Rodrigo Calaça foi o destaque da equipe com duas vitórias na categoria Light.
O último final de semana marcou o retorno das disputas da Fórmula 1600 após cinco meses sem corridas em virtude da pandemia e a equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition conquistou oito pódios com seus pilotos Rodrigo Calaça #9 que disputa a categoria Light, e Oscar Moraes #8 e Iago Garcia #111 que disputam a categoria principal.
Em virtude da parada, a Fórmula 1600 e Fórmula Vee disputaram quatro corridas neste final de semana, sendo duas no sábado, 8, válidas pelas segunda etapa da temporada e duas corridas no domingo, 9, válidas pela terceira etapa da temporada de 2020.
Nas disputas do sábado, Rodrigo Calaça dominou a categoria Light com grandes atuações. Na primeira disputa do dia, o piloto do carro #9 esteve sempre entre os ponteiros da categoria geral mostrando sua competitividade, mas acabou sendo tocado e perdeu algumas posições na disputa. Mesmo com o contratempo, Calaça conseguiu garantir a vitória na categoria Light, superando Eduardo Vale por apenas 0.107 milésimos de segundo.
A segunda corrida do carro #9 no dia 8, foi mais tranquila. Com ótimas disputas com Lelio Assumpção #44 e Iago Garcia #111, Calaça cruzou a linha de chagada em quarto lugar na disputa geral, primeiro na Light conseguindo seu segundo triunfo no final de semana, sendo a sua quarta vitória consecutiva na temporada de 2020.
Na categoria principal, tanto Moraes quanto Garcia mostraram muita competência e capacidade. Na primeira disputa do sábado, ambos os carros, estiveram sempre entre os ponteiros da disputa, batalhando com Bruno Leme #78, que conseguiu fechar bem os pontos de ultrapassagem não permitindo as manobras de Moraes.
No final, Leme venceu com apenas 0.152 milésimos de vantagem sobre Oscar Moraes e com Iago Garcia completando a disputa na terceira posição.
A segunda corrida da categoria principal, mais uma vez, marcou o equilíbrio entre Moraes e Leme. Pilotos experientes e que conhecem bem o equipamento que possuem, mostraram muita competência. A igualdade foi tanta que a vantagem do #78, foi de apenas um piscar de olhos sobre o #8 no fechamento da disputa. Assumpção terminou em terceiro e Garcia terminou a corrida em quinto lugar na geral, quarto na sua categoria.
Domingo
Após grandes disputas no sábado, a expectativa era das melhores para domingo, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Na primeira corrida da terceira etapa, Iago Garcia não conseguiu alinhar seu carro no grid em virtude de problemas de motor, Rodrigo Calaça acabou tendo problemas no meio da disputa e foi obrigado a abandonar mesmo tendo realizado as duas voltas mais rápidas da corrida até aquele momento, enquanto Oscar Moraes que lutava pelas primeiras posições acabou sendo tocado e caiu para o final do pelotão. Apesar de tudo, recuperou-se e terminou a corrida em oitavo lugar na disputa geral, sexto na sua categoria.
Com os carros reparados e acertados para a última disputa do final de semana, graças a grande competência da Gara Competition, Moraes, Garcia e Calaça foram para a pista na luta por grandes resultados no encerramento da etapa.
Rodrigo Calaça teve grandes batalhas e chegou a pleitear a liderança da categoria com Eduardo Vale que conseguiu segurar o carro #9 e conseguiu a segunda vitória do final de semana, Calaça cruzou a linha de chegada na segunda posição assegurando o pódio na última disputa do dia.
Oscar Moraes também foi ao pódio, pois, mais uma vez batalhando com Bruno Leme, o piloto do carro #8 mostrou força e concluiu a disputa na segunda colocação com apenas 0.221 milésimos de segundos de desvantagem para o vencedor. Iago Garcia que partiu do final do pelotão fez uma grande corrida de recuperação, deixou para trás diversos adversários e conquistou o sexto lugar na sua categoria e na geral.
O que eles disseram:
Rodrigo Calaça: “Foi bem interessante o final de semana de retorno da Fórmula 1600. As duas vitórias do sábado foram muito importantes para o campeonato. Já neste domingo tivemos uma quebra na primeira corrida e como o grid de largada invertido para a segunda disputa depende dos resultados da corrida anterior tivemos que escalar o pelotão e conquistamos o segundo lugar na categoria. O mais importante é destacar que, mesmo após esse longo período parados, estamos bem, andando junto com os pilotos da super (categoria principal) e mostramos que temos um bom ritmo de prova.
Oscar Moraes: “É muito bom estar de volta. As duas corridas de sábado foram muito boas. Nós tínhamos ritmo e chances reais de vitória e acabamos não conseguindo por pequenos detalhes. Na terceira corrida vinhamos bem, mas acabei tomando uma pancada e com isso caí para a última colocação. Me recuperei e terminei na oitava posição geral. Para essa última corrida eu estava muito bem, havíamos conquistado uma grande vantagem mas, aconteceram as interceptações do safety car e perdi toda a vantagem que tinha. Foram três segundos lugares no final de semana e acredito que para o campeonato é bom, mas vamos nos preparar para a próxima disputa.
Iago Garcia: “Foi um final de semana bem difícil. Tive alguns problemas na quinta feira mas consegui marcar a pole position na sexta feira. Acabamos tendo alguns problemas durante as corridas do sábado e não larguei na primeira disputa do domingo, então, o desempenho acabou comprometido e não pudemos entregar tudo o que poderíamos, mas ainda assim conseguimos alguns resultados bons dentro de todos os problemas que tivemos no final de semana”.
A Plansaúde Racing Team/Gara Competition é apoiada pela Plansaúde Assistência Médica e 3 SEG Seguradora
Foto: Julio D’Paula
Por: Matheus Furlan / High Speed Brazil