Mariano Pernia fez um gol de placa em Galvez
Em uma impressionante corrida de recuperação o piloto Mariano Pernia (Renault Fluence-Ambrogio Racing) ganhou na terceira etapa do Campeonato Argentino de TC2000, que foi disputado no autódromo Oscar y Juan Gálvez, na capital argentina.
Na segunda posição em Buenos Aires chegou Matías Galetto (Toyota Corolla-Escudería Río de la Plata) e em terceiro Martín Moggia (Honda Civic-PSG16 Team).
Nem a forte chuva que caiu na capital impediu a um grande público de estar presente no “Coliseo Porteño”, e pontualmente as 12:12hs se deu a saída para os 29 carros se degladiarem em mais uma belíssima disputa.
Matías Galetto, o pole, conseguiu graças ao brilhante trabalho da Escudería Río de la Plata ter um ótimo Toyota Corolla e plenas condições de disputa, ap´s o incêndio sofrido no dia de ontem. Antonino García dividia a primeira fila com Galletto, enquanto logo atrás vinham Juan Ángel Rosso-Martín Moggia, e Tomas Cingolani-Franco Crivelli vinham da fila a seguir.
A largda se deu com pista úmida, e rapidamente Matías Galetto, mantinha a dianteira, tendo atrás de si García e Rosso. Com as condições extremamente traiçoeiras os pilotos tomavam todos cuidados para evitarem erros.
Depois de algumas voltas tudo seguia como na largada, mas Antonino García vinha fazendo excelentes parciais e se aproximava do piloto da Escudería Río de la Plata. Juan Ángel Rosso, na terceira posição só observa as ações daqueles que transitavam a sua frente.
Moggia, Cingolani, Gagliardi, Caceres, Pernia, Collino e Scalbi completavam os top ten. Na quinta volta, Mariano Beraldi (Litoral Group) recebeu a bandeira preta, por um toque com Santiago Mallo (Escudería FELA), e ficou fora da prova.
Matías Galettto seguia com um ritmo forte e procurava aumentar a diferença para o Ford Focus de Antonino García, que não desistia de tentar atingir o primeiro lugar. Juan Angel Rosso era o terceiro, com Moggia em quarto, Pernia na quinta posição e Cingolani em sexto.
No meio do pelotão era travada uma batalha sem precedentes, e mesmo nas difíceis condições os jovens pilotos da TC2000 esbanjavam talento. Gagliardi, Cáceres, Scalbi e Collino lutavam paa superar o piloto de Villa Regina, na batalha pelo sétimo lugar.
Marcelo Ciarrocchi, o vencedor da última prova em Concordia, fazia uma excepcional corrida depois de ter largado da 28ª e na metade da prova já era o décimo segundo.
Em dado momento parecia que tudo já estava resolvido, com as posições sendo mantida, até que Martín Moggia com uma excelente manobra superou a Rosso. Começou ali uma nova corrida, porque o campeão da Fórmula Renault 2.0 estava convencido de que era possível alcançar ir en busca de Antonino García, que seguia em segundo.
Na volta 23 o público foi a delírio com nova disputa de Moggia e Rosso , que se alternavam na posição a cada curva. Enquanto os dois se digladiavam Mariano Pernia surgiu de surpresa e superou a ambos.
Com fome de vitória Pernia foi a cça de Antonino García e de Galetto. Nas últimas voltas o “Galgo de Tandil” passou pela dupla na curva da confeitaria e assumiu a liderança.
Foi sem dúvidas uma espetacular prova de recuperação do ex-jogador do Independiente, Atlético Madrid e da Seleção da ESpanha. Largando da nona colocação avançou até chegar à vitória.
Mariano Pernia viu pela primeira vez a bandeira quadriculada no mítico Oscar Gálvez, e escreveu seu nome entre os ganhadores desta queé uma das mais importantes categorias do automobilismo argentino.
Matías Galetto, esteve na liderança por quase toda prova, mas não conseguiu resistir ao ataque do piloto tandilense, e foi obrgado a se conformar com o segundo lugar. Martín Moggia foi o terceiro.
Completaram os dez primeiro:Juan Ángel Rosso, Antonino García, Gianfranco Collino, Diego Azar, Emmanuel Cáceres, Franco Crivelli e Manuel Luque.
Com este resultado o líder do campeonato é Antonino García, com 81,5 pontos. Na segunda posição aparece Emmanuel Cáceres (77), seguido por Mariano Pernia (72.5), Manuel Luque (70) e Diego Azar (66).
A próxima etapa do Campeonato Argentino de TC2000 acontecerá no dia 22 de maio, no autódromo de San Jorge, na província de Santa Fe.
Texto – João Vasconcelos
foto – Prensa TC2000