Porsche Cup C6 Bank: Marçal Muller vence de novo na Carrera Cup em prova marcada por escalada de Miguel Paludo

Na classe Challenge Gerson Campos prevalece pela primeira vez no ano após épica disputa com Caio Castro

Marçal Muller
Beto Issa

A penúltima etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank teve todos os ingredientes que fazem a diferença nos 20 anos de vida da categoria: disputas intensas, ultrapassagens memoráveis e corridas extremamente movimentadas em Interlagos. Marçal Muller venceu pela Carrera Cup depois de passar Pedro Aguiar por fora no S do Senna. Mas quem roubou a cena foi o eneacampeão Miguel Paludo, que largou de 14º e foi segundo colocado, conservando a liderança do campeonato.

A corrida da Challenge também foi memorável, apesar de ter sido interrompida antes dos 25 minutos regulamentares por questão de segurança, quando caiu uma chuva forte sobre o autódromo e os carros vinham equipados com pneus slick produzidos pela Michelin. A prova que marcou a primeira vitória de Gerson Campos no campeonato de sprint já entrou para a história do evento pela disputa com Caio Castro pela liderança. Os competidores dos carros #82 e #22 alternaram posições múltiplas vezes e em diversos trechos do circuito de Interlagos, numa batalha limpa e muito disputada, como são as melhores brigas da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.

A chuva no fim da tarde acabou adiando o quali da Sprint Trophy, que será realizado no domingo antes das atividades que já estavam programadas para o último dia da etapa.

As corridas

Carrera Cup

O pole Pedro Aguiar foi acossado por dentro por Christian Hahn, que largou de terceiro, e por fora por Marcal Muller, que partiu ao seu lado na primeira fila. Ele ficou ensanduichado e, na tomada do S do Senna, Lineu Pires e Werner Neugebauer tiveram contato. 

O incidente na frente do pelotão acabou causando outros entreveros, com Marcos Regadas, Rouman Ziemkiewicz, Gustavo Zanon, Rodrigo Mello, Nelson Monteiro e Bruno Campos ficando pelo caminho na primeira volta.

Aguiar aplicou um X sobre Hahn e retomou a liderança. Muller era segundo colocado. Peter Ferter e Franco Giaffone completavam o top5 na primeira volta, completada sob regime de safety-car. Quem escapou ileso e avançou bem foram Ferter, de 11º para quarto, e Miguel Paludo, saltando de 14º no grid para sétimo ao término da volta inicial.

A relargada veio na abertura da volta 6. Aguiar acelerou firme na subida do Café, mas Muller leu a manobra e emparelhou por fora. Ele bancou a trajetória externa no S do Senna e assumiu a liderança com estilo.

Ferter leu bem a manobra e avançou, passando por Hahn e Aguiar na reta Oposta. Então novo entrevero no Laranjinha tirou outros carros da prova. Pedro Aguiar e Hahn tiveram contato. Franco Giaffone tentou desviar e acabou coletado pelo carro acidentado, capotando.

O safety-car novamente foi acionado, com a corrida liderada por Muller. Em segundo, Ferter era o mais bem colocado entre os competidores da classe Sport. Paludo em franca evolução era terceiro, com Alceu Feldmann e Georgios Frangulis completando o top5. Em nono, Gustavo Farah liderava na Rookie.

A relargada veio na abertura da volta 10, com menos de 4 minutos restando na regressiva. Muller saltou bem e deixou Ferter para defender a vice-liderança contra Paludo. Feldmann e Frangulis vinham na mesma balada dos ponteiros.

Mas os cinco postos do pódio seguiam em aberto, com Nelson Marcondes bem rápido. Ele passou Josimar Junior para ser sexto e partiu no encalço de Frangulis. Já pela Rookie, a batalha era pela liderança entre Gustavo Farah e Edu Guedes.

Na volta 11, Paludo chegou a emparelhar com Ferter, mas o #56 fechou a porta. A disputa favoreceu a chegada de Feldmann. Haveria ainda mais uma tentativa, na volta seguinte.

E o piloto do carro #7 tratou de aproveitar. Paludo subiu o Café embutido na traseira de Ferter e freou por último na linha interna do S do Senna. Assim subiu para segundo lugar, coroando uma formidável escalada.

Muller ganhou pela segunda vez no ano. Paludo conservou a liderança do campeonato com o segundo lugar. Em terceiro geral, Ferter selou a vitória na Sport. Feldmann recebeu a bandeirada em quarto. E Nelson Marcondes, na volta final, garantiu a última vaga no pódio ao superar Frangulis. Em décimo, Farah venceu na Rookie.

