Porsche Cup C6 Bank inicia segunda metade da temporada e completa etapas no Estoril, em Portugal

Após a disputa dos 300 Km do Endurance Challenge, campeonato de sprint terá momento decisivo em 2024 na Europa com 4 corridas curtas

Bandeirada nos 300 km do Estoril
Luca Bassani

Após o sucesso dos 300 Km do Estoril, no último fim de semana, pelo Porsche C6 Bank Endurance Challenge, chegou a vez da etapa programada para o campeonato de sprint, as corridas curtas, da Porsche Cup C6 Bank. A categoria vai completar sua passagem pela Europa no mesmo palco: o Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido como autódromo do Estoril, a 31 km da capital Lisboa. O local foi palco de vários GPs de Fórmula 1, inclusive da primeira vitória de Ayrton Senna, em 1985. Até esta quarta-feira, 54 pilotos já estavam confirmados nos grids da Carrera Cup e da Sprint Challenge. A categoria com os Porsches 992 terá 32 carros na pista, e a dos 991.2, mais 22. Números que deixam a Porsche Cup C6 Bank como uma das maiores categorias da marca no mundo. Será a quinta vez que o traçado clássico do Estoril, de 4.182 metros e 13 curvas, receberá um evento de sprint da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo (foram duas provas do Endurance Challenge). Será a sétima vez que o país europeu irá receber a Porsche Cup C6 Bank: foram quatro anos no Estoril (quatro eventos de sprint e um de Endurance) e mais dois no moderno Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Além disso, nenhum dos pilotos que estará na pista venceu uma prova de sprint no local: o recorde na principal é de Constantino Júnior, com três. Clemente Lunardi e Vitor Baptista também foram ao alto do pódio no Estoril. Já na Challenge, Gil Farah tem duas vitórias. O saudoso Sylvio de Barros, Edu Azevedo, Tom Filho, Kreis Jr. e Enzo Elias triunfaram uma vez cada um. Vencedor dos 300 Km do Estoril ao lado de Rubens Barrichello, Werner Neugebauer é o líder do campeonato, com 131 pontos. O gaúcho do carro #8 também é o piloto com mais vitórias na temporada até agora, com três. Marçal Müller, com 126, e Miguel Paludo, com 125, são seus principais perseguidores no campeonato. Além de Werner, Müller, Raijan Mascarello e Thiago Vivacqua completaram as outras corridas na primeira posição. Na Carrera Sport, a liderança é de Francisco Horta; enquanto na Rookie, Israel Salmen está em primeiro. Pela Sprint Challenge, Miguel Mariotti assumiu a liderança do campeonato após a etapa de Interlagos, com 106 pontos. Ele está sete à frente de Antonella Bassani, atual campeã da categoria. Só os dois venceram corridas nesta temporada até agora. Sadak Leite é o terceiro, seguido por Célio Brasil e Caio Castro. Na Sprint Challenge Sport, a liderança é de Célio Brasil, e na Rookie, o jovem Caio Chaves segue em primeiro. O fim de semana de ação no Estoril terá quatro corridas e duas tomadas de tempo. As atividades oficiais da etapa têm início na tarde de sexta-feira (28 de junho), com treinos livres da Carrera e Challenge. No sábado a pista é aberta para os qualis dessas categorias, que disputam suas primeiras baterias às 10h (Carrera) e às 10h40 (Challenge). As corridas do grid invertido da Carrera e Challenge acontecem no domingo a partir de 8h, com a categoria principal competindo primeiro. Os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a quarta etapa do campeonato de Sprint ao vivo no sábado e no domingo. O sportv mostra o VT das quatro corridas em horário alternativo na próxima segunda-feira, às 18h30 (de Brasília). Lista de inscritos por ordem numérica*: Carrera Cup: #1. Alceu Feldmann #3. Franco Giaffone #7. Miguel Paludo #8. Werner Neugebauer #9. Edu Guedes (R) #10. Thiago Vivacqua #14. Carlos Campos (S) #15. Leonardo Sanchez (R) #17. Marcos Regadas (S) #20. Pedro Aguiar #22. Raijan Mascarello (S) #24. Gustavo Zanon (R) #26. Christian Hahn #27. Josimar Junior (S) #29. Rodrigo Mello #33. Bruno Campos (R) #51. Israel Salmen (R) #56. Peter Ferter (S) #70. Lucas Salles #74. Piero Cifali (R) #77. Francisco Horta (S) #80. Rouman Ziemkiewicz (S) #84. Gustavo Farah (R) #85. Eduardo Menossi (R) #87. Nelson Monteiro (S) #88. Georgios Frangulis (S) #199. Nelson Marcondes (S) #544. Marçal Muller #888. Lineu Pires (S) #911. Leandro Martins (S) #992. José Maria Marreiros (S) (S) Sport / (R) Rookie Sprint Challenge: #1. Alceu Feldmann Neto (R) #2. André Rosário (R) #3. Cristian Mohr #7. Luiz Souza (S) #9. Claudio Reina (R) #21. Miguel Mariotti #22. Caio Castro #23. Leonardo Herrmann (S) #32. Matheus Roque (S) #38. Eric Santos (R) #44. Giuliano Bertuccelli (S) #54. Caio Chaves (R) #58. Claudio Simão (R) #66. Sadak Leite #71. SangHo Kim (S) #72. Antonella Bassani #82. Gerson Campos #99. Wagner Pontes (R) #100. Sebá Malucelli (S) #139. Celio Brasil (S) #166. Miguel Caetano #177. Lucas Locatelli (R) (S) Sport / (R) Rookie Porsche Cup C6 Bank – Etapa 5 – Estoril, Portugal Quinta-feira, 27 de junho: 11:00 – Treino Extra – Carrera Cup 11:40 – Treino Extra – Sprint Challenge 12:20 – Treino Opcional 1 – Carrera Cup 13:15 – Treino Opcional 1 – Sprint Challenge Sexta-feira, 28 de junho: 07:00 – Treino Opcional 2 – Carrera Cup 08:10 – Treino Opcional 2 – Sprint Challenge 10:45 – Treino Livre – Carrera Cup 11:40 – Treino Livre – Sprint Challenge Sábado, 29 de junho: 06:25 – Classificação – Carrera Rookie 06:42 – Classificação – Carrera Sport 06:59 – Classificação – Carrera Cup 07:16 – Classificação Top 10 – Carrera Cup 07:31 – Classificação – Sprint Challenge Rookie 07:48 – Classificação – Sprint Challenge Sport 08:05 – Classificação – Sprint Challenge 08:22 – Classificação Top 10 – Sprint Challenge 10:00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup 10:40 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge Domingo, 30 de junho: 08:00 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup 08:40 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge *Horários de Brasília Sobre a Porsche Cup C6 Bank Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios. Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*