Pilotas da FIA Girls on Track Brasil brigam por uma das 36 vagas do Campeonato Brasileiro de Kart

Provas classificatórias nesta quinta e sexta-feiras, 10 e 11; corridas finais no sábado, 12; ao vivo no YouTube da CNK e na SporTV

Fernanda, Maria Eduarda, Bia Figueiredo e Nicolle
(Bruno Gorski/CFA)

Nesta quinta-feira, 10, começam as corridas classificatórias do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro de Kart que está sendo realizado no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), pela Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

As três campeãs da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, que ganharam como prêmio a participação neste que é o mais importante e o mais arduamente disputado campeonato do kartismo nacional, competem com a Equipe Bravar. E não terão vida fácil até as corridas finais, no sábado, 12.

Nicolle Campos Nascimento, a única menina entre os 50 inscritos na categoria Cadete, terminou na 37ª posição na tomada de tempos realizada na quarta-feira, 9, para definir os grids de largada das corridas classificatórias que serão realizadas nesta quinta-feira, 10. “O começo foi muito bom. Já melhorei bastante meus tempos nos treinos. E vamos pra cima nas classificatórias!”, diz a paraibana de nove anos de idade.

Entre os 58 participantes da categoria F4 Graduado, Maria Eduarda Nienkötter, 18 anos, concluiu a tomada na 42ª posição. “Há quatro anos eu não corria de kart. Fiquei muito feliz por andar novamente, vencer na Seletiva e poder disputar o Brasileiro com uma boa equipe como a Bravar. Tenho boas perspectivas”, afirma a catarinense, vice-campeã da categoria Júnior no Brasileiro de 2019, que atualmente corre na Fórmula Delta, parte do Campeonato Paulista.

Fernanda Ribeiro Cerqueira, que foi campeã da Júnior na Seletiva, mas completou 16 anos em julho e precisou mudar de categoria, também está na F4 Graduado. Na pista, acabou a tomada na 53ª posição.  Porém, o kart da paulistana perdeu o bico, ficou abaixo do mínimo na pesagem no fim da tomada de tempos, e por isso ela foi desclassificada, ficando, na prática, na última posição.

Mesmo assim, Fernanda, a menos experiente das três, está animada: “Nos treinos eu consegui diminuir meus tempos com a ajuda da telemetria. Na tomada de tempo, o bico do meu kart caiu, perdi algumas posições com isso. Para mim, a primeira classificatória vai ser uma corrida de recuperação. Bora pra cima!”.

Na torcida – Presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo), criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, Bia Figueiredo, que representa o Brasil no FIA Girls on Track, começou no kart há 30 anos, e tem a exata dimensão do desafio que as campeãs da Seletiva de Kart enfrentarão.

“As meninas estão evoluindo a cada treino. Ainda não conheciam a equipe e o chassi. Já conheciam a pista, porque fizemos a Seletiva no Speed Park. Mas ela muda bastante, está muito emborrachada. Elas estão se adaptando a tudo isso. A evolução está sendo positiva. Nas corridas vão crescer muito. Todas são muito dedicadas a aprender, evoluir. E ainda temos mais treinos na programação. As perspectivas são boas para as classificatórias. Torcemos para que as três façam um trabalho excelente e cheguem à final”, Bia comenta.

Como funciona – A tomada de tempos realizada na quarta-feira, 9, definiu a posição dos grids de largada das duas provas classificatórias de cada categoria que serão realizadas nesta quinta-feira, 10, a partir das 13h30 para a Cadete e a F4 Graduados.

As corridas das categorias que têm mais de 36 inscritos, como essas, serão disputadas em grupos com no máximo 18 karts, com grids definidos pela ordem das posições obtidas na tomada de tempos.

A soma dos pontos atribuídos aos resultados dessas classificatórias definirá as posições do grid de largada da superclassificatória de cada categoria que será disputada na sexta-feira, 11.

A posição de largada da corrida final, no sábado, 12, será definida pela soma dos pontos atribuídos aos resultados nas classificatórias e na superclassificatória.

Apenas 36 pilotos de cada categoria participarão da prova final.

Sete meninas – Além das três vencedoras da Seletiva de Kart da FIA Girls on Track Brasil, há mais quatro garotas no Brasileiro: Anna Luiza dos Santos Pimpão e Helena Teixeira de Melo na F4 Graduado, e Eloisa Rodrigues Chefer e Marcella Pizzoni Assumpção na F4 Júnior, que tem 40 inscritos. Ao todo, 289 pilotos participam do Grupo 1 do Brasileiro de Kart.

Binho Carcasci, presidente da CNK, qualifica como gratificante ter meninas correndo no Brasileiro. “É bem bacana. A gente tem percebido não só um crescimento na quantidade delas correndo de kart, mas também que os resultados que elas vêm alcançando têm melhorado a cada dia. E isso é mais gratificante ainda. A Bia é uma referência no kart. Sempre teve ótimos resultados, mas com pouca companhia feminina. Por muito tempo a gente viu algumas participações isoladas, mas não um crescimento. Isso está acontecendo agora. E a Bia também está ajudando nesse crescimento”.

A FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart é uma realização da CBA, da CFA e do BRB. Tem patrocínio da Porto e conta com apoio do Kartódromo Speed Park, da CNK, da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), e do FIA Sports Grant.

O Projeto FIA Girls On Track Brasil foi aprovado com base na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério do Esporte sob o número de processo 71000.053795/2023-00 – SLI 2301231.

Onde ver o Campeonato Brasileiro de Kart

YouTubehttps://www.youtube.com/CBABRKart

10/10, quinta-feira
8h30 às 12h35
14h00 às 18h30

11/10, sexta-feira
8h45 às 11h00
12h15 às 18h30

12/10, sábado
A partir das 10h30

SporTV
12/10, sábado
A partir das 13h00

Cronometragem
http://cronoelo.com.br  e nos aplicativos racemonitor, mylaps e racehero

Por: EC PRESS – CFA / FIA GIRLS ON TRACK BRASIL

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*