Porsche Cup C6 Bank Endurance Challenge será aberto no sábado, 22 de junho, em Portugal

Autódromo do Estoril terá duas semanas seguidas de ação da categoria

Porsche Cup C6 Bank
Luca Bassani

A temporada 2024 do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank já tem data e local para seu início: 22 de junho, um sábado, em Portugal, no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido popularmente como Autódromo do Estoril e palco da primeira vitória da carreira de Ayrton Senna na F1.

Serão duas semanas seguidas de ação no país europeu, com o campeonato de Sprint, as corridas curtas, realizando sua etapa nos dias 29 e 30.

Será a primeira ida ao exterior em 2024 para a categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo. Além da Europa, com Portugal, está prevista uma viagem a um vizinho de América do Sul: a Argentina, no Autódromo de Termas de Río Hondo, no fim de semana dos dias 21 e 22 de setembro, para a segunda das três etapas do Endurance Challenge.

No total, são 14 etapas internacionais na história da Porsche Cup C6 Bank. Portugal já recebeu seis eventos: quatro no Estoril (2011, 2012, 2014 e 2019) e dois em Portimão (2012 e 2013). Ja a Argentina voltou a receber a categoria no ano passado, após cinco anos de ausência. Antes, o país da América do Sul sediou corridas em Buenos Aires (2010, 2011 e 2017) e em Termas (2016, 2017, 2022 e 2023). O outro país a receber um evento dos carros de competição mais produzidos no planeta foi a Espanha, no Circuit de Barcelona-Catalunya, em 2013.

A primeira etapa do Endurance Challenge será no traçado de 4.182 metros e 13 curvas do Estoril. A corrida terá a extensão de 300 quilômetros ou um limite de tempo de 2h30. Será o mesmo tamanho da segunda etapa internacional, em Termas de Río Hondo, na Argentina. A decisão do campeonato das provas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank será em Interlagos, na tradicional prova de encerramento da temporada, com extensão de 500 quilômetros.

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*