Porsche Cup C6 Bank Mastercard: Com direito a recorde, Nicolas Costa vence de ponta a ponta em Goiânia e assume a liderança da Carrera Cup

Cristian Mohr também converte pole em vitória e prevalece na Sprint Challenge

Nicolas Costa foi o nome da abertura da terceira etapa do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Goiânia. Estreante na Carrera Cup, o piloto carioca do carro #999 abriu o dia conquistando a pole com direito a recorde absoluto da categoria em Goiânia e, a seguir, liderou todas as voltas da corrida. Ele assumiu a liderança do campeonato por três pontos de vantagem e é o primeiro competidor da classe a repetir vitória no ano.

Marçal Muller terminou a corrida em segundo, depois de largar na quarta posição no grid. Ele é o novo vice-líder do campeonato como consequência. Outro que pontuou bem no Autódromo Internacional Ayrton Senna foi Werner Neugebaer, com o terceiro lugar na corrida. Ele avançou de sexto para quarto na pontuação do campeonato.

Com danos em seus carros, Miguel Paludo e Alceu Feldmann, que vinham nas duas primeiras posições da tabela de classificação, ficaram zerados nos pontos neste sábado e partem do fundo do grid na prova de domingo.

Pela Sprint Challenge o pole Cristian Mohr também converteu a posição de honra no grid em vitória, depois de liderar todas as voltas. O segundo colocado foi Marcelo Tomasoni, que segue firme no topo da tabela de pontos.

Antonella Bassani foi um dos destaques da corrida. A adolescente largou em nono e recebeu a bandeirada em terceiro lugar.

A programação de domingo será aberta com a Carrera Cup, cuja largada está marcada para 13h30. As provas são exibidas ao vivo pelo Sportv 2, Acelerados e Bandsports, além dos canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em sua plataforma digital.

 

As corridas

Carrera Cup

O pole Nicolas Costa foi ameaçado por Werner na curva 1, mas sustentou bem a linha interna para manter a liderança. Marçal Muller saltou de quarto para terceiro. Lucas Salles (liderando na Sport) e Rodrigo Mello fecharam a primeira volta dentro do top5. O giro inicial teve ainda uma bela manobra de Peter Ferter, ultrapassando Miguel Paludo pelo sétimo lugar. Já pela classe Rookie, João Barbosa passou o pole Gustavo Farah e era o líder com o 19º posto no geral.

Muller abriu a quarta volta emparelhado com Werner e assumiu a segunda posição no fim da reta. Mais atrás, Ferter e Paludo perderam ritmo, com o heptacampeão forçado a recolher o Porsche #7 aos pits para troca de pneu.

Na abertura da volta 8, Barbosa e Farah cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0.009s. Eles cruzaram a reta emparelhados, com Barbosa por fora freando mais tarde para conservar a liderança na Rookie e o 15º lugar na prova.

Muller foi descontando frações de segundo seguidamente nas voltas 8, 9, 10 e 11, quando alcançou Costa para disputar a liderança. Mas o novato não daria brecha para um ataque efetivo.

Na volta 13, os carros de Alceu Feldmann e Rodrigo Mello resvalaram em luta pela quinta posição. O carro da TAG Heuer então atravessou a freada e saiu da pista com o pneu dianteiro esquerdo danificado. Feldmann entrou nos pits a seguir e abandonou, enquanto Mello seguiu normalmente.

A dois minutos da volta final, o pega da corrida era a disputa pela sétima posição, envolvendo Lineu Pires, Nelson Monteiro e Georgios Frangulis. Pires foi espremido na freada da reta principal, mas não recuou do ataque. Ele ultrapassou os dois concorrentes, mas carregou muita velocidade para dentro da curva 1 e acabou sem a melhor trajetória, o que permitiu o troco de Monteiro.

Costa levou a bandeirada com segurança, liderando de ponta a ponta para assumir o primeiro lugar na tabela de pontos. Muller foi segundo, 0.592s atrás. Werner recebeu a quadriculada em terceiro. Em quarto, Lucas Salles venceu na classe Sport. E Rodrigo Mello completou o pódio geral depois de se defender com habilidade de um ataque de Franco Giaffone nas voltas finais. João Barbosa defendeu a 13ª posição com valentia, vencendo na Rookie com 0.505s de vantagem sobre Farah.