Sprint Challenge
Os competidores da segunda fila tiveram mais ação que Miguel Mariotti e Seba Malucelli, que largaram na primeira. Caio Castro saltou de terceiro para a liderança com bela manobra, no que foi acompanhado por Gerson Campos, avançando de quarto para segundo ao bancar trajetória por fora em um 3-wide na tomada do S do Senna.

No término da primeira volta, o top5 indicava Caio Castro, Gerson Campos, Celio Brasil (liderando na Sport), Miguel Mariotti e Malucelli. Em oitavo, Claudio Simão liderava na Rookie.

Então Caio Castro e Gerson Campos protagonizaram um dos mais belos e limpos pegas da temporada. Os carros trocaram de posição seguidas vezes em três trechos diferentes da pista, até que o #82 prevaleceu freada do Lago. Celio Brasil seguiu de perto, mas não conseguiu seguir Gerson para passar o #22.

Na abertura da volta 6, Gerson já tinha livrado 0.722s sobre Caio. Àquela altura, além da queda da luz natural, começavam a se notar trechos mais úmidos em partes da pista.

O safety-car então foi acionado, para resgate do carro #84, acidentado no fim da reta Oposta. Brasil havia passado Caio, mas devolveu a posição, e o top5 indicava: Gerson, Caio, Celio Brasil, Mariotti e Malucelli. Pela Rookie a liderança era de Caio Chaves, em nono.

A garoa apertou enquanto os carros seguiam comboiados pelo carro de segurança e logo virou chuva grossa. Os carros seguiram em marcha lenta atrás do safety. 

Por questão de segurança, a direção de prova acionou a quadriculada, determinando a primeira vitória de Gerson Campos no campeonato de sprint. Caio Castro, Brasil, Mariotti e Malucelli completaram o pódio. A vitória na Sport ficou com Brasil, enquanto, em nono, Caio Chaves ganhou mais uma na Rookie.

O que eles disseram:

“Acho que o grande lance da corrida foi antes da manobra sobre o Pedrinho. Fizemos a primeira curva e veio uma bigorna que ia dar no meio do meu carro e consegui tirar e salvar. Depois passar por fora o Pedrinho na relargada foi positivo e consegui felizmente realizar a manobra e vencer. Amanhã largando na frente e com chance de chuva é muito favorável e podemos somar mais pontos importantes. Dedico esta vitória à minha esposa que está em casa com 8 meses e meio de gravidez. É uma grande companheira, que está sempre comigo nas corridas”
Marçal Muller

“Foi um dia positivo. Cometi um erro no quali. Tivemos problema no carro e fui para o carro reserva. Então minha primeira volta no carro foi no Q1 e acabei subindo duas marchas no Lago. Isso me tirou 0.8s, o que me colocaria em terceiro ou quarto, na segunda fila. Então sabia que, a partir daí, eu precisaria remar e me recuperar para manter o campeonato vivo. Hoje foi um dia atípico, com tudo o que aconteceu na corrida. Então felizmente eu estava no lugar certo na hora certa e capitalizamos muito bem com o segundo lugar. Acho que se a prova fosse um pouco mais longa talvez eu teria ritmo para brigar com o Marçal. Mas foi muito bom e amanhã largamos da primeira fila ao lado dele e vamos procurar manter a liderança e chegar para decidir o título na F1 mais líder que nunca”
Miguel Paludo

“Foi top! Um sábado especial. Larguei no meio do pelotão, o que não é o ideal, mas sabia que tinha um carro bom. O pessoal se enroscou no início e avancei algumas posições. Vamos amanhã torcer para fazer uma boa corrida e ganhar o campeonato. Discordo da punição que levei em Portugal, eu era líder do campeonato e caí para segundo. Mas acho que agora recuperei bem e vamos brigar pelo título”
Peter Ferter

“Foi uma corrida com o coração na boca! Eu dei sorte também. É claro que tem competência, mas dei sorte. É muito difícil ler a pista e entender para que lado vão escapar os carros batidos, mas eu consegui reagir rápido e por sorte escolhi o lado certo e consegui passar por todo mundo”
Gustavo Farah

“Lá dentro do carro eu estava pensando que quem estava assistindo deveria estar se divertindo. Lá dentro, quem está sofrendo a pressão tem que se preocupar muito com o retrovisor durante a prova.
Começamos muito juntos, eu e o Caio largamos bem e tivemos uma disputa muito limpa na corrida. Entendi nas primeiras voltas como estavam os nossos ritmos e tivemos uma disputa de altíssimo nível. Quando começou a chuva a gente não sabia se teria relargada, mas estava muito escuro na pista e estava torcendo para não relargar com pneus de chuva. Hoje foi uma bela disputa e amanhã tem muito mais para todos nós.”
Gerson Campos

