O que os pilotos pensam sobre a penúltima etapa do ano

Circuito dos Cristais volta ao calendário após ausência de quatro temporadas e definirá postulantes ao título

Copa Truck em Curvelo
(Duda Bairros)

A Copa Truck vai para Curvelo neste fim de semana com uma estatística interessante: apenas metade dos 38 pilotos do grid (entre Pro e Elite) esteve presente na corrida realizada em 2019, última visita dos Brutos ao Circuito dos Cristais.

Esse fato influencia bastante na forma com que eles encaram o fim de semana. Dos 14 presentes cinco anos atrás, apenas três são da classe Elite (PP, Jô e Pivetta), com o restante (Salustiano, Cirino, Roberval, Boessio, Marques, Zini, Debora, Fogaça, Giaffone, Lopes e Totti) competindo na Pro.

Além disso, a prova mineira define os finalistas da temporada para a Grande Final em Goiânia no dia 8 de dezembro. Vamos, então, entender o que alguns pilotos pensam sobre este fim de semana:

Felipe Giaffone: “Vamos para Curvelo pensando em fazer uma boa etapa, como foi durante todo o ano. Os treinos serão importantes para ajustar o caminhão visando a classificação. Nas corridas, vamos buscar o máximo de pontos para aí olhar para o campeonato. Temos duas etapas para disputar e precisamos seguir o que fizemos ao longo da temporada.”

Danilo Dirani: “Seria bom acrescentar nesses números uma ou duas vitórias! A equipe vem fazendo um trabalho top neste ano e estamos vindo de vitória, o que é sempre um incentivo a mais. Esse é um momento do campeonato essencial pare a gente continuar fazendo o nosso, mostrando nossa força e chegar na decisão com chances reais de campeonato.”

Wellington Cirino: “Curvelo tem uma pista que eu gosto muito. As duas pole positions lá foram minhas, tenho muita afinidade com o traçado. Nosso caminhão Iveco está sempre em evolução. A equipe Iveco Usual Racing está trabalhando forte e com muita dedicação para sairmos entre os três primeiros na classificação após esta etapa para chegarmos com boa pontuação na última rodada.”

Leandro Totti: “Foi um mês sem corridas, mas repleto de atividades, como a Fenatran e a visita na sede da Iveco, além da filial do Grupo Vannucci em Belo Horizonte. Isso é um reflexo dos bons resultados recentes e esperamos que essa boa fase continue por um bom tempo.”

Roberval Andrade: “Curvelo tem trechos bastante alternativos, mas poucos pontos para buscar a ultrapassagem. Então, fazer um bom classificatório será fundamental. Vamos em busca da vitória!”

Paulo Salustiano: “O público mineiro é extremamente apaixonado por corridas e descobrimos isso na primeira vez que nós fomos lá em 2018. Lembro bem do acolhimento que tivemos durante o fim de semana e da cerimônia de pódio com o público todo participando.”

Raphael Abbate: “Vamos estrear de caminhão, mas andei lá de carro, pela Copa HB20, e foi uma etapa sensacional com pole-position e vitória nas duas corridas. Chego com a expectativa alta, especialmente pela evolução do caminhão que tivemos nas últimas provas. O objetivo é sair de lá com pódio, preferencialmente, com vitória.”

Luiz Lopes: “Quero muito voltar a acelerar lá. Apesar de termos andado lá apenas duas vezes, gosto muito da pista, acho ela muito boa, com trechos mais travados. E estamos vindo de Tarumã onde o caminhão novo mostrou que é muito veloz. Vamos pra cima, porque a vontade de guiar está absurdo. Será um final de semana bastante produtivo.”

Jaidson Zini: “Temos sido regulares nas etapas, por vezes chegando entre os primeiros. Além do campeonato de pilotos, também precisamos pensar no campeonato de equipes e das montadoras. Acredito que esse é nosso maior desafio agora.”

Rodrigo Taborda: “Nunca andamos aqui com este caminhão e o primeiro dia será essencial para a gente se adaptar rápido à pista e já focar no acerto para a classificação, que é nosso grande desafio este ano.”

