Pedro Cardoso domina o dia, mas Digo Baptista herda a pole position do TCR Brasil Banco BRB em Mogi Guaçu

Galid Osman
Magnus Torquato

O mais rápido do dia, mas com aquele gostinho amargo. Foi assim a classificação para Pedro Cardoso, que dominou as atividades de pista neste sábado em Mogi Guaçu. O piloto da PMO Racing foi o mais rápido na classificação do TCR Brasil Banco BRB no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, mas perdeu a posição por causa de uma punição da prova passada, em Cascavel. Com isso, Digo Baptista, da Squadra Martino, sai na pole.

Com o resultado, Digo Baptista empatou com Raphael Reis no campeonato. Ambos têm agora 134 pontos, com Pedro Cardoso em terceiro, com 130. Matías Rossi, do Toyota Team Argentina, larga em segundo, com o brasileiro Galid Osman, da W2 ProGP, em terceiro. O brasiliense Raphael Reis é o quarto, com Pedro Cardoso completando o Top 5 do grid de largada da primeira corrida do domingo.

Na classe Trophy, Marcos Regadas foi o melhor mais uma vez na classificação, com a nona posição do grid. Ele vai largar na pole da corrida 2 com o carro da PMO Racing.

Neste domingo, a etapa do Velocitta do TCR Brasil Banco BRB terá suas duas corridas disputadas pela manhã. A primeira prova tem duração de 25 minutos + 1 volta e a segunda, 30 minutos + 1 volta.

Q1 – Muito calor e Pedro Cardoso na frente

O Q1 começou com temperatura de 27°C ambiente e 40° na pista. Logo que o cronômetro foi disparado, os carros foram à pista, mas por pouco tempo. A 15:40 do fim dos 20 minutos regulamentares na primeira parte, Fabian Yannantuoni teve problemas no Toyota Corolla #5 da Paladini Racing e parou logo após a Curva da Mata, provocando uma bandeira vermelha.

Após quatro minutos de interrupção, as atividades de pista voltaram. Logo de cara, Matías Rossi já assumiu a ponta do Q1, apenas 18 milésimos à frente de Suzuki, que foi à pista e conseguiu um ótimo tempo.

Na metade do Q1, nove pilotos estavam dentro do mesmo segundo. Além disso, os cinco primeiros eram separados por apenas 0.205s, com o top 3 de três montadoras diferentes e com apenas 51 milésimos entre eles.

A cinco minutos do fim, Pedro Cardoso assumiu a ponta com 1:33.845, 0.437s à frente de Rossi. Raphael Reis ainda melhorou seu tempo, pulando para a segunda posição, jogando o argentino para terceiro. Suzuki ficou em quarto, seguido por Galid Osman. Marcos Regadas foi o melhor da Trophy, com a nona posição.

Q2 – Domínio de Pedro Cardoso

Assim que o cronômetro disparado, todos os carros tentaram sair à pista. Apenas Galid Osman teve problemas e ficou parado nos boxes, mas conseguiu resolver o problema e tentar marcar seu tempo. Pedro Cardoso começou na frente, com 1:33.785, seguido por Matías Rossi, mais de meio segundo atrás.

De volta à pista, Galid Osman pulou para a quarta posição em sua primeira tentativa. Já Raphael Reis, que não marcou tempo em sua primeira saída, foi aos boxes para ajustes, voltou à pista e apostou em uma tentativa tardia, pulando para o sexto lugar.

Com o cronômetro zerado, Digo Baptista pulou para segundo, atrás de Pedro Cardoso. Matías Rossi e Galid Osman vieram a seguir. Na Trophy, Marcos Regadas foi o melhor, em décimo, e vai largar na primeira posição da segunda corrida, que tem a inversão dos 10 primeiros do quali.

O que eles disseram:

“Foi um sábado muito bom. O carro está muito rápido, está perfeito. Acho que fui o único piloto a virar na casa dos 1:30s. Estou muito feliz. Infelizmente não vou largar na pole, porque tenho uma punição da etapa passada, mas na verdade não importa muito. O que a gente queria mesmo era os pontos da pole position e vamos para a segunda corrida tentar uma vitória.”
Pedro Cardoso

“Foi um quali muito positivo para a gente. A gente está com uns 40 kg de lastro, e ontem estávamos com o carro um pouco fora do ritmo do restante dos pilotos. A gente mexeu bastante, conseguiu melhorar muito. Só de estar ali na primeira fila é muito importante. Independente do primeiro ou não, acho que a gente tem que pensar em pontuar, aqui se gasta bastante pneu. Por causa disso, não dá também para tentar ficar disputando a corrida inteira. Vamos pensar muito nos pontos e, ao longo da corrida, ver se teremos alguma brecha para atacar.”
Digo Baptista

“A classificação foi boa, mas fiquei um pouco longe do Pedro Cardoso, que estava muito rápido. Depois, passei grande parte da classificação em segundo lugar, mas no minuto final, Digo Baptista e Leonel Pernía melhoraram. Fiquei em quarto, então apostarei em uma boa largada amanhã e tentar algo na primeira corrida.”
Matías Rossi

“Foi um sábado um pouco complicado. Fiquei em segundo no treino da manhã, sabíamos que estávamos competitivos para o quali, mas acabamos ficando apenas em quinto. Não é tão ruim, mas bem abaixo da nossa expectativa. Saí com o carro torto, tinha algum problema de alinhamento. Foi uma pena, perdemos uma grande chance de fazer a pole. Mas estou esperançoso para amanhã: vamos largar na primeira em quarto e na segunda, em sexto. São boas posições para ganhar uma corrida.”
Galid Osman

 

“Pelo ponto de vista da Trophy, estamos com a missão cumprida, com a pole position e pole no geral na corrida 2. Isso vai dificultar muito para os outros carros da Trophy chegarem. Além da gente estar mais rápido, teremos nove carros de vantagem sobre nossos rivais na largada da 2. Agora, pensando no geral, acho que tinha como ter vindo bem melhor. Tivemos alguns problemas de freio, a gente ainda não verificou o que é. Não estávamos conseguindo ter o mesmo desempenho neste aspecto. Mas tem bastante tempo até amanhã. Estou com a expectativa de fazer uma prova muito legal, porque largando ali na frente e com o freio bom, acho que a gente vai dar trabalho aí para a turma.”
Marcos Regadas

Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Etapa 3 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP

Domingo, 16 de junho
10:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

CONTATOS

Regional
media@southamerica.tcr-series.com

Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com

Brasil
Luis Ferrari
ferrari@ferraripromo.com

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*