Primeiras impressões Onix, Prisma e Onix Activ
A Chevrolet continua seu ataque com sua linha de frente, no “front de combate”, que se transformou o mercado dos compactos. Prova disto apresentou no final do mês de julho o facelift dos seus líderes de mercado entre os hatches e sedãs médios. O Onix e o Prisma agora se alinham à identidade visual da marca.
De quebra a montadora entrou no nicho dos hatches aventureiros com o Onix Activ. Os novos carros foram apresentados em Gramado (Serra Park), no Rio Grande do Sul.
Tivemos a oportunidade de andar com os três modelos, todos equipados com os motores 1.4 de 106 cv e transmissão automática de 6 velocidades. Existe ainda a opção de câmbio mecânico, mas o grande volume de vendas deve ficar mesmo com os câmbios automáticos.
No Onix a maior mudança está na dianteira, que foi reestilizada para acompanhar a nova identidade visual da Chevrolet. Faróis e grade dianteira são mais alongados e horizontais, e tanto capô quanto as laterais exibem vincos que contribuem no perfil aerodinâmico do carro.
Na traseira a tampa segue igual, com o limpador de para-brisas incorporado, mas com novos para-choques e lanternas traseiras.
Já o Prisma 2017 teve frente e traseira redesenhadas. A frente, que é igual a do novo Onix, ficou mais baixa e a traseira ligeiramente mais elevada dando um ar mais esportivo ao sedã.
As lanternas são novas e ficaram mais horizontais que a da versão anterior. A grande novidade acabou sendo mesmo a versão aventureira do hatch..
O Activ exibe rodas com design exclusivo, pneus com diâmetro maiores, rack de teto que podem receber até 50 kg de carga e suspensão elevada 30 mm em relação às versões normais. O carro ficou com um ar robusto e ao mesmo tempo esportivo, além dos faróis terem máscara negra.
O Onix Activ foi apresentado na cor Laranja e internamente o interior exibe revestimento em preto e laranja do estofamento, laterais de porta e até no painel.
Todos carros são equipados com: direção elétrica, câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de
intensidade do limpador de para-brisa, sistema multimídia MyLink com Android Auto, Apple CarPlay, sistema OnStar, sensor de estacionamento e travamento de vidros e portas por acionamento remoto pela chave.
Impressões de dirigir
Andamos com os novos veículos por quse 700 km, entre as cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Novo Hamburgo e Porto Alegre. A primeira coisa notada foi o trabalho para redução do nível de ruídos, que em baixas e médias rotações ficou muito bom.
Em alta rotação o nível de ruído do motor continua elevado, mas nada que incomode em demasia. A direção elétrica está muito bem acertada, deixando o carro confortável em manobras e preciso em altas velocidades, inclusive influenciando no consumo de combustível.
Segundo Marcos Munhoz (Vice-Presidente de Comunicação da GM) os motores 1.4 melhoraram 18% na economia no caso do Onix e 22% no Prisma, graças a alterações de componentes internos do motor, como pistões e bielas, anéis e lubrificante mais eficiente (OW20) que garante menos atrito.
Como o Onix e Prisma tiveram a altura das suspensões reduzidas em 10 mm, isso melhorou na estabilidade sem comprometer o conforto. Claro que os carros não são esportivos, mas deu para sentir um bom equilíbrio entre estabilidade e desempenho, muito embora o carro não estava carregado com malas e lotação completa.
Testamos ainda o Android Auto pareado ao MyLink. Isso permitiu a navegação utilizando o Google Maps, com o sistema se mostrando muito eficiente, além de ser possível utilizar uma grande gama de funções do celular.
Resumo
Como os veículos passaram por um “regime” que cortou cerca de 33 kg, além da adoção dos pneus verdes conseguimos rodar cerca de 16 km/l na estrada com o novo Prisma e 14,9 km/l com o Onix, sempre utilizando gasolina. Na cidade as marcas variaram de 12 a 13 km/l de consumo, marcas que confirmam uma grande evolução no quesito consumo.
Frente aos principais concorrentes tanto Onix, como Prisma tem todas as condições de se manterem na liderança nesta “guerra de compactos” graças as mudanças recebidas.
Ficha técnica e preços
Motor: dianteiro, transversal, 1.4, 4 cilindros em linha (gasolina/etanol)
8 válvulas (SOHC)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência: 98 cv (gasolina) 106 (etanol)
Torque: 13 kgfm (gasolina) 13,9 kgfm (etanol)
Câmbio: manual ou automático de seis velocidades
Direção: elétrica
Freio: discos ventilados (dianteira) tambores (traseira)
Rodas e Pneus: 185/65 R15 (LT/LTZ)
Peso: 1.034 kg (manual, LT) / 1.067 (automático/LT), 1.042 (manual, LTZ) 1.074 (automático, LTZ)
Porta-Malas: 280 litros (Ônix), 500 litros (Prisma).
Preços
Onix 2017
LT 1.0: R$ 44.890
LT 1.4: R$ 49.590
LTZ 1.4: R$ 54.490
Activ 1.4: R$ 57.190
Prisma 2017
LT 1.4: R$ 53.690
LTZ 1.4: R$ 58.690.
Texto – João Vasconcelos
Fotos – Fabio Gonzales (três carros juntos)
João Vasconcelos (Motor, interior Onix Activ e Prisma)