Hugo Cibien: “De ver pelas imagens, será a pista mais difícil do ano. Pista com muitas curvas, algumas travadas, cujos erros não são permitidos. Lembra um pouco Londrina pela seletividade e pela proximidade dos muros em alguns pontos. Como estreei no meio do ano, meu foco daqui pra frente já está na próxima temporada – bons resultados podem garantir mais apoio para o ano que vem.”

Maicon Roncen: “É uma pista que não conheço e que é muito técnica. Então, tenho estudado bastante através de onboards e também no simulador. Vários pilotos da classe Elite também não a conhecem, então acredito que não terei muita desvantagem. Continuamos em busca do primeiro pódio.”

Daniel Kelemen: “Nosso caminhão foi totalmente reconstruído depois do acidente que tivemos em Tarumã e estou louco para acelerar novamente em uma pista que conheço dos tempos da HB20. Nunca andei de caminhão lá e essa pista se mostrou um grande desafio para os trucks, apertada e difícil.”

Djalma Pivetta: “Em 2019 fizemos nosso primeiro ano e foi um grande desafio para todo mundo e é muito legal voltar aqui e ver o quanto a gente cresceu nesses cinco anos, com os três caminhões brigando por vitórias e títulos na temporada. Dá um orgulho danado! Com esse combustível que a gente vai para essa penúltima etapa buscando confirmar os nossos pilotos como finalistas para a decisão de dezembro.”

PP Fernandes: “Nossa equipe performou muito bem nos dois anos que corremos aqui, estamos em uma grande fase e vamos em busca da quinta vitória nesta temporada e – de acordo com a combinação de resultados – torcer para conseguir estar entre os finalistas, o que já seria um grande título para nós, que ficamos de fora da duas primeiras etapas.”

HISTÓRICO DA COPA TRUCK EM CURVELO – A história da Copa Truck em Curvelo é pequena, mas extremamente rica. As quatro corridas realizadas no Circuito dos Cristais carregam histórias únicas. Em 2018, a estreia aconteceu com programação antecipada por conta de um enorme temporal que era previsto para a região; no ano seguinte, o vencedor das duas corridas acabou desclassificado por um pequeno detalhe que fez total diferença.

Confira a história completa da Copa Truck em Curvelo, com resultados, relatos e estatísticas:

TEMPORADA 2018

Em 2018, a Copa Truck entregou uma de suas etapas mais disputadas para as 14 mil pessoas que compareceram no Circuito dos Cristais. As duas vitórias ficaram nas mãos de Felipe Giaffone, enquanto André Marques celebrava a Copa Sudeste, último minitorneio antes da Grande Final, que compreendeu as etapas de Interlagos e Curvelo daquele ano.

Giaffone conseguiu reverter um fim de semana difícil, largando de 13º e transformando isso em duas vitórias, repetindo o feito de Buenos Aires ao ser o único piloto no ano a vencer as duas provas de uma etapa. “Foi legal demais. Juro que não esperava. Ontem tivemos problemas com fumaça, meu caminhão não estava muito bem acertado mas hoje acertei em cheio. A primeira corrida teve um pouco de sorte, mas a segunda foi bom demais”.

Confira os resultados:

Pole Position: Wellington Cirino (Mercedes), 1:46.784

Corrida 1
1. Felipe Giaffone (Volkswagen)
2. Regis Boessio (Volvo)
3. Danilo Dirani (Mercedes)

Corrida 2
1. Felipe Giaffone (Volkswagen)
2. Wellington Cirino (Mercedes)
3. Danilo Dirani (Mercedes)
4. André Marques (Mercedes)
5. Leandro Totti (Scania)

TEMPORADA 2019

A etapa de 2019 da Copa Truck em Curvelo teve uma situação bem peculiar. Dentro da pista, correndo pela equipe PP, Leandro Totti assombrou a todos ao vencer as duas corridas apresentando um show de velocidade

Horas após o término da etapa, os comissários detectaram que Totti havia competido sem o restritor de potência de seu caminhão – uma falha admitida pela equipe PP após a corrida. Por conta disso, Totti foi desclassificado das duas corridas e as vitórias ficaram para Paulo Salustiano e André Marques, que, assim como no ano anterior, levaria a Copa Sudeste em solo mineiro.

