Novos protótipos são novidades no grid do Endurance Brasil para 2024

Categoria terá três novos modelos Ligier, fabricados pelo regulamento LMP3 da FIA, alinhados por equipes egressas da classe GT4

Lendário modelo Porsche 911 defende título na GT3
(Bruno Terena)

O Império Endurance Brasil inicia neste fim de semana, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), a edição 2024 de seu campeonato. A prova, com quatro horas de duração, vai apresentar aos fãs duas das novidades mais marcantes da categoria para este ano: a consolidação da liberdade para que as equipes tracem suas estratégias de pit stop e a chegada de novos protótipos ao grid. Até agora, ao menos três novos carros, todos modelos Ligier JS P320, fabricados dentro das especificações da categoria FIA LMP3, estão confirmados para disputar a prova e participar da temporada. A máquina francesa foi o primeiro protótipo fabricado fora do país a conquistar o título do campeonato, no último, com o modelo da BTZ Motorsport pilotado por Gaetano di Mauro, que teve Guilherme Bottura, Gustavo Kiryla e André Moraes Jr. como companheiros ao longo do ano. No último ano, as equipes A. Mattheis e FTR também apostaram em modelos Ligier. Para 2024, as novidades são os carros operados pelas equipes Foresti Sports e KTF Sports, que retorna à categoria, além de um segundo modelo aos cuidados da BTZ. “Neste ano, teremos três times que entraram em nossa categoria pela GT4 e estão migrando para os protótipos”, destacou Henrique Assunção, presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE), entidade promotora da competição. “Isso mostra o quanto é possível evoluir dentro da estrutura de nosso campeonato e nos traz um compromisso muito grande, pois precisamos manter a competitividade entre os carros estrangeiros e brasileiros, que são os nossos AJR e Sigma, dos quais temos grande orgulho de abrigar em nosso grid”, frisou Assunção, que neste ano pilotará pela primeira vez um modelo Sigma P1 G5. Entre os carros de grã turismo, destaque para a disputa alemã entre pelo menos quatro modelos Mercedes AMG GT3 e o campeão Porsche 911 GT3, da Stuttgart Motorsport. Em 2023, a equipe sediada junto ao Porsche Center São Paulo da Stuttgart voltou a levantar a taça após seis anos e em dose dupla, com conquistas na GT3 e na GT4, com um modelo Porsche 718 Cayman, que vai abrir o ano disputando vitórias pela categoria ao lado da BMW M2 Clubsport da equipe Eurobike. A programação da abertura do campeonato do Império Endurance Brasil começa nesta quinta-feira (14), com sessão extra de treinos às 12h e às 17h. Na sexta (15), os treinos e classificação acontecem das 9h às 17h. A corrida será no sábado (16), com largada às 11h30. A transmissão via TV neste ano fica a cargo do canal Bandsports, enquanto a exibição gratuita via internet se dará via YouTube, pelo canal oficial da categoria e canal do portal Grande Prêmio, novo parceiro oficial de mídia do Endurance para 2024. Veja as máquinas, equipes e pilotos já confirmados para a temporada: PROTÓTIPOS AJR JLM Racing – Vicente Orige/Sarin Carlesso TMG Racing – Pedro Queirolo/David Muffato Mottin Racing – Adriano Baldo/Oswaldo Scheer/Gustavo Martins Power Imports – Alexandre Finardi/Nicolas Costa/Pedro Maldi Sigma P1 G5 Sigma Kraucher/Tech Force – Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez/Christian Rocha/Jindra Kraucher FTR Motorsport – Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Fortes/Fernando Ohashi Ligier JS P320 BTZ – Gaetano di Mauro/Guilherme Bottura, Flávio Abrunhoza/André Moraes Jr./Leandro Ferrari A.Mattheis – Xandinho Negrão/Marcos Gomes FTR Motorsport – Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Andersom Toso KTF Sports – Marco Pisani/Renan Guerra Foresti Sports – Lucas Foresti/Vitor Foresti   GT3 Porsche 911 GT3 Stuttgart – Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício Mercedes AMG GT3 Team RC – Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson, Guilherme Figueiroa/Júlio Campos, Ricardo Baptista/Rafael Suzuki Tech Force – Sérgio Ribas/Guilherme Ribas   GT4 Porsche 718 Cayman GT4 Stuttgart – Jacques Quartiero/Allan Hellmeister, Tom Filho/Luiz Landi BMW M2 Clubsport Eurobike – Henry Visconde/Kim Camelo   Por: Geferson Kern

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*