Para a NASCAR Brasil o ESG é muito mais que uma sigla

O objetivo das práticas ao longo da temporada 2023 foi o de causar um impacto social positivo na sociedade. E o maior comprometimento tem sido abraçar a agenda ambiental das metas globais de carbono zero e da responsabilidade social inclusiva

Para a NASCAR Brasil, o ESG – que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança – é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos e reforçou o compromisso de ser um evento ambiental e socialmente responsável.

Nesta temporada a competição deu mais um passo fundamental para mudar o paradigma de como a atividade automobilística interage com o mundo natural e que vem de encontro às praticas globais de desenvolvimento sustentável, com a meta de colocar o mundo em um caminho em direção a um futuro mais sustentável e igualitário.

Entre os pilares do EGS, a letra E, da sigla, adotou medidas simples, como o de neutralizar as emissões de carbono dentro e fora das pistas, deixando um legado em todas as cidades anfitriãs onde passa, a competição tem cumprido essa promessa com maestria. Além disso, promoveu a coleta de resíduos sólidos e líquidos para destinação ecologicamente correta. Outro fator adotado foi o uso cada vez maior de combustíveis limpos e não poluentes, como o Etanol.

Na letra S, de responsabilidade social, da sigla, a NASCAR Brasil tomou à dianteira e esteve ativamente comprometida com a superação da desigualdade e da discriminação. Garantiu a inclusão de pessoas com transtorno autista e PCDs nos autódromos, através da participação efetiva do Instituto I.G.U.A.I.S e o projeto “Ele vai pra escola” / “Ele vai para o autódromo” em todas as etapas do calendário e ações de interação envolvendo todo o elenco da competição em instituições assistenciais e em hospitais, principalmente com os setores de tratamento intensivo pediátrico.

Na etapa de Cascavel, no dia 29 de junho, os pilotos puderam proporcionar um agenda diferenciada com 150 alunos na Apae de Cascavel reunidos no ginásio de esportes da instituição e, na ocasião, interagiram com um bate-papo, música, dança e distribuíram brindes. Também aproveitaram a oportunidade para visitar as instalações e conhecer de perto o Centro de Habilitação e Reabilitação da Apae, em fase de construção.

Na manhã de sexta-feira (30 de junho) a vez foi das crianças internadas na UOPECCAN (Hospital de Câncer de Cascavel), receberem a visita dos pilotos na biblioteca da entidade.  No sábado, os alunos da Apae de Cascavel compareceram como convidados ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, após receberem abafadores de som e camisetas e conferiram de perto os carros da NASCAR Brasil.

Na etapa de Tarumã, a NASCAR Brasil em parceria com a NASCAR Americana levou o projeto Speedy Bear ao Hospital da Criança Santo Antônio de Porto Alegre (RS), no dia 12 de outubro. Os pilotos levaram alegria, distribuíram 150 ursos e brindes aos pacientes pediátricos. Os ursos com tema NASCAR, chamados “Speedy Bear”, foram enviados para o Brasil como parte da Speedy Bear Brigade da fundação, promovida pela Kaulig Giving, um programa dedicado a confortar crianças enquanto estão no hospital.

Nos Estados Unidos são quase 70 hospitais participando do programa, mais de 8.000 Speedy Bears foram entregues até o final dos eventos no ano passado, segundo a NASCAR. A ação também já levou o Speedy Bear também para Canadá, Europa e México.

O Instituto I.G.U.A.I.S é dedicado a projetos de inclusão. Por meio da ação Espaço Instituto Iguais, em parceria com entidades locais, faz a administração os alunos selecionados no acesso à área de Box; recepção do público PCD de forma inclusiva e adaptada (Equipe de apoio com psicólogos e com disponibilidade de adaptações como fones com isolamento de som, quando necessário); adesivagem dos veículos de corrida com logo do projeto; distribuição de material de apoio para público em geral sobre inclusão social e escolar de pessoas com deficiência; briefing para pilotos sobre o assunto; exposição nas redes sociais do Instituto e de embaixadores do projeto sobre a causa.

O legado social surtiu efeito positivo e tem se espalhado através dos pilotos e patrocinadores que realizaram ações em suas cidades de origem em diversas frentes sócio-ambientais.

No G, de Governança, da sigla, manteve a sua postura já estabelecida desde a sua fundação que leva em consideração os requisitos éticos de ser um bom cidadão corporativo estão relacionados ao fato da empresa administrar seus negócios de maneira responsável e ético, sem deixar de lado a habilidade de desenvolver e programar práticas de negócios que alinhem lucro, propósito e transparência.

A NASCAR Brasil Sprint Race é conta com apoio da Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Real Radiadores, Zanoello e Graxa.

 

Siga-nos também nas redes sociais:

Instagram: @NASCARBrasil

Youtube: @NASCARBrasil

Facebook: @NASCARBrasil

Twitter: @NASCARBrasil

Tik Tok: @NASCARBrasil

Foto: Divulgação

por: SIG Comunicação

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*