Dupla de pai e filho, Maurizio e Marco Billi triunfam na classe 3.8
Saindo da pole, o carro #8 da equipe RCHLO venceu pela segunda vez consecutiva na Porsche Império Endurance Series e sustenta a liderança no campeonato com 136 pontos em 136 pontos possíveis. A vitória da dupla Werner Neugebauer e Sergio Jimenez foi dramática, com a máquina perdendo performance nas voltas finais e recebendo a bandeirada apenas 1s445 à frente do carro da Shell Racing, dos paranaenses Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta.
O resultado serviu para catapultar mais ainda Neugebauer no campeonato “overall” -que soma a pontuação das etapas de sprint sem descartes à pontuação no certame das corridas longas. Considerando os sprint e endurance, o gaúcho atingiu em Goiânia a marca de cinco vitórias em 12 provas disputadas com os carros de competição mais produzidos no planeta na temporada 2018.
Em terceiro lugar ficou a dupla do carro #31, Luca Seripieri e Dennis Dirani, conquistando também a vitória na classe Sport. Pupilo do bicampeão de endurance Alan Hellmeister, que se recupera de um acidente em Monza há três semanas, Luca fez questão de homenagear o coach e amigo -que, aliás, esteve presente em todos os carros da prova com a hashtag #forçaAlan.
Na classe 3.8 prevaleceu o carro #83, de Maurizio e Marco Billi. A dupla fez uma prova limpa, foi precisa nos pit-stops e mostrou mais uma vez que numa jornada de endurance a consistência ao longo das mais de duas horas de disputa faz diferença. De quebra, conquistaram um respeitabilíssimo 11º lugar na classificação geral.
Com uma estratégia ousada de stints longos no início, o carro #71 de Pedrinho Aguiar e Kreis Jr ficou com a segunda colocação. A dupla chegou a aparecer em segundo lugar no geral no meio da prova, mas acabou prejudicada por um pneu furado. William Freire e Chico Horta, com o carro #77, terminaram em terceiro lugar.
O campeonato da 3.8 agora tem Chico Horta e William Freire como líderes (123 pontos), seguidos dos Billi (104) e de Kreis Jr e Pedro Aguiar (101).
A temporada 2018 da Porsche Cup entra agora em sua reta final. O campeonato de sprint será definido na rodada dupla que integra a programação do GP Brasil de F1, nos dias 10 e 11 de novembro. O campeonato de endurance e os títulos “overall” serão sacramentados também em Interlagos, após a corrida de 500 km que encerra o calendário em 24 de novembro.
A corrida
Em mais uma jornada emocionante e com disputa acirrada até a linha de chegada, Sérgio Jimenez e Werner Neugebauer, da equipe RCHLO, venceram mais uma vez na Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, ao completarem os 300 Quilômetros de Goiânia com apenas 1s445 de vantagem sobre Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel, da Shell Racing. Luca Seripieri/Dennis Dirani, Cacá Bueno/Sylvio de Barros e Vitor Baptista/Pedro Queirolo completaram o pódio da categoria 4.0.
Na classe 3.8, pai e filho, Maurizio e Marco Billi conquistaram a vitória e foram seguidos por Pedrinho Aguiar/Kreis Jr.. As duplas Chico Horta/William Freire, Matheus Iorio/Carlos Renaux e Patrick Choate/Marcelo Brisac completaram o pódio.
Já na categoria 4.0 Sport a vitória ficou com Seripieri e Dirani, com Popó Bueno e Carlos Ambrósio fechando em segundo lugar e Fábio Carbone e Dominique Teysseyre na terceira colocação.
Ainda no procedimento de largada, os 300 km de Goiânia já tiveram agitação, com Nonô Figueiredo e Ricardo Baptista tendo o carro trocado antes mesmo da corrida. No momento do começo de prova, o sol brilhava intensamente, e a temperatura batia em 32 graus (51 no asfalto).
As equipes montaram diferentes estratégias na divisão dos stints por pilotos. Da primeira fila, largaram dois concorrentes regulares da categoria, Werner Neugebauer e Lico Kaesemodel, enquanto a segunda fila teve na saída dois convidados, Dennis Dirani e Nonô Figueiredo, e a terceira tinha só pilotos regulares, Sylvio de Barros e Enzo Elias.
