Rodrigo Calaça, Oscar Moares e Iago Garcia venceram duas corridas cada.
No último final de semana foram realizadas mais duas etapas da temporada (quarta e quinta etapa) de 2020 da Fórmula 1600, em Interlagos e a equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition mostrou muita força ao conquistar seis vitórias das oito possíveis, juntado as categorias Light e Geral.
As disputas começaram fortes com a primeira corrida do sábado, 12, onde o trio Garcia, Calaça e Moraes largaram nas primeiras filas da disputa. Bruno Leme #78 que partiu da pole segurou bem as investidas dos adversários nas primeiras voltas. Por diversos giros os ponteiros estiveram juntos. Iago Garcia e Rodrigo Calaça acabaram tendo contratempos na disputa e com isso perderam posições na corrida.
A luta pela vitória ficou entre Leme e Moraes que volta a volta passavam mais próximos um do outro. No final, Oscar Moraes venceu o carro #78 por 0.054 milésimos de segundos. A terceira posição ficou com Felipe Kelmann, Lelio Assumpção ficou com o quarto posto e Iago Garcia cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Rodrigo Calaça após muita disputa terminou a primeira corrida na quarta colocação da categoria Light, sendo 11° na disputa geral.
Após o merecido descanso, os pilotos voltaram para a disputa da segunda corrida do dia. Na primeira fila para a largada Moraes e Leme partiram de primeiro e segundo respectivamente, mas acabaram se enroscando logo no começo da disputa. Moraes conseguiu retornar a disputa, Leme acabou abandonando.
Com os ponteiros fora a disputa ficou acirrada e Iago Garcia começou a despontar na liderança. As voltas foram se passando e a primeira vitória do carro #111 estava cada vez mais próxima, mas um deslize na curva do pinheirinho fez com que o jovem piloto perdesse toda a vantagem que tinha acumulado. Além de Garcia, outros pilotos acabaram rodando no mesmo ponto do traçado paulista e neste momento o safety car foi acionado.
Demorou-se algumas voltas para que os carros fossem retirados e a pista limpa para que não houvesse outro acidente. Lelio Assumpção havia assumido a liderança, Iago Garcia perdeu diversas posições, mas conseguiu retornar a disputa, o mesmo não poderia se dizer de Igor Costa #88 e Cristiano Denardi #18 que acabaram abandonando.
Com a relargada acionada as disputas foram intensas, ainda mais com apenas três voltas para o final da corrida. Enquanto Iago Garcia lutava para voltar a primeira colocação, Rodrigo Calaça seguia forte na disputa e aumentando a vantagem para o segundo colocado de sua categoria.
Na volta final, Garcia e Assumpção fizeram uma bela disputa com o piloto da Gara Competition, conseguindo cruzar a linha de chegada na primeira colocação com 0.216 milésimos de segundos de vantagem para Assumpção que ficou com o segundo posto. Kelmann ficou em terceiro, Scherer em quarto e Oscar Moraes ficou com o quinto lugar na disputa geral. Rodrigo Calaça cruzou a linha de chegada na primeira colocação da categoria Light, sendo o terceiro a na disputa geral, mostrando o alto nível do piloto do carro #9.
Após grandes disputas no sábado, a expectativa no domingo, 13, não eram menores. Logo na primeira disputa do dia ficou evidente que as ultrapassagens seriam fartas e as disputas emocionantes. Moraes, Leme, Assumpção e Calaça mostraram muita força e conseguiram ganhar vantagem com relação aos adversários. Mesmo com pilotos de duas categorias diferentes na disputa, o que não faltou foi emoção, especialmente na última volta quando Rodrigo Calaça fez uma ultrapassagem mágica na curva do Esse saltando de quarto para primeiro colocado. Belíssima ultrapassagem do piloto do carro #9, onde nunca ninguém tinha conseguido tal manobra deixando três concorrentes para trás na mesma manobra.
Após a ultrapassagem, Calaça e Moraes passaram a disputa a vitória na disputa geral nas últimas curvas e cruzaram a linha de chegada lado a lado, com Oscar Moraes vencendo a corrida por apenas, incríveis, 0.002 milésimos de segundo. A diferença entre os pilotos foi de um piscar de olhos. Espetacular!
A segunda colocação na categoria geral ficou com Bruno Leme. Felipe Klemann, Iago Garcia e Igor Costa completaram o top-5. Eduardo Vale ficou com o segundo lugar na categoria Light, à 11.964 de desvantagem para Calaça.
