Levantamento inédito mostra que 44% dos gamers jogam diariamente, 93% assistem com frequência a vídeos sobre games na internet, 73% jogam em consoles, 67% em computadores e 56% em tablets e celulares.
Uma pesquisa inédita encomendada pela Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina, para o Instituto Datafolha revela o perfil e os hábitos dos gamers brasileiros. Os resultados mostram, por exemplo, que 44% dos entrevistados jogam todos os dias da semana e 93% consomem vídeos sobre games na internet mensalmente.
Entre as plataformas preferidas dos jogadores, os consoles são utilizados por 73% dos entrevistados, enquanto os computadores aparecem logo depois, com 67%, seguidos dos celulares e tablets, com 56%. Um quarto (25%) dos entrevistados pelo Datafolha ainda disseram usar todas as plataformas para jogar. Em relação ao tempo investido em games, a média semanal é de três horas durante a semana e de cinco aos sábados e domingos.
O estudo também revelou que os jogos lideram a lista de itens mais consumidos, com 35%, seguidos por peças de vestuário (24%) e periféricos (mouses, teclados e headsets), com 19%. Além disso, nove em cada dez gamers ouvidos afirmaram que pretendem adquirir algum produto gamer nos próximos doze meses. No topo da lista de desejos aparecem: consoles (26%), cadeiras gamers (23%), headsets (22%) teclados/mouses (21%), smartphones (21%) e placas de vídeo (21%).
“Com 75 milhões de jogadores e um faturamento em torno de US$ 1,5 bilhão, os números da indústria de games no Brasil já impressionam, e sabemos que ainda há muito potencial para crescer. Por isso, uma pesquisa como essa, feita com quem gosta e consome jogos, é extremamente relevante, tanto para empresas do setor avaliarem suas estratégias e conduzirem seus negócios, como para outros segmentos da economia, que podem, a partir desses dados, dirigirem seus investimentos mais assertivamente”, analisou Marcelo Tavares, criador e CEO da BGS. “Esse crescimento se deve à paixão dos fãs, que não só desejam o game ou plataforma mais atual, mas movimentam o setor consumindo produtos que vão melhorar sua experiência no jogo e também fora dele. Os gamers estão construindo um lifestyle próprio e querem ser vistos como pertencentes a uma comunidade”.
“O mercado de games é extremamente promissor e nos últimos anos tem tido um rápido amadurecimento, motivado por consumidores que seguem jogando durante a vida adulta e pela constante inovação da indústria, que atrai cada vez mais investimentos, patrocínios e visibilidade”, analisa Paulo Alves, gerente de pesquisa de mercado do Datafolha.
Em relação ao perfil dos jogadores, a pesquisa mostra que a média de idade é de 21 anos e a renda familiar de R$7.313,60, o que corresponde a 7,7 salários mínimos. Além disso, 55% possuem grau de escolaridade médio.
O levantamento foi realizado durante a 11a edição da Brasil Game Show, entre 11 e 14 de outubro de 2018, e ouviu 637 visitantes do evento. Em 2019, a BGS será realizada entre 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Para mais informações sobre a Brasil Game Show, acesse: www.brasilgameshow.com.br
Sobre a BGS: A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, inicialmente como Rio Game Show, na capital fluminense, já recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes somando todas edições e, atualmente, ocupa todos os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano, atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios independentes. A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado mais de 400 toneladas de alimentos ao longo de suas 11 edições.
Foto: IGN Brasil
Por: Rosa Arrais Comunicação