Werner Neugebauer tomou a liderança, enquanto Lico Kaesemodel foi ultrapassado por Dennis Dirani. Quem teve um forte começo de corrida foi o convidado Fábio Carbone, que passou por Sylvio de Barros para ficar em quarto. Nonô Figueiredo e Enzo Elias também passaram por Sylvio em seguida. Na classe 3.8, o pole Carlos Renaux manteve a ponta, enquanto Chico Horta superou Paulo Totaro para ficar em segundo.
Logo na segunda volta, Rodrigo Baptista e Rodrigo Mello tiveram um contato no fim da reta dos boxes e acabaram ficando fora da corrida, pois não conseguiram se mover de volta aos boxes pelos próprios meios. No entanto, os carros não ficaram em posição perigosa, e não foi necessária a intervenção do safety car.
Na sétima volta, Miguel Paludo, que vinha em nono, teve de antecipar sua primeira parada nos boxes devido a um pedaço solto no parachoque e à perda de fluídos. Com isso, Daniel Schneider herdou a posição, mas parou nos boxes duas voltas depois para dar lugar a Nelsinho Piquet, no primeiro revezamento entre pilotos na corrida – Nelsinho já começou fazendo a melhor volta. Logo depois, Fernando Fortes deu lugar a Pedro Piquet no carro #32 da Michelin.
A corrida seguiu extremamente equilibrada entre os quatro primeiros da classe 4.0. Na abertura da décima volta, Neugebauer, Dirani, Kaesemodel e Carbone estavam separados por apenas 1s2 – Enzo Elias fez bela manobra sobre Nonô Figueiredo para ficar em quinto, a dois segundos de Carbone. Já na classe 3.8, Renaux disparou logo nas primeiras voltas e, com 15 minutos de prova, já tinha 6s5 de frente para Chico Horta.
Depois de nove voltas perdidas nos boxes, o carro #7 voltou à pista com Justin Allgaier no lugar de Paludo. Ao mesmo tempo, outras trocas de pilotos ocorreram, com Ricardo Zonta substituindo Lico Kaesemodel, enquanto Werner Neugebauer fez o pit stop mas permaneceu no carro #8 para seu segundo stint consecutivo. Com isso, Dennis Dirani assumiu a primeira colocação na 4.0.
Com meia hora de prova, Dirani liderava seguido por Carbone, Elias, Nonô, Sylvio e Pedro Queirolo, todos ainda sem pit stop. Na 3.8, Kreis Jr. era o líder à frente de Chico Horta e Patrick Choate, enquanto Renaux era o quarto, mas já tendo feito a primeira parada obrigatória.
Dirani, Elias e Nonô, que chegou a dar uma escapada, estenderam a janela ao máximo. Na 25ª volta, Enzo Elias entrou nos boxes para dar lugar a Max Papis, enquanto Dennis e Figueiredo pararam dois giros mais tarde para cederem a vez a Luca Seripieri e Ricardo Baptista. Com 39 minutos de corrida, todos os competidores já tinham entrado nos pits.
Werner Neugebauer recuperou a primeira colocação, seguido por Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet, que, com seu forte ritmo de corrida, escalou o pelotão e subiu para o top3 ao ultrapassar Seripieri. Mais atrás, o carro #0, pilotado por Cacá Bueno no segundo stint, começou a reagir e subiu para nono. Já na categoria 3.8, Matheus Iorio reassumiu a ponta para o carro #145, seguido por William Freire e Renan Guerra.
Na volta 32, Nelsinho Piquet entrou nos boxes para o segundo pit stop, enquanto Zonta partiu definitivamente para cima de Neugebauer, que chegou a colocar uma roda na terra, mas conseguiu sustentar a dianteira.
Na 34ª volta, a liderança de Matheus Iorio na 3.8 foi embora junto com a roda traseira esquerda, que se soltou do carro #145 no meio da pista. Iorio ainda conseguiu chegar aos boxes pelos próprios meios, o que permitiu à permanência na corrida recorrendo ao carro reserva. Pedrinho Aguiar assumiu a liderança da classe à frente de Marcelo Brisac.
Com pouco mais de uma hora de corrida, Neugebauer entrou nos boxes para mais um pit stop, e foi substituído no carro #8 por Sérgio Jimenez, que seria o único entre os ponteiros a partir para dois stints consecutivos para encerrar a corrida. Duas voltas depois, Zonta, que havia assumido a ponta, entrou nos boxes e deu lugar a Kaesemodel.
