Sem a VW no WRC em 2017 Ogier, Latvala e Mikkelsen ficarão desempregados?
Assim como no WEC o futuro dos pilotos que defendem a Audi é uma grande incógnita, o mesmo acontece com os pilotos da Volkswagen no WRC. A marca Wolfsburg já tem inclusive o novo Polo adaptado para o futuro regulamento de 2017, mas como não vai disputar a próxima temporada, os pilotos Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Mikkelsen vão ter de procurar novos ares.
Para o tetracampeão do WRC restou buscar vaga na Citroën, Hyundai, Ford M-Sport ou na estreante Toyota. As duas primeiras já anunciaram suas formações e, a Toyota confirmou Juho Hänninen como primeiro piloto e deve anunciar em breve Esapekka Lappi.
A M-Sport, que utiliza os Ford Fiesta, é a que ainda não declarou quem serão seus pilotos. A equipe dirigida por Malcolm Wilson no entanto, ainda precisa trabalhar muito no desenvolvimento dos novos Fiesta RS WRC. Dificilmente Ogier vai se arriscar com um carro ainda sem nenhum trabalho de desenvolvimento.
Na minha opinião é bem possível que o francês retorne a marca que o revelou para o WRC em 2011. Ogier só deixou a montadora do duplo Chevron por desentendimentos por clara predileção pelo seu companheiro e compatriota Sebastien Loeb, na época.
A vida deve ficar mais complicada para Jari-Matti Latvala e Mikkelsen. O primeiro que nos dois últimos ano teve desempenhos muito apagados, deve assinar com a M-Sport que o revelou. Já Mikkelsen vem fazendo uma ótima temporada, inclusive com chances de conquistar o vice-campeonato, mas não existe nenhuma garantia de uma boa vaga.
Texto João Vasconcelos
Foto – VWMotorsport.com