Pedro Picanço e João Pessato abrem com vitória segunda fase da E-Stock 2024 em Navarra

Disputa da PRO foi realizada na sequência da transmissão ao vivo da Stock Car Pro no Velopark. Etapa manteve alto nível de competitividade que vem marcando a terceira edição do campeonato

Pedro Picanço liderou dobradinha da AC7 na abertura da segunda fase na PRO
(IRB Esports)

A E-Stock abriu a segunda fase do calendário da temporada 2024. Entre quinta-feira e domingo, os pilotos da categoria virtual oficial da Stock Car Pro Series aceleraram por duas categorias, PRO e AM, que trouxe como novidade ao cronograma o circuito espanhol de Navarra, uma das novidades da plataforma iRacing neste ano. João Pessato (Union Esports) triunfou na classe AM na disputa da prova realizada na quinta-feira. E no domingo (8), logo depois da etapa da Stock Car no Velopark, Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team) terminou com a vitória na PRO.
Foi uma jornada que contou com grids cheios e muitas caras novas. Entre elas, a Vogel Motorsports, equipe tradicional do grid da Stock Car que fez sua estreia na E-Stock em Navarra, o que reforça ainda mais o envolvimento do automobilismo real no virtual. A competição é organizada em conjunto pela IRB Esports e a Vicar e conta com patrocínio da Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Extreme SimRacing, Hankook Tire e Razer.

Dobradinha em Navarra — A pole position da etapa que abriu a segunda fase na PRO ficou com Ralph Benitez, um velho conhecido do universo das corridas de simulador. O piloto da Delinte Esports by TK cravou 1min45s215, apenas 0s013 mais rápido que Pedro Picanço. Emanuel Santos (AC7 E-Racing Team) foi o terceiro e largou lado a lado com Leandro Werle, um dos representantes da mais nova atração do grid da E-Stock: a Vogel Motorsports, tradicional e vitoriosa equipe liderada por Mauro Vogel na Stock Car Pro e agora com atuação também no automobilismo virtual. Os quatro primeiros colocados foram separados por meros 0s078.
O grid da PRO contou ainda com outras caras conhecidas do automobilismo real como Célio Vinícius e Ernani Kuhn, ambos com histórico de vitórias na Turismo Nacional. Kuhn, aliás, luta pelos títulos em jogo na temporada 2024.
As primeiras voltas de prova tiveram liderança de Benitez, com Pedro Picanço vindo em segundo e Emanuel Santos em terceiro, logo à frente de Slan Santos. Foi um início de corrida razoavelmente limpo, com poucos incidentes, muitas disputas e até three-wide na pista.
Com melhor performance, Picanço aproveitou a potência extra com o push-to-pass, passou Benitez e assumiu a liderança com dez minutos de prova, abrindo vantagem na frente desde então para buscar a vitória. Pouco depois, Benitez foi um dos primeiros a fazer seu pit-stop, enquanto Picanço seguiu na pista, passando a ser escoltado pelo companheiro de equipe Emanuel Santos. A seguir, os dois foram juntos efetuar a parada obrigatória nos boxes e saíram muito próximos.
Picanço e Emanuel Santos protagonizaram o fim da corrida e travaram bela luta pela vitória, enquanto Benitez vinha um pouco mais atrás, em terceiro. O triunfo ficou mesmo com Picanço, com dobradinha da AC7 E-Racing Team, seguido por Emanuel Santos e Ralph Benitez. Slan Santos foi o quarto, à frente de Marcos Riffel. André Nassutti terminou em sexto lugar, com Henrique Pettinari em sétimo, Lucas Werle em oitavo, Luizinho Gonzaga em Nono e Gabriel Correa na décima posição.
O vencedor da tarde enalteceu o trabalho em equipe para fechar a corrida em primeiro lugar e com dobradinha. “Muito feliz pela vitória. Fizemos uma corrida muito boa, muito controlada, tanto eu como o Emanuel. Poderíamos ter acertado melhor na classificação. Tive uma oportunidade para usar o push e passar o Ralph. Depois, controlamos a corrida e conseguimos aplicar na prova o que fizemos nos treinos, foi muito importante”, destacou Picanço.