Após a cerimônia de pódio, Costa sorteou o número 7, determinando a respectiva inversão de grid para domingo. Assim Lineu Pires parte da posição de honra e o novo líder do campeonato em sétimo lugar.

 

Sprint Challenge

O pole Cristian Mohr sustentou a liderança na largada, enquanto Marcelo Tomasoni saltou de quinto para segundo. Josimar Junior caiu de segundo para terceiro. Carlos Campos sustentou a quarta posição e a liderança na Sport. E Miguel Mariotti completou o top5 ao término da primeira volta. Pela Rookie, a liderança era de Celio Brasil, com o 13º lugar no geral.

Antonella Bassani surpreendeu Mariotti na freada do Grampo e assumiu o quinto lugar na volta 4. Na seguinte, tentou atacar Campos no mesmo ponto, mas o #14 foi hábil para fechar a porta.

Na sétima volta, ele rodou na entrada da reta, retornando à pista em décimo. Antonella herdou o quarto lugar e, Gustavo Zanon, em sexto, a liderança na classe Sport.

Na volta 9, pressionado por Antonella, Josimar Junior escapou da pista na tomada da curva 1. Ele retornou em quinto, perdendo posições para a adolescente e para Mariotti. Logo atrás, Zanon caiu de sexto para décimo e acabou recolhendo o #33 para o box. Sadak Leite assumiu a liderança na Sport como consequência. Em décimo, Celio Brasil sustentava a dianteira na classe Rookie desde o início.

Nas voltas 10, 11 e 12, Tomasoni foi reduzindo a vantagem de Mohr. A diferença chegou a cair para menos de 1s na volta 14, mas o #3 logo respondeu para assegurar sua primeira vitória em 2023.

Tomasoni segue na liderança do campeonato com o segundo lugar. Antonella terminou em terceiro, com Mariotti e Josimar completando o pódio. Leite em sexto venceu pela Sport, enquanto Celio Brasil confirmou sua vitória na Rookie com o nono lugar no geral.

Após o pódio, Mohr sorteou o número 6, determinando a inversão do grid para domingo. Ele assim sai por fora na terceira fila, com Sadak Leite na pole.

 

 

O que eles disseram:

 

“Bem, não sabia nem que eu estava na liderança do campeonato. É muito bem-vindo depois do problema mecânico que a gente teve no Velocitta, que custou alguns pontos, mas o ritmo sempre esteve aí. Aqui o crucial era a largada, que foi muito apertada; eu e Werner chegamos a nos tocar, mas tudo dentro da regra. Tentei imprimir um ritmo bom, mas sem torrar muito os pneus, controlando a distância para o Marçal. O carro estava ótimo, mérito da equipe que fez um excelente trabalho. O Marçal tentou muito, mas eu estava controlando ali e tinha guardados um ou dois décimos se eu precisasse acelerar mais. Não era muita coisa, porque ele estava acelerando. Mas de qualquer maneira, estou muito feliz com a vitória. Goiânia é um lugar muito especial para mim e competir aqui, vencer e fazer a pole position é um sonho.”

Nicolas Costa

 

“Quando a gente vem de uma boa classificação, já dá mais confiança. A equipe está de parabéns, o carro estava muito bom. Só tenho a agradecer ao meu coach, Ricardinho Maurício, ao meu mecânico Diego, ao meu engenheiro Rafael, foi tudo perfeito, fantástico. Parabéns para eles e para todos os patrocinadores que estão aqui. Queria dedicar a vitória ao meu pai, que quase morreu há quase dois meses. Hoje ele tá em casa assistindo à corrida. Te amo, pai.”

Cristian Mohr

 

“Essa é uma pista maravilhosa, sempre dá muito prazer em guiar aqui, sobretudo nesse carro. Foi um dia muito bom, uma classificação muito forte. Na corrida deu tudo certo, não tenho do que reclamar. Estou muito feliz com o resultado.”

Lucas Salles

 

“Essa é uma pista maravilhosa, sempre dá muito prazer em guiar aqui, sobretudo nesse carro. Foi um dia muito bom, uma classificação muito forte. Na corrida deu tudo certo, não tenho do que reclamar. Estou muito feliz com o resultado.”

João Barbosa

 

“Na largada, eu vinha na quarta colocação e tinha focado que o segundo lugar era uma ótima posição para terminar a corrida. Mas no meio da prova comecei a enxergar chances de vencer e comecei a chegar no Nicolas, mas vindo de trás desgastei muito meus pneus e faltou no fim. Mas é isso aí, estou bem feliz, bem contente. Estamos vivos no campeonato.”