“Acho que é uma pena o fim na chuva, mas ao mesmo tempo todo mundo trouxe os brinquedos pra casa em segurança. Acredito que, de todas as corridas que eu já fiz aqui e mesmo em outros autódromos, esta foi a mais diversificada em relação às condições e adversidades! Teve uma hora em que eu não estava mais enxergando e o que eu e o Gerson fizemos, modéstia à parte, foi uma disputa muito bonita. Tinha que ter um prêmio ‘Puskas’ do automobilismo para batalhas como essas e, de fato, foi muito merecida a vitória dele, a primeira dele na sprint. Eu estava muito preparado e ele tinha que estar muito, muito bom para passar. Meus parabéns para o Gerson, que é um piloto que eu acompanho desde o kart”
Caio Castro

“Garanti o resultado no início. Vim de uma semana não muito legal, mas coloquei a cabeça e o foco na corrida e larguei bem. Na largada estava bem preparado atento para a luz vermelha dentro do carro e quando deu o início estava com o cano cheio. Então pude achar um lugar no meio do bolo para encaixar o terceiro lugar e depois veio a chuva e foi isso. Estou muito feliz com mais um bom resultado.”
Celio Brasil

“Foi um sábado maravilhoso, um fim de semana que vem se desenvolvendo muito bem. A gente vem evoluindo bastante, com boas posições nos classificatórios. Nesta corrida acabei largando um pouco mal, mas consegui recuperar durante a prova. E isso é só o começo, vamos embora!”
Caio Chaves

“Conseguimos uma classificação muito boa, tanto para hoje quanto amanhã, com as duas podes. Sabíamos que a qualquer momento poderia cair uma chuva e foi bem na hora da corrida. Na largada hoje eu acabei vacilando um pouco e perdi três posições. Vamos ver o que dá para melhorar amanhã para trazer a vitória largando na pole de novo. Mas, para o campeonato, considerando os descartes reassumimos a liderança então tenho o que comemorar e amanhã vamos trabalhar para festejar mais ainda”
Miguel Mariotti

Resultados
Carrera Cup
1. #544. Marçal Muller 27:50.467
2. #7. Miguel Paludo +1.983
3. #56. Peter Ferter (S) +3.169
4. #1. Alceu Feldmann +3.560
5. #199. Nelson Marcondes (S) +5.688
6. #88. Georgios Frangulis (S) +5.797
7. #77. Francisco Horta (S) +9.208
8. #27. Josimar Junior (S) +9.346
9. #14. Carlos Campos (S) +9.697
10. #84. Gustavo Farah (R) +12.321
11. #70. Lucas Salles +13.425
12. #22. Raijan Mascarello (S) +13.946
13. #9. Edu Guedes (R) +14.362
14. #51. Israel Salmen (R) +17.678
15. #12. Marco Pisani (R) +22.110
16. #25. Paulo Sousa (R) +24.627
17. #85. Eduardo Menossi (R) +24.923
18. #60. Ramon Alcaraz (R) +25.521
19. #74. Piero Cifali (R) +33.282
DNF
#888. Lineu Pires (S)
#26. Christian Hahn
#8. Werner Neugebauer
#20. Pedro Aguiar
#87. Nelson Monteiro (S)
#3. Franco Giaffone
#17. Marcos Regadas (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#29. Rodrigo Mello
#33. Bruno Campos (R)
#24. Gustavo Zanon (R)
(S) Sport / (R) Rookie

Sprint Challenge
1. #82. Gerson Campos 20:00.338
2. #22. Caio Castro +0.575
3. #139. Celio Brasil (S) +1.375
4. #21. Miguel Mariotti +3.637
5. #100. Sebá Malucelli (S) +5.493
6. #66. Sadak Leite +6.768
7. #3. Cristian Mohr +7.968
8. #2. André Rosário +9.139
9. #54. Caio Chaves (R) +10.531
10. #1. Alceu Feldmann Neto (R) +11.744
11. #72. Antonella Bassani +13.290
12. #58. Claudio Simão (R) +15.911
13. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +17.451
14. #23. Leonardo Herrmann (S) +27.860
15. #99. Wagner Pontes (R) +29.188
16. #32. Matheus Roque (S) +31.302
17. #177. Lucas Locatelli (R) +33.212
18. #9. Claudio Reina (R) +35.035
19. #71. SangHo Kim (S) +36.812
20. #38. Eric Santos (R) +38.725
DNF
#84. Fabrício Simões (R)
#7. Luiz Souza (S)
(S) Sport / (R) Rookie

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 6 – Interlagos:
Domingo, 25 de agosto:
09:00 – 09:15 – Quali – Sprint Trophy
10:30 – 10:53 – Corrida (20 minutos + 1 volta) – Sprint Trophy
14:00 – 14:28 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
14:39 – 15:07 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

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