Jornada perfeita — A segunda fase da E-Stock 2024 começou dourada para João Pessato na categoria AM. O jovem piloto da Union Esports brilhou na etapa de Navarra desde o início, quando marcou a pole position com o tempo de 1min45s485, superando no fim da classificação Carlos Erwig, da MW GP, em 0s275. Jonathan Mendes largou em terceiro, seguido por Augusto Gribel, Paulo Nunes e Bernardo Schramm, completando o top-6.
Com 34 carros na pista, a corrida foi bastante movimentada desde o início. Na frente, João Pessato abriu vantagem e imprimiu ritmo muito forte para controlar a vantagem para o restante do grid. Do segundo lugar para trás, a disputa foi bem intensa, recheada de batalhas por posição e até com three-wide, três carros lado a lado na briga. A prova também entregou certa gama de incidentes, muito por conta do noviciado de vários competidores e da novidade em si por conta da pista espanhola.
Pessato manteve a liderança da largada à bandeirada e abriu com vitória e volta mais rápida a segunda fase depois de apresentar grande evolução na primeira parte do campeonato. Quem também brilhou foi Bernardo Schramm, que conquistou posições importantes na pista e aplicou o ‘undercut’ em cima de Carlos Erwig após o pit-stop obrigatório e subiu para a segunda colocação. Erwig completou o pódio.
Dos dez primeiros colocados, sete pilotos fizeram sua estreia na E-Stock. A quarta posição ficou com Paulo Nunes, enquanto Caio Menezes foi o quinto. Rodrigo Pedroso terminou em sexto lugar, à frente de Rodrigo Araújo e Fernando Signoretto. Jonathan Mendes e Junior Rinaldo completaram a relação dos dez melhores da prova.
“Consegui fazer a pole e sabia que estaria rápido para a corrida. Usei da estratégia certa, não subestimei ninguém e fiz minha prova, mantive meu ritmo para abrir a maior vantagem possível e, depois, administrar. No fim das contas, deu tudo certo e saí com a vitória. É um alívio vencer e comemorar dessa forma”, enalteceu João Pessato.
A segunda etapa da fase 2 da E-Stock 2024 será disputada nesta semana no circuito francês de Lédenon. Mais travado e com extensão de 3.151 metros, o traçado sediará a prova da categoria AM na próxima quinta-feira, enquanto os pilotos da PRO vão acelerar no domingo, 15 de setembro.

E-Stock 2024, temporada 2024, segunda fase
Etapa 2, Circuito de Navarra
PRO, resultado final (top-15)

1º – Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team/Toyota Corolla), 17 voltas
2º – Emanuel Santos (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 0s928
3º – Ralph Benitez (Delinte Esports by TK/Toyota Corolla), a 4s099
4º – Slan Santos (W2 EProGP/Chevrolet Cruze), a 5s210
5º – Marcos Riffel (CEL Energia/Toyota Corolla), a 14s815
6º – André Nassutti (Braclean E-Sports/Toyota Corolla), a 15s284
7º – Henrique Pettinari (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 15s909
8º – Lucas Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 16s771
9º – Luizinho Gonzaga (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 23s056
10º – Gabriel Corrêa (CEL Energia/Toyota Corolla), a 24s243
11º – Daniel Mageste (W2 EproGP/Chevrolet Cruze), a 24s811
12º – Edgard Mesquita (Team Brasil Racing/Toyota Corolla), a 27s625
13º – Gabriel Paiva (piloto independente/Toyota Corolla), a 32s791
14º – Gabriel Vernieri (Union Esports/Toyota Corolla), a 34s587
15º – Célio Vinícius (CEL Energia/Toyota Corolla), a 35s462

AM, resultado final (top-15)
1º – João Pessato (Union Esports/Chevrolet Cruze), 17 voltas
2º – Bernardo Schramm (Rockets E-Sports/Chevrolet Cruze), a 4s080
3º – Carlos Erwig (MW GP/Chevrolet Cruze), a 4s993
4º – Paulo Nunes (piloto independente/Toyota Corolla), a 9s337
5º – Caio Menezes (Rocas Racing Team RRT/Toyota Corolla), a 11s016
6º – Rodrigo Pedroso (Track Friends/Toyota Corolla), a 16s962
7º – Rodrigo Araújo (piloto independente/Chevrolet Cruze), a 19s552
8º – Fernando Signoretto (Sub Racing/Toyota Corolla), a 23s313
9º – Jonathan Mendes (AlienLab/Toyota Corolla), a 23s686
10º – Junior Rinaldo (piloto independente/Toyota Corolla), a 26s335
11º – Cheilon Camargo (Team Brasil Racing/Toyota Corolla), a 28s345
12º – Heitor Pelincari (Warriors Racing/Toyota Corolla), a 38s430
13º – Fernando Takahashi (Rosso Esports/Toyota Corolla), a 43s027
14º – Higor Hoffmann (piloto independente/Toyota Corolla), a 43s819
15º – Felipe Pagni (Track Friends/Chevrolet Cruze), a 45s351

E-Stock 2024, segunda fase, calendário
Etapa 1: Navarra (05 e 08/09)
Etapa 2: Lédenon (12 e 15/09)
Etapa 3: Oschersleben (03 e 06/10)
Etapa 4: Virginia (24 e 26/10)
Etapa 5: Charlotte (31/10 e 03/11)
Etapa 6: Interlagos (21 e 24/11)

Por: E-Stock

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*