Marçal Müller

 

“A corrida poderia ter sido muito melhor, tivemos um problema no pneu tarseiro esquerdo, provavelmente com umidade dentro do pneu que fez a pressão estourar e o carro perder bastante rendimento. Não tinha muito o que fazer, mas conseguimos bons pontos para o campeonato. Amanhã vamos largar de quinto e tentar ganhar alguma posições para tentar diminuir a diferença no campeonato.”

Werner Neugebauer

 

“Estava na expectativa de ir bem na classificação, mas perdi a primeira volta e tive problemas no carro na segunda. Depois ainda peguei trânsito. Isso matou minha classificação no Q1 e não fui para os dez primeiros. Acabei largando em 11º, mas a escalada foi perfeita. No fim a corrida foi excelente. Consegui sair de 11º para sexto, e fui primeiro na Sport. Foi uma baita prova de recuperação. Estou muito feliz. O resultado foi fantástico. A boa notícia é que amanhã largo na pole. Amanhã tem mais.”

Sadak Leite

 

“Foi uma corrida muito disputada. Larguei em nono, tive uma boa recuperação na largada, quando subi para a sexta posição. E fui recuperando o resto na corrida. Estava com um ritmo muito forte, a gente já via isso desde o treino, só que na classificação não consegui encaixar muito bem uma volta. Então sabia que na corrida iria vir muito forte e cheguei em terceiro. Foi uma baita corrida. Tenho que agradecer, porque é o que a gente esperava aqui para Goiânia. A intenção é terminar amanhã também entre os 3 primeiros para brigar pelo campeonato na classificação.”

Antonella Bassani

 

“Fico sabendo do resultado só quando acaba. Faço meu ritmo, minha linha e o resultado vem de maneira constante. Estou muito feliz, principalmente porque a gente não vem de bons resultados, graças a Deus, e agora confirmou que o azar ficou para trás mesmo. Vamos pra cima!”

Célio Brasil

 

“O Mohr estava forte hoje. A gente fez de tudo. A diferença ficava oscilando entre um segundo, sete décimos… Mas o carro dele estava tracionando muito bem hoje. Foi o que deu. O Mohr está de parabéns. Quando não dá, não dá. E quando dá a gente vai pra cima. Mas o segundo lugar é importante pro campeonato. Peguei um retardatário complicado no final e acabei me conformando com o segundo lugar. Vamos pra amanhã, a gente tem outro pneu zero, que eu poupei no Q1, então a chance é grande. E o campeonato é o que importa, né? Só lembro que no final os resultados do meio são só o caminho, então o segundo de hoje dá mais um up para a gente. Vamos embora.”

Marcelo Tomasoni

 

Resultados
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa 26:48.239
2. #544 Marçal Muller +0.592
3. #8 Werner Neugebauer +6.773
4. #70 Lucas Salles* +11.217
5. #29 Rodrigo Mello +14.455
6. #3 Franco Giaffone* +14.618
7. #888 Lineu Pires* +18.925
8. #88 Georgios Frangulis* +21.186
9. 87 Nelson Monteiro* +23.122
10. #199 Nelson Marcondes* +27.761
11. #555 Ayman Darwich* +29.094
12. #800 Raijan Mascarello* +29.446
13. #121 João Barbosa** +32.444
14. #84 Gustavo Farah** +32.949
15. #33 Bruno Campos** +33.872
16. #77 Francisco Horta* +34.185
17. #25 Paulo Sousa** +38.920
18. #9 Edu Guedes** +39.383
19. #56 Peter Ferter* +39.661
20. #80 Rouman Ziemkiewicz* +45.704
21. #85 Eduardo Menossi* +48.249
22. #17 Ricardo Fontanari* +51.198
23. #74 Piero Cifali** +1:17.230
24. #99 Nasser Aboultaif** +1:20.433
25. #7 Miguel Paludo -1 volta
DNF
#1 Alceu Feldmann
*Sport
**Rookie

