Pelo menos nove das tripulações confirmadas para disputar os 500 Km de Interlagos têm uma coisa em comum: são formadas por familiares. Predominam duplas formadas por pais e filhos, mas algumas terão irmãos e primos dividindo a condução dos carros.
Boa parte das tripulações familiares tem vários anos de pista. É o caso de Edras Soares e seus filhos Esdras e Juarez, que terminaram em segundo lugar nos 500 Km de 2021. Neste ano, o protótipo MRX-VW terá apenas Edras e Esdras no cockpit durante a prova em Interlagos. “Nossa categoria (P3) é uma das mais numerosas nessa corrida, mas nosso carro tem boas chances de ficar entre os cinco primeiros”, analisa Juarez.
Ney Faustini, pai, e Ney de Sá Faustini, filho, também estão inscritos com um protótipo ABS equipado com motor Chevrolet. Faustini corre desde a década de 1970 e tem vários títulos em categorias diversas. Começou a correr com Neyzinho há alguns anos e a dupla já conquistou vitórias, sempre a bordo de protótipos e carros de turismo desenvolvidos por eles mesmos.
Carlos Antunes, 58 anos, e seu filho Yuri, de 22, correm juntos há seis anos em um protótipo MRX-VW: “Correr com o filho é diferente de ter outro parceiro. No nosso caso, temos uma sintonia muito fina e uma comunicação muito objetiva”. E acrescenta: “Ao volante, fico muito tranquilo. Ver o filho pilotar é que dá certa preocupação. Qualquer coisa que aconteça na pista pode causar alguma preocupação”. Carlos afirma que somente uma vez correram um contra o outro e nem houve disputa direta entre eles.
O caso de Georges Lemonias, o “Grego”, e seu filho Felipe é oposto ao dos Antunes: esta será a primeira vez que eles farão dupla. “Grego” é um dos pilotos mais experientes do automobilismo brasileiro, com mais de quatro décadas de carreira. Corre atualmente na Old Stock, categoria que ajudou a criar e que revive os Opalas Stock Car de 1979, e tem Felipe entre seus rivais. Nos 500 Km, ambos dividirão a condução de um Chevrolet Opala equipado com motor V8 de 5,7 litros, idêntico ao que equipa os atuais Stock Cars. “Vamos correr em dupla pela primeira vez e estou ansioso”, admite o veterano. O Opala tem uma história curiosa. “Gregão”, como também é chamado, foi campeão paulista de Força Livre com esse carro. Anos depois, o preparador Luizão, falecido em 2021, reencontrou o Opala e sugeriu uma restauração. “Eu só queria guardá-lo, mas aí surgiu a ideia de equipá-lo com motor V8 e correr com ele. Foi esse Opala que gerou a Super Stock”, conta. Com 500 HP de potência, o Opala V8 dos Lemonias competirá na categoria Turismo Força Livre.
No caso da família Pimenta, a tripulação inclui irmãos e primos. A participação do patriarca Dimas de Melo Pimenta Filho ainda não foi confirmada, mas é certo que estarão ao volante seu filho Dimas II, Rodrigo Pimenta e Alex Dimas, todos da segunda geração de pilotos da família. Eles correrão com um protótipo equipado com carenagem estilizada do Fusca na nova classe Historic GT Race. As duplas “pai e filho” formadas por Victor Correa/Victor Correa Filho (VW Passat), Carlos e Gabriel Valone (VW Gol “Tomahawk”), Paulo e Davi Plutarcho (Spyder) e Daywis Teixeira/David Teixeira Neto (Chevrolet Corsa) também estão confirmadas, e pelo menos uma outra aguarda definição antes de assinar a ficha de inscrição para os 500 Km de Interlagos.
Yokohama e COM BRASIL nos 500 Km de Interlagos – Os 500 Km de Interlagos serão transmitidos pela emissora COM BRASIL com o narrador Octavio Muniz e o comentarista Dedê Gomez, ex-piloto de rallye e pista. A Yokohama, por sua vez, será a fornecedora oficial para todos os participantes da prova. Uma das mais conceituadas fabricantes de pneus do mundo, a Yokohama tem tradição em competições e estará presente com uma equipe completa para dar assistência aos participantes dos 500 Km de Interlagos.
Os treinos para os 500 Km de Interlagos acontecerão nos dias 2 e 3 de setembro e a largada da corrida será no dia 4 – a programação completa será divulgada nos próximos dias. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Automóvel Clube Paulista pelo e-mail 500km@500kmdesaopaulo.com.br.
Foto: Divulgação
Por: LetraNova Comunicação