Piloto fez P4 no quali, mas não finalizou a corrida 1 após uma colisão. Expectativa para a próxima etapa é alta, provas serão em Silverstone em 26 e 27 de junho
Brands Hatch recebeu a primeira das oito etapas da F3 Britânica. Roberto Faria, 17 anos, fez o quarto melhor tempo no qualificatório. Após um acidente na última volta, o piloto acabou não completando a corrida 1. Já nas corridas de domingo, o carioca chegou à frente das posições do grid nas duas provas. Na corrida 2 largou de P9 e chegou de P6 e na corrida 3 chegou em P12 depois de ter largado em P16 no grid invertido.
“O line up deste ano está bem forte. Foi um fim de semana com diversas situações adversas. Apesar de ter um excelente qualificatório, minha primeira largada na corrida 1 não foi boa e eu demorei para recuperar posições. Não era a posição que eu queria, mas na última volta estava em P10 e durante uma ultrapassagem outro competidor me tirou da prova”, comenta Faria sobre o primeiro dia em Brands Hatch.
Para as provas do domingo, 23, o piloto brasileiro da Fortec Motorsport cruzou a linha de chegada em melhores posições (P6 e P12 respectivamente) das que largou (P9 e P16 respectivamente).
“Apesar de não ter chegado nas posições que eu esperava, um fator foi comum nas duas corridas deste domingo. A pista ficou em safety car grande parte do tempo, o que dificulta as ultrapassagens numa prova curta”, avalia Roberto.
A próxima etapa será em Silverstone, única pista em que Roberto fez pódio na temporada anterior. Até por isso, a expectativa é grande. “Sem dúvidas, essa é a minha pista favorita. Me sinto muito à vontade lá e isso só aumenta a minha sede de subir no pódio”, confessa o único piloto brasileiro da F3 Britânica.
Confira o calendário completo da competição:
2ª etapa: 26 e 27 de junho | Silverstone GP
3ª etapa: 10 e 11 de julho | Donington Park
4ª etapa: 24 e 25 de julho | SPA
5ª etapa: 7 e 8 de agosto | Snetterton 300
6ª etapa: 14 e 15 de agosto | Silverstone GP
7ª etapa: 11 e 12 de setembro | Oulton Park
8ª etapa: 16 e 17 de outubro | Donington Park
Histórico de conquistas
Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela CBF7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.
Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.
Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.
Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.
Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport pelo segundo ano e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.
Redes sociais:
Twitter: @robertofaria777
Instagram: @robertofaria777
Mais informações da competição: www.britishf3.com
Foto: Jakob Ebrey
Por: Danielle Lima