Confira os resultados:

Pole Position: Wellington Cirino (Mercedes), 1:47.014

Corrida 1
1. Paulo Salustiano (Volkswagen)
2. Wellington Cirino (Mercedes)
3. Roberval Andrade (Mercedes)

Corrida 2
1. André Marques (Mercedes)
2. Regis Boessio (Volvo)
3. PP Fernandes (Mercedes)
4. Luiz Carlos Zapellini (MAN)
5. Jaidson Zini (Iveco)

NÚMEROS DE CURVELO

Com apenas quatro corridas realizadas, os números não são grandes, mas são extremamente interessantes para pilotos e marcas. Praticamente metade do grid da Pro possui pódio em Curvelo, que apresentou uma grande variação entre os resultados dos dois anos em que tiveram corridas, confira:

PILOTOS

Poles
Wellington Cirino 2

Vitórias
Felipe Giaffone 2
Paulo Salustiano 1
André Marques 1

Pódios
Felipe Giaffone 2
Regis Boessio 2
Danilo Dirani 2
André Marques 2
Wellington Cirino 2
Leandro Totti 1
Paulo Salustiano 1
Roberval Andrade 1
Luiz Carlos Zapellini 1
Jaidson Zini 1

MARCAS

Poles
Mercedes 2

Vitórias
Volkswagen 3
Mercedes 1

Pódios
Mercedes 7
Volkswagen 5
Volvo 2
Scania 1
MAN 1
Iveco 1

CATEGORIA CELEBRA RETORNO A CURVELO: Após um intervalo de cinco anos desde sua última visita, a Copa Truck retorna ao Circuito dos Cristais, em Curvelo. Em sua reta final de temporada, o maior campeonato de caminhões do Brasil irá para a cidade mineira acompanhado da NASCAR Brasil (que estreará o primeiro circuito genuinamente oval do Brasil) e da Copa HB20, que faz sua segunda visita ao circuito de 3.330 metros.

O evento deslocará para o Circuito dos Cristais um universo de quase 100 veiculos entre caminhões da Copa Truck, carros da NASCAR Brasil, da Copa HB20 e veículos auxiliares, além de um corpo de trabalho de aproximadamente 1000 pessoas entre pilotos, equipes, imprensa e organização – fora a mão-de-obra local, patrocinadores, convidados e entusiastas que virão de diversos pontos e fomentarão a movimentação econômica através do comercio e 100% de ocupação da capacidade hoteleira

“A gente está muito contente em poder voltar a Curvelo. A pandemia acabou interrompendo uma sequência de corridas na região e, desde então, o pedido para o nosso retorno era constante. Neste ano, para alegria dos aficionados, conseguimos realizar não só uma, mas duas etapas em Minas Gerais”, destaca Carlos Col, promotor da Mais Brasil Esportes

“O público mineiro é extremamente apaixonado por corridas e descobrimos isso na primeira vez que nós fomos lá em 2018. Lembro bem do acolhimento que tivemos durante o fim de semana e da cerimônia de pódio com o público todo participando”, comenta Paulo Salustiano, piloto da Volkswagen.

“É muito legal ver o crescimento de Minas Gerais no automobilismo. Só neste ano teremos duas corridas da Truck no Estado, fora outros campeonatos que também enxergaram o amor do público mineiro pelo automobilismo. Que isso resulte em arquibancadas lotadas e um fim de semana muito especial de velocidade”, destaca Leandro Totti, representante da Iveco e um dos vencedores da última etapa em Tarumã.

“Falando em corrida, é uma pista extremamente desafiadora para o piloto e exigente para o caminhão, com alteração de relevo e curvas de todos os tipos, onde para ultrapassar você precisa ter muita paciência e arriscar na hora certa. E esse cenário só deixa mais desafiadora a etapa, que é a última antes da Grande Final e é fundamental somar o máximo de pontos possível”, completa Roberval Andrade, um dos destaques da Mercedes.

A programação prevê dois dias de muitas corridas e velocidade em Curvelo: serão sete distribuídas entre sábado e domingo. A Copa Truck fará suas duas provas no domingo, a partir das 12h10 com transmissão ao vivo de Band, SporTV, CATVE e em diversos streamings, como os canais da Copa Truck, Esporte na Band, High Speed e Parc Fermé no YouTube, Band Play, SporTV Play e CATVE.com.