Sprint Challenge
1. #3 Cristian Mohr 27:41.626
2. #5 Marcelo Tomasoni +4.765
3. #72 Antonella Bassani +7.041
4. #21 Miguel Mariotti +15.079
5. #77 Josimar Junior +15.548
6. #66 Sadak Leite* +19.317
7. #16 Antonio Junqueira* +26.887
8. #15 Artur Ramos* +34.580
9. #139 Célio Brasil** +35.026
10. #57 Ramon Alcaraz* +37.718
11. #14 Carlos Campos* +42.468
12. #100 Sebá Malucelli* +53.908
13. #7 Luiz Souza** +1:06.078
14. #19 Walter Lester* +1:10.112
15. #58 Claudio Simão** +1:19.293
16. #38 Eric Santos** +1:27.597
17. #1 Urubatan Junior – 1 volta
18. #55 Marco Tulio** – 1 volta
19. #10 Americo Lanzoni – 1 volta
DNF
#33 Gustavo Zanon*
#88 Eduardo Taurisano
DQ
#133 Israel Salmen* +0.387
*Sport
*Rookie

Campeonatos*
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa, 99 pontos
2. #544 Marçal Muller, 96
3. #7 Miguel Paludo, 91
4. #8 Werner Neugebauer, 89
5. #1 Alceu Feldmann, 83
6. #88 Georgios Frangulis, 79
7. #70 Lucas Salles, 69
8. #800 Raijan Mascarello, 60
9. #87 Nelson Monteiro, 57
10. #888 Lineu Pires, 54
11. #26 Rodrigo Mello, 49
12. #199 Nelson Marcondes, 48
13. #3 Franco Giaffone, 40
14. #555 Ayman Darwich, 40
15. #84 Gustavo Farah, 38
16. #121 João Barbosa, 36
17. #77 Francisco Horta, 34
18. #9 Edu Guedes, 31
19. #85 Eduardo Menossi, 26
20. #17 Ricardo Fontanari, 24
21. #56 Peter Ferter, 19
22. #33 Bruno Campos, 16
23. #80 Rouman Ziemkievicz, 13
24. #25 Paulo Sousa, 9
25. #74 Piero Cifali, 6
26. #99 Nasser Aboultaif, 1

Carrera Cup Sport
1. #88 Georgios Frangulis, 68 pontos
2. #70 Lucas Salles, 58
3. #888 Lineu Pires, 42
4. #800 Raijan Mascarello, 37
5. #87 Nelson Monteiro, 36
6. #3 Franco Giaffone, 35
7. #199 Nelson Marcondes, 31
8. #555 Ayman Darwich, 25
9. #77 Francisco Horta, 22
10. #17 Ricardo Fontanari, 14
11. #85 Eduardo Menossi, 14
12. 56 Peter Ferter, 7
13. #80 Rouman Ziemkievicz, 6

Carrera Cup Rookie
1. #84 Gustavo Farah, 71
2. #121 João Barbosa, 68
3. #9 Edu Guedes, 67
4. #74 Piero Cifali, 34
5. #33 Bruno Campos, 34
6. #99 Nasser Aboultaif, 30
7. #25 Paulo Sousa, 20

Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 117 pontos
2. #3 Cristian Mohr 109
3. #16 Antonio Junqueira 93
4. #72 Antonella Bassani 92
5. #1 Urubatan Junior 80
6. #21 Miguel Mariotti 77
7. #66 Sadak Leite 71
8. #100 Seba Malucelli 70
9. #77 Josimar Junior 54
10. #15 Artur Ramos 52
11. #14 Carlos Campos 40
12. #33 Gustavo Zanon 37
13. #57 Ramon Alcaraz 36
14. #71 SangHo Kim 36
15. #7 Luiz Souza 34
16. #139 Célio Brasil 30
17. #133 Israel Salmen 28
18. #38 Eric Santos 26
19. #002 Junior Dinardi 25
20. #19 Walter Lester 25
21. #10 Americo Lanzoni 22
22. #222 Gabriel Vallone 13
23. #14 Andre Gaidzinski 9
24. #58 Claudio Simão 8
25. #55 Marco Túlio 5

Sprint Challenge Sport
1. #16 Antonio Junqueira 75
2. #66 Sadak Leite 53
3. #100 Seba Malucelli 44
4. #15 Artur Ramos 37
5. #33 Gustavo Zanon 28
6. #14 Carlos Campos 28
7. #57 Ramon Alcaraz 26
8. #71 SangHo Kim 20
9. #139 Célio Brasil 18
10. #002 Junior Dinardi 16
11. #19 Walter Lester 12
12. #133 Israel Salmen 11
13. #7 Luiz Souza 9
14. #38 Eric Santos 7
15. #14 Andre Gaidzinski 4
16. #222 Gabriel Vallone 4
