A dupla Marcel Visconde/Ricardo Mauricio levou o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport à segunda vitória na categoria GT3 do Endurance Brasil 2020. Os campeões de 2017 receberam a bandeirada em segundo lugar na classificação geral nas Quatro Horas do Velopark, atrás do protótipo AJR da categoria P1 de Henrique Assunção/Anderson Toso/Fernando Fortes. Com esse resultado, a dupla saiu da condição de empate e assumiu a liderança isolada da GT3.
Visconde e Mauricio aproveitaram ao máximo a resistência e constância do Porsche 911 GT3 R em uma prova na qual praticamente todos os carros tiveram que superar algum acidente ou falha mecânica. O Porsche não foi exceção: com 2h40min de corrida, recebeu um toque na traseira direita na reta dos boxes, dado por uma Ferrari da categoria GT3 Light quando os dois carros faziam uma manobra normal de ultrapassagem sobre retardatários. A batida, não proposital, danificou levemente o para-choque e o difusor traseiro do Porsche, sem consequências para o desempenho do carro.
O Porsche andou sempre entre os primeiros colocados na classificação geral e só deixou de ocupar o primeiro lugar na GT3 durante as primeiras voltas, quando teve à frente, separado por pequena distância, o Mercedes de Xandinho Negrão/Ricardo Baptista. Ainda na primeira hora de prova, o Mercedes se atrasou devido um problema mecânico. O Porsche passou a subir na classificação geral e recebeu a bandeirada a apenas 3s458 do AJR.
Depois de receberem os troféus, tanto Visconde quanto Mauricio dedicaram a vitória aos mecânicos e engenheiros da Stuttgart Motorsport. Eles passaram as últimas semanas reconstruindo o 911 GT3 R, danificado após o acidente ocorrido por causa de óleo na pista nas voltas finais das Quatro Horas de Curitiba, em setembro. O trabalho só foi concluído na semana da corrida e, por precaução, a Stuttgart Motorsport levou para o Velopark o 911 GT3 R usado entre 2017 e 2019. O temor de o carro atual não funcionar a contento foi logo dissipado: o trabalho de reconstrução deixou-o em perfeita ordem, a ponto de marcar o sétimo tempo do grid de 32 carros e ser o mais rápido entre todos os GTs.
“Acima de tudo, esta é uma vitória da equipe”, ressaltou Visconde. “Estou muito feliz. O novo 911 GT3 R se encaixou bem na minha forma de pilotar.” Ricardo Mauricio também destacou o trabalho da Stuttgart Motorsport: “Eles reconstruíram o carro e era uma incógnita saber como ele se comportaria aqui. A pole e a vitória foram os melhores presentes que pudemos dar para os mecânicos”.
A próxima etapa do Endurance Brasil 2020 será disputada no dia 31 de outubro em Goiânia.
Stuttgart, a sua referência Porsche no Brasil
A Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.
O histórico e a presença em cinco estados fazem da Stuttgart a referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Foto: Ricardo Saibro/Stuttgart Motorsport
Por: Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche – Luiz Alberto Pandini