Veja abaixo os horários completos:

Quinta-feira, 14 de novembro
Portões fechados para o público

13h00 às 16h55: NASCAR Brasil – Treino Extra
16h00: Copa HB20 – Shakedown
17h30: Copa Truck – Treino Extra
18h00: Track Walk

Sexta-feira, 15 de novembro
Portões fechados para o público

09h40: NASCAR Brasil – Treino Livre 1
10h35: Copa HB20 – Treino Livre 1
11h10: Copa Truck – Treino Livre 1 classe Elite
11h55: Copa Truck – Treino Livre 1 classe Pro
12h40: NASCAR Brasil – Treino Livre 2
13h35: NASCAR Brasil – Treino Livre 3
14h25: Copa HB20 – Treino Livre 2
15h00: Copa Truck – Treino Livre 2 Classe Elite
15h45: Copa Truck – Treino Livre 2 Classe Pro
16h30: NASCAR Brasil – Treino Livre 4
17h30: Copa HB20 – Treino Livre 3 para duplas

Sábado, 16 de novembro
Abertura dos portões: 08h00

09h00: Copa HB20 – Treino Livre 4
09h35: Copa Truck – Treino Livre 3 classe Elite
10h20: Copa Truck – Treino Livre 3 classe Pro
11h15: NASCAR Brasil – Classificação
12h25: Copa HB20 – Classificação
13h20: Copa Truck – Classificação classe Elite
13h42: Copa Truck – Top Qualifying classe Elite
14h02: Copa Truck – Classificação classe Pro
14h24: Copa Truck – Top Qualifying classe Pro
14h45: NASCAR Brasil – Corrida 1 NASCAR Brasil
15h15: NASCAR Brasil – Corrida NASCAR Challenge
16h15: Copa HB20 – Corrida 1
16h50: Ação Promocional

Domingo, 17 de novembro
Abertura dos portões: 08h00

08h00: NASCAR Brasil – Warm Up
08h15: Copa Truck – Warm Up classe Pro
08h30: Copa Truck – Warm Up classe Elite
19h35: Copa HB20 – Corrida 2
10h30: Desfile de caminhões
10h30: Visitação aos boxes
11h00: Desafio dos Elétricos (circuito Oval)
11h30: Desfile dos Pilotos
12h10: Copa Truck – Corrida 1
12h43: Copa Truck – Corrida 2
14h00: Ação Promocional
13h20: Hino Nacional
13h22: Show Aéreo
13h45: NASCAR Brasil – Corrida 2 NASCAR Brasil
15h00: Ação Promocional

Confira abaixo as pontuações completas:

Super Truck Pro
1. Felipe Giaffone, 204
2. Danilo Dirani, 172
3. Andre Marques, 165
4. Wellington Cirino, 162
5. Raphael Abbate, 137
6. Beto Monteiro, 136
7. Roberval Andrade, 135
8. Paulo Salustiano, 132
9. Victor Franzoni, 129
10. Felipe Tozzo, 113
11. Jaidson Zini, 112
12. Leandro Totti, 109
13. Fabio Fogaça, 105
14. Adalberto Jardim, 94
15. Debora Rodrigues, 82
16. Luiz Lopes, 78
17. Thiago Rizzo, 45
18. Evandro Camargo, 41
19. Regis Boessio, 38
20. Danilo Alamini, 20
21. Renato Martins, 0

Super Truck Elite
1. Bia Figueiredo, 227
2. Rodrigo Taborda, 194
3. Pedro Perdoncini, 167
4. Djalma Pivetta, 164
5. Lucas Bornemann, 155
6. Pedro Paulo Fernandes, 149
7. Ricardo Alvarez, 132
8. Marcio Giordano, 130
9. Daniel Kelemen, 121
10. José Augusto Dias, 120
11. Leo Rufino, 120
12. Maicon Roncen, 95
13. Kleber Eletric, 73
14. Hugo Cibien, 69
15. Juca Bala, 68
16. Hiro Yano, 49
17. Glauco Barros, 42
18. Diogo Moscato, 31
19. Gustavo Teixeira, 10

A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.

Mais notícias: www.copatruck.com.br

Fique por dentro de nossas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck
Twitter: www.twitter.com/copatruck

Por: Copa Truck Imprensa

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*