Data de revelação do emblemático compacto da Renault, durante o Salão de Paris de 1992, foi rememorada por entusiastas do modelo em São Paulo
O Renault Twingo, um dos veículos mais emblemáticos e inovadores da marca, comemora 30 anos de sua revelação ao mundo. Apresentado ao público durante o Salão de Paris de 1992, o Twingo promoveu uma verdadeira revolução em aproveitamento de espaço interno, oferecendo um interior confortável e modular em uma compacta carroceria de 3,43 m de comprimento.
Para comemorar essa data, o Twingo Clube SP, que existe há 11 anos, realizou um encontro em São Paulo, na concessionária RPoint, reunindo 33 Twingo, de diferentes anos e versões, entre modelos originais e customizados. Durante o evento, o ex-vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, que também é proprietário e entusiasta do modelo, sorteou entre os participantes uma gravata alusiva ao Twingo.
“Essa gravata foi produzida na França e adquirida por volta de 1995 na Champs Élysées. E ela representa bem a ousadia do Twingo à sua época, pois trazia cores e grafismos diferentes dos convencionais. Fico muito feliz de entregar ela para um aficionado pelo modelo nesta data tão importante”, explica Alain.
A concessionária RPoint, de São Paulo, que recebeu os proprietários, preparou uma estrutura especial, com banners e camisetas alusivas aos 30 anos e ofereceu um brunch aos participantes do encontro.
“Ficamos felizes por podermos realizar esse encontro, esse marco tão importante para a história da Renault, os 30 anos do Twingo. É mais uma oportunidade para receber e rever amigos e clientes e aficionados pela história da marca”, explica Ernesto Geraldi Junior, proprietário do Grupo R-Point.
O Twingo Clube SP foi fundado em 2011 pelo administrador de empresas Christian Gerschkovich, entusiasta da marca e proprietário de um Twingo 1995 que o acompanha há 27 anos. Hoje, o clube possui cerca de 200 membros que trocam informações sobre o modelo.
“Esse encontro é uma forma de reunir os aficionados pelo Twingo para trocarem informações e se divertirem, celebrando esse carro versátil que se tornou um ícone da Renault”, explica Christian.
Sobre o Twingo
Idealizado por Yves Dubreil, diretor de projeto, e desenhado pelo designer Patrick Le Quément, o Twingo foi um inovador subcompacto desenvolvido com a proposta de se criar um carro urbano, prático, econômico, confortável e que cativasse o público mais jovem. Seu nome resulta da fusão de “Twist”, “Swing” e “Tango”, danças que representam o estilo diferenciado do modelo, percebida também pelas cores disponíveis em seu lançamento. Apresentado em 1992 durante o Salão de Paris, e lançado no mercado em 1993, o Twingo chegou ao Brasil em 1994 e, logo, conquistou o consumidor pelo design diferenciado, praticidade e baixo consumo.
Vindo inicialmente da França com motor 1.2 de 55 cv, o Twingo revolucionava com soluções inéditas como o banco traseiro corrediço e rebatível, que permitia um excelente aproveitamento do espaço interno. Em 2000, o Twingo passou a ser importado do Uruguai, com mudanças no design e equipado com motores 1.0 8V e 1.0 16V.
A primeira geração do modelo foi produzida entre 1993 e 2007 na Europa e teve mais de dois milhões de unidades vendidas durante 14 anos. No Brasil, o Twingo foi comercializado entre 1994 e 2003, tendo 12.000 unidades vendidas no período. A segunda geração esteve no mercado europeu entre 2007 e 2014, enquanto a atual geração, vendida na Europa, chegou ao mercado em 2014. Em 2020, o a Renault lançou uma versão 100% elétrica do modelo. Em suas três gerações, o Twingo alcançou quase quatro milhões de unidades comercializadas em 25 países.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há mais de 23 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Sandero, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos 100% elétricos Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 830 mil pessoas ao longo dos seus 11 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Foto: e Texto – Sala de Imprensa Renault do Brasil