Na 42ª volta, o carro de JP Mauro chegou a ter um princípio de incêndio, mas o piloto chegou aos boxes em segurança. Enquanto isso, com alguns pilotos nos boxes e outros no segundo stint, Luca Seripieri liderava na 4.0 seguido por Ricardo Baptista, Cacá Bueno e Vitor Baptista. Na 3.8, o primeiro era William Freire, à frente de Pedrinho Aguiar e Renan Guerra.
Depois de cumprir os seis minutos obrigatórios nos boxes, Lico voltou à frente de Jimenez, em briga que valia na pista o décimo lugar, mas na prática poderia definir a liderança. Com mais ação, Jimenez levou a melhor na saída da curva 1 e deixou Kaesemodel para trás. Logo, na 47ª volta, Seripieri era o líder, mas, com pneus já gastos, deu uma rodada espetacular. Mas retomou o controle do carro para voltar à pista. Em seguida, Luca entrou nos boxes, o que deu a ponta Vitor Baptista.
Com 50 de 79 voltas, Baptista seguia na ponta com o carro #17, à frente de Aguiar, segundo no geral e primeiro na 3.8, com o carro #71. Estes eram os últimos pilotos antes de fazer o segundo pit stop obrigatório. Quem teve a corrida comprometida foi a dupla Pedro Piquet/Fernando Fortes, que teve o pneu traseiro esquerdo furado e tiveram de antecipar o terceiro pit-stop -mais tarde, com problema no sistema de ABS do carro #32, teriam que fazer ainda outra parada extra.
Depois que todos cumpriram as paradas, Jimenez era o líder, enquanto Lico Kaesemodel, Dennis Dirani, Daniel Schneider e Sylvio de Barros completavam o top5. Na 3.8, a liderança era disputada entre Paulo Totaro e Chico Horta, que chegaram a ter um contato, em incidente que ficou sob investigação. Já Pedrinho Aguiar teve o pneu dianteiro direito furado e, ao mesmo tempo, Horta teve de recolher o carro aos boxes devido a uma nuvem de fumaça na traseira.
Na 57ª volta, Jimenez e Kaesemodel entraram nos boxes para o terceiro e último pit stop obrigatório. Com isso, Dirani recuperou a liderança momentaneamente, com Pedro Queirolo, Ricardo Baptista, Max Papis e Fábio Carbone fechando o top5.
Depois que todos pararam pela última vez, os cinco primeiros colocados da 4.0 eram Sérgio Jimenez, Ricardo Zonta, Luca Seripieri, Nelsinho Piquet, Cacá Bueno e Vitor Baptista. Na 3.8, Maurizio Billi assumiu o primeiro lugar depois da terceira rodada de pit stops, seguido por Pedrinho Aguiar, William Freire, Matheus Iorio, com carro reserva, e Patrick Choate.
Com um ritmo superior, Nelsinho partiu para cima de Seripieri na Curva Zero e tomou o terceiro lugar. Faltando 15 voltas para o fim, Piquet Jr. estava a 15 segundos de Zonta e a 22 de Jimenez, que era mais líder do que nunca naquele momento da prova.
Com duas horas de corrida, 71 voltas haviam sido completadas, e Jimenez liderava com quase dez segundos de vantagem, enquanto Nelsinho diminuía a diferença volta a volta para a casa dos 12 segundos. Enquanto isso, Cacá e Vitor tentavam alcançar Seripieri na briga pelo quarto lugar. A menos de cinco voltas da bandeirada porém, Nelsinho precisou levar o carro #5 para mais uma parada nos boxes por causa de pneu furado, cedendo o terceiro lugar para Seripieri.
Nas voltas finais, Zonta reduziu drasticamente a desvantagem e deu grande emoção ao fim da corrida. No entanto, Jimenez conseguiu resistir até o fim e conquistou mais uma vitória na Porsche Império GT3 Cup Endurance Series com apenas 1s4 de vantagem para Zonta. Na classe 3.8, Maurizio e Marco Billi confirmaram a vitória com uma volta de vantagem sobre Pedrinho Aguiar e Kreis Jr.
