Novo campeonato do TCR Brasil começará em 2023

Conceito de corridas de turismo mais difundido no mundo terá ao menos seis etapas na temporada inaugural

Depois do sucesso da temporada inaugural do TCR South America, o Brasil será o próximo destino no plano de expansão da plataforma de corridas de turismo mais difundida no mundo. Em 2023, paralelamente ao campeonato sul-americano, será realizada a primeira edição do TCR Brasil.

Em sua temporada de estreia a competição terá ao menos seis etapas nas principais pistas brasileiras. O promotor da categoria no Brasil é Mauricio Slaviero. Diretor do inovador ETCR (pioneiro campeonato de turismo para carros 100% elétricos) e que passa em 2022 a fazer parte do rol de campeonatos oficiais da FIA através do FIA ETCR eTouring Cup, Mauricio anteriormente esteve por anos em postos de liderança na promoção da Stock Car.

O nascimento do TCR Brasil marca o retorno de uma categoria de primeira linha para carros de tração dianteira no País. A última foi o Campeonato Brasileiro de Marcas, que deixou de ser promovido no fim de 2018.

Idealizado pelo Italiano Marcello Lotti, o conceito do TCR foi desenvolvido em 2014 com um pacote técnico e desportivo pautado pelo controle de custos e competitividade. São elegíveis carros de tração dianteira com motores de linha turbo com capacidade de até 2.0 litros.

Além da Copa do Mundo de Turismo da FIA (WTCR) e do FIA Motorsport Games realizado pela primeira vez em 2019, os eventos TCR são disputados em mais de 30 campeonatos nacionais e regionais, como o TCR South America e o TCR Europe.

O rol de montadoras homologadas para os campeonatos de TCR é vasto e conta com marcas como Alfa Romeo, Audi, Cupra, Honda, Hyundai, Lada, Lynk & Co, MG, Opel, Peugeot, Renault, Subaru e Volkswagen. A Toyota Gazoo Racing desenvolve na Argentina o seu modelo, para estreia em 2022.

O pacote desportivo autoriza as montadoras a desenvolver, homologar e construir os carros de TCR disponível no mercado para equipes clientes que irão preparar as máquinas com suporte técnico dos fabricantes.

Como os regulamentos técnico e desportivo são os mesmos em todo o mundo, o conceito favorece o desenvolvimento de carreiras internacionais para pilotos e engenheiros e proporciona um mercado global dos carros de competição. A frota mundial de carros homologados para competir em provas de TCR supera mil veículos.

A temporada inaugural do TCR South America teve a participação de cinco equipes brasileiras: PropCar Racing (Alfa Romeo), Cobra Racing (Audi), W2 Pro GP (Honda), Scuderia CJ (Hyundai) e MC Tubarão (Audi). Para 2022, a Crown Racing já anunciou sua entrada no campeonato.

Além da participação das equipes brasileiras, o TCR Brasil poderá contar também com os times argentino e peruano que competiram no TCR South America em 2021 –bem como de qualquer outra organização com carros homologados para eventos TCR ao redor do mundo.

 

O que eles disseram:

“O conceito TCR revolucionou a cena das categorias de turismo em todo mundo. Com uma plataforma em bom custo/benefício, consegue entregar carros de diversas montadoras equalizados e a possibilidade de uma carreira internacional para equipes e pilotos. A temporada inaugural do TCR South America teve participação de mais de 50 pilotos, de oito diferentes nacionalidades. A maioria das equipes é brasileira, bem como uma parcela expressiva dos pilotos no grid. É enorme o potencial do TCR Brasil, que em sua temporada inaugural vai compartilhar com a TCR South America os eventos no Brasil e integrar eventos de outras categorias no restante do calendário”

Mauricio Slaviero, promotor do TCR Brasil

 

“Estamos empolgado em ver que categoria TCR continua sua expansão sete anos após o lançamento. Em 2021, a temporada inaugural do TCR South America abriu um novo e importante mercado, proporcionando a equipes e pilotos de toda a região oportunidades de experimentar a emoção das competições de TCR. Estamos bastante satisfeitos que a participação entusiasmada de muitos competidores brasileiros agora leva ao nascimento do TCR Brasil”

Marcello Lotti, presidente do WSC Group

Por: Luis Ferrari

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