O domingo foi extremamente quente, bem com o dia anterior em Interlagos e na disputa final todos almejavam encerrar o final de semana com um grande resultado. Garcia, Moraes, Calaça, Leme e Klemann partiram com muita força.
Ultrapassagens e disputas não faltaram. Moares e Garcia conseguiram abrir uma larga vantagem sobre os adversários. Calaça teve problemas no carro #9 e acabou ficando pelo caminho. Bruno Leme também teve problemas e abandonou a três voltas do final.
Garcia conseguiu imprimir um bom ritmo na disputa e abriu vantagem suficiente para conseguir segurar o companheiro de equipe e principal adversário a vitória naquele momento, Oscar Moraes. As voltas foram se passando e o carro #111 cruzou, pela segunda vez no final de semana, a linha de chegada na primeira colocação, Moraes ficou em segundo, Klemann em terceiro, Igor Costa em quarto e Rodrigo Gimenes em quinto fecharam o top-5 da última disputa do final de semana. Eduardo Vale ficou com om triunfo na categoria LIght.
O que eles disseram:
“Para mim este final de semana foi muito bom! Podemos falar agora que apesar de estarmos na categoria Light este ano, disputamos com os pilotos da super de igual para igual e não vai ter moleza.” Quando questionado sobre a disputa dentro da equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition, Calaça afirmou que foi uma disputa bem forte mas amigável. “Por quanto não tivemos disputas tão fortes, mas a de hoje foi espetacular. O clima é bem amigável e muito bom, mas no ano que vem quando formos todos da mesma categoria vamos ver como serão as disputas. Apesar da quebra na última corrida nosso equipamento está muito bom, muito bom e o trabalho que a equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition está fazendo é espetacular. Agora é se preparar para as próximas etapas”, afirmou Rodrigo Calaça #9.
“Estou muito feliz e emocionado! Neste sábado foi a minha primeira vitória na categoria geral e no domingo conquistei a segunda, marcando meu nome no rol dos vencedores de uma categoria tão disputada como é a Fórmula 1600. A equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition merece muito mais, pois trabalham demais como foi neste último mês acertando tudo, trabalhando nos carros para chegarmos aqui. Este final de semana foi muito importante para mim, para a minha carreira, pois os resultados nos trazem confiança para iniciar uma nova fase que seja vitoriosa.” Ao ser questionado ao que lhe passou pela mente quando acabou perdendo o traçado na corrida onde venceu pela primeira vez, Garcia exaltou a confiança que seu spotter lhe passou. “Naquele momento eu estava confiante pois tínhamos uma grande vantagem para os adversários, mas quando eu rodei eu pensei aconteceu, o que vier daqui pra frente eu vou aceitar até que meu spotter entrou pelo rádio e me deu confiança para lutar novamente na pista, para ir contra um pensamento negativo pois tínhamos uma vitória na mão e acabamos caindo para nono lugar, então foi demais e jamais vou esquecer tudo o que acontecer essa corrida que foi muito especial”, concluiu Iago Garcia #111.
“Foi muito positivo esse final de semana. Trabalhamos muito no carro com a equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition e todo o trabalho do time reflete naquilo que desejamos que aconteça na pista. Por mais que ganhamos, tem sempre acertos que queremos para evoluir ainda mais. Fui o piloto que mais pontuou na etapa e foi muito positivo apesar do acidente com o Bruno (Leme), que não foi culpa de nenhum de nós dois, foi muito bom o final de semana.” Ao ser questionado quanto a chegada da primeira corrida de domingo, onde venceu por 0.002 milésimos de segundo, Moraes afirmou que foi muito boa a disputa. “Nem dá para acreditar. O Rodrigo (Calaça) tem viseira clara no seu capacete e dava para ver que os dois estavam dando risada com a disputa. Eu acelerando e ele também. Apesar dele ser piloto da categoria Light, ele está guiando muito e no ano que vem quando for da categoria super não vamos dar risada, pois a disputa será pela primeira posição da corrida, mas foi tudo muito bom! Quero agradecer muito a Plansaúde Racing Team/Gara Competition, a 3SEG Seguros, todos da equipe que se empenham demais, ao meu pai e a minha mulher!”, afirmou Oscar Moraes #8
As próximas etapas do Campeonato Paulista da Fórmula 1600 serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em Interlagos.
A Plansaúde Racing Team/Gara Competition é apoiada pela Plansaúde Assistência Médica e 3 SEG Seguradora
Foto: Julio D’Paula
Por: Matheus Furlan / High Speed Brazil