35 ZR 20. Para parar todo o impeto foi instalado no carro freios a disco Brembro de calipers fixos de 345 x 30 na dianteira, e 339 x 26 na traseira.
Para garantir a segurança dos ocupantes, o carro tem oito airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de pressão e temperatura dos pneus, freios com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA), entre outros.
Ok, falamos muito das novidades e do pacote técnico. Ai alguém pergunta e como anda tudo isso. Bom vamos lá!
Estivemos a convite da GM a pista do autódromo Velo Cittá, em Mogi-Gaçu. Andamos primeiro na versão cupê e depois na versão conversível.
Logo de cara notamos que o interior ficou mais aconchegante, com bancos que abraçam muito melhor o condutor, dando mais segurança e “estabilidade” ao corpo. O carro tem o head-up display (HUD) que mostra no vidro a velocidade e um gráfico do conta-giros, deixando o piloto livre para prestar atenção somente ao traçado.
O acréscimo de potência e torque já se mostram ao arrancar com o carro que mais parece estar com profundos cravos nos pneus a impulsioná-lo para frente. Tanto que de 0 a 100 km/h na pista fizemos em 4s6 e o piso ainda estava úmido pelas chuvas do dia anterior.
A velocidade máxima anunciada é de 297 km/h. Primeiro andamos com a tecla de modo de condução no modo Tour, o mais manso por assim dizer, com as “babás eletrônicas” entrando em ação a qualquer sinal de fuga de controle do condutor.
Logo em seguida passamos para o modo Track, esse sim muito mais permissivo. As tradicionais e belas escapadas de traseira, típicas de um tração traseira, ficaram muito mais constantes. Bastava para isso dar “pedal” cedo na saída de curva, e os controles entravam em ação quando tudo já estava pronto para se fazer ver o mundo ao contrário.
Diversão mais que garantida. O modo Sport é um pouco mais arisco que o Tour e muito mais comportado que o Track. No nosso país não temos neve e gelo (Snow/Ice), se bem que com o clima louco tudo é possível. Mas nesta configuração os sistemas entrariam em ação ainda mais cedo e limitariam a transferência de torque, para garantir um mínimo de dirigibilidade.
Em tempo o modelo conversível tem agora a possibilidade de acionamento da capota elétrica, com o carro em movimento até 50 km/h, e pode ser aberta remotamente.
Alguém perguntou o preço??
Bom o preço anunciado para o modelo Fifty é de R$297.000,00
Texto e Fotos – João Vasconcelos