O que eles disseram:
“Estávamos com uma estratégia diferente de calibragem, atacando no começo e tentando manter no fim. Foi um risco, mas em corrida é preciso correr riscos, e deu certo”
Sérgio Jimenez
“Foi emocionante demais, a gente achou que tinha um furo no pneu, e o Sérgio acabou administrando. Eles vinham tirando quase um segundo no final, que bom que não tinha nenhum problema no nosso carro. Foi muito bom, esse campeonato é nosso!”
Werner Neugebauer
“O tempo todo treinamos o pit. A gente tinha feito 0,005, mas eu disse para eles que não precisava ser tão justo assim. No final acabamos arriscando e foi muito no limite. Mas garças a Deus e aos treinos deu tudo certo, tirando o susto no final foi uma corrida tranquila. O Werner fez uma primeira metade sensacional. E o Jimenez fez tudo que esperamos dele, foi muito bom”
Guilherme Ferro, estrategista da equipe RCHLO
“Fomos conservadores, não levamos o carro ao desgaste máximo. Além disso, fomos muito constantes, e a diferença entre ele (Maurizio) e eu não era muito grande em termos de velocidade, ao contrário de outros carros, que tinham um gap muito maior. Isso foi fundamental para conquistarmos a vitória”
Marco Billi
“É uma corrida de resistência, não éramos a dupla mais rápida mas não cometemos nenhum erro e conseguimos trazer o carro até o final, sem nenhum grande problema. E corrida de resistência é isso”
Maurizio Billi
“Foi difícil. No último stint. O Jimenez conseguiu abrir nas primeiras voltas. No finalzinho ele ficou sem pneu e conseguimos encostar, se tivesse mais algumas voltas conseguiríamos passar”
Ricardo Zonta
“Foi bom, desde o começo estávamos competitivos. Eu e o Ricardo temos um ótimo entrosamento, é isso aí. A próxima é vitória, estamos quase!”
Lico Kaesemodel
“Foi uma ótima prova, consegui largar bem e ir para segundo. O calor atrapalhou um pouco, pois estava muito perto do Werner, mas depois imprimi um bom ritmo, fui bem rápido no meu segundo stint. O Luca fez um grande trabalho, mostrou um ritmo muito forte. Foi bem bacana, ele está de parabéns, estou bem feliz com o pódio.”
Dennis Dirani
“Não tem coisa mais do que especial do que ganhar e homenagear alguém que é muito especial para mim e para todos, que é o Alan. Essa etapa, a próxima e o campeonato eu vou ganhar por ele. Você, Alan, vai ver depois como prometi fui o p3 no geral e venci na Sport”
Luca Seripieri
“Considerei a corrida positivo, fizemos um trabalho impecável. Largamos em décimo e conseguimos a quinta colocação. Vamos trabalhar um pouco melhor na classificação pra largar mais à frente, pois nosso ritmo de corrida é bom”
Vitor Baptista
“Muito bom estar no pódio. Acho que poderíamos ser quarto, tivemos uma parada não tão boa. Mas foi tudo bem, o carro estava bom e é como o Vitor falou, temos que tentar largar mais `a frente pra não perder tanto tempo na corrida.”
Pedro Queirolo
“Nossa estratégia foi fazer os stints mais longos, fizemos 22 voltas no primeiro stint e 27 no segundo. O carro desde o começo estava com defeito, ele vinha “sambando” na reta, tinha que lutar contra isso. Mas conseguimos levar e foi muito boa a corrida”
Pedro Aguiar
“Foi uma experiência muito boa, a dupla foi rápida. Foi uma pena a roda ter caído quando a gente liderava, tínhamos uma grande chance de ganhar. Estou muito feliz com a parceria com o Carlos. Acho que é muito promissora, vamos ver nas próximas corridas o que acontece”
Matheus Iorio
“Vamos ver se o Matheus vem pra Interlagos pra gente agarrar esse primeiro lugar. Infelizmente não conseguimos o primeiro lugar por um problema no carro. Estávamos com mais de 10 segundos de vantagem. Mas corrida longa é assim, pegamos o carro reserva e conseguimos terminar em quarto”
Carlos Renaux
Resultado
300 km de Goiânia
Werner Neugebauer e Sérgio Jimenez – 2h11min23s546
Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta + 1s445
Luca Seripieri e Dennis Dirani (S) +26s727
Sylvio de Barros e Cacá Bueno + 31s293
Pedro Queirolo e Vitor Baptista +34s442
Ricardo Baptista e Nonô Figueiredo +35s453
Enzo Elias e Max Papis +42s642
Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr. + 1 volta
Carlos Ambrósio e Popó Bueno (S) + 1 volta
Dominique Teysseyre e Fabio Carbone (S) + 1 volta
Maurizio Billi e Marco Billi (3.8 S) + 4 voltas
Miguel Paludo e Justin Allgaier + 4 voltas
Kreis Jr. e Pedro Aguiar (3.8) + 5 voltas
Rodolfo Toni e JP Mauro (S) + 5 voltas
Francisco Horta e William Freire (3.8) + 6 voltas
Carlos Renaux e Matheus Iorio (3.8) + 7 voltas
Patrick Choate e Marcelo Brisac (3.8 S) + 10 voltas
Fernando Fortes e Pedro Piquet + 15 voltas
Paulo Totaro e Renan Guerra (3.8) + 21 voltas
Não completaram
Tom Valle e Beto Gresse (S) + 38 voltas
Adalberto Baptista e Rodrigo Baptista (S) + 78 voltas
Tom Filho e Rodrigo Mello (S) + 78 voltas
Os campeonatos
4.0
Werner Neugebauer, 136 pontos
Sérgio Jimenez, 136
Ricardo Baptista, 101
Lico Kaesemodel, 97
Ricardo Zonta, 97
Pedro Queirolo, 95
Vitor Baptista, 95
Sylvio de Barros, 90
Cacá Bueno, 90
Luca Seripieri, 88
Miguel Paludo, 79
JP Mauro, 67
Daniel Schneider, 62
Nelson Piquet Jr., 62
Lucas di Grassi, 61
Beto Gresse, 55
Dennis Dirani, 55
Nonô Figueiredo, 54
Carlos Ambrósio, 53
Popó Bueno, 53
Rodolfo Toni, 48
Dominique Teysseyre, 46
Fabio Carbone, 46
Bruno Baptista, 45
Fernando Fortes, 36
Enzo Elias, 36
Max Papis, 36
Alan Hellmeister, 33
Danilo Dirani, 26
Justin Allgaier, 24
Marcel Coletta, 22
Murilo Coletta, 22
Pedro Piquet, 20
Tom Filho, 18
Rodrigo Mello, 18
Marcel Visconde, 16
Beto Leite, 14
Adalberto Baptista, 12
Rodrigo Baptista, 12
Guilherme Reischl, 10
Pedro Boesel, 10
Constantino Jr., 0
Lucas Foresti, 0
Ramon Alcaraz, 0
Tom Valle, 0
3.8
Francisco Horta, 123 pontos
William Freire, 123
Maurizio Billi, 104
Marco Billi, 104
Kreis Jr. 101
Pedro Aguiar, 101
Marcelo Brisac, 100
Carlos Renaux, 79
Patrick Choate, 78
Paulo Totaro, 66
Renan Guerra, 66
Matheus Coletta, 61
Dennis Dirani, 61
Diego Nunes, 55
Alan Turres, 50
Gil Farah, 50
Matheus Iorio, 50
Alexandre Auler, 45
Leandro Romera, 45
Nelson Monteiro, 33
Pedro Costa, 29
4.0 Sport
Luca Seripieri, 136 pontos
Carlos Ambrósio, 116
Popó Bueno, 116
Rodolfo Toni, 106
Dominique Teysseyre, 105
Fabio Carbone, 105
Alan Hellmeister, 68
Dennis Dirani, 68
Danilo Dirani, 61
Tom Filho, 45
Rodrigo Mello, 45
JP Mauro, 45
Fernando Fortes, 40
Marcel Visconde, 40
Beto Leite, 36
Nonô Figueiredo, 36
Adalberto Baptista, 33
Rodrigo Baptista, 33
Guilherme Reischl, 29
Pedro Boesel, 29
Ramon Alcaraz, 0
Enzo Elias, 0
Tom Valle, 0
Beto Gresse, 0
3.8 Sport
Marco Billi, 123 pontos
Maurizio Billi, 123
Patrick Choate, 11
Alan Turres, 68
Gil Farah, 68
Alexandre Auler, 61
Leandro Romera, 61
Marcelo Brisac, 61
Nelson Monteiro, 50
Pedro Costa, 45
Carlos Renaux, 45