Terminou neste fim de semana o 57º Campeonato Brasileiro de Kart, que foi disputado no Circuito Internacional Paladino, na cidade de Conde, a pouco mais de dezoito quilômetros da capital, João Pessoa. Pilotos e equipes de todo o país se dividiram para as provas classificatória, pré-finais e finais das categorias do Grupo 2: Mini 2T, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, Sênior B, Sênior A, SS, SSM, Sênior 60+, OK FIA e OK Júnior.
Correndo em casa, o paraibano Marcelo Ferreira (Equipe MG Racing) estava em seu primeiro Brasileiro e com esperança de fazer um bom papel na pista que ele conhece muito bem os segredos de cada curva, pois disputa o Campeonato Paraibano da atual temporada. Correndo na categoria Mini 2T, Marcelo comprovou essa expectativa durante todas as sessões de treino livres e também na tomada de tempo, quando o piloto garantiu a primeira fila, a apenas um décimo do tempo da pole position.
Marcelo alinhou na fila par e fazia sempre a tomada da curva 1 pelo lado de fora. Com isso, o piloto do kart 63 encontrava dificuldades nas primerias voltas, mas outra vez mostrou talento e competência para buscar as ultrapassagens, tanto que na soma das duas classificatórias, conseguiu um lugar na primeira fila, em segundo, na pré-final.
A história se repetiu na largada da pré-final, porém com o mesmo roteiro de recuperação, mas, desta vez, quando brigava pela terceira colocação acabou sendo tocado na entrada da reta e foi obrigado a abandonar a duas voltas do fim. Largando lá de trás na final de sábado (5), Marcelo Ferreira teve que mostrar habilidade para se recuperar, porém, em outro toque foi atrapalhado, impossibilitando uma nova recuperação. Mesmo assim, o paraibano valorizou sua primeira participação em um Campeonato Brasileiro, experiência essa que valei levar na bagagem para as futuras competições.
“Claro que estou muito triste, porque sei onde poderia ter chegado nesse Brasileiro e o pódio era o meu objetivo e de minha equipe. Mas é o esporte, foi só minha primeira vez nessa comeptição, ainda tem o Paraibano pra fechar essa temporada e depois é pensar no que vamos fazer no ano que vem. Em 2023 tem mas Brasileiro. Agradeço meus pais, minha fámilia, que vieram me apoiar aqui no Paladino e todo mundo que torceu por mim”, disse Marcelo logo depois de sua prova.
Neste ano de 2022 Marcelo Ferreira tem a última etapa do Campeonato Paraibano de Kart, prevista para o próximo dia 19 de novembro. No entanto, já começa a organizar, juntamente com sua equipe, os planos para a temporada do ano que vem.
Foto: Mister Shadow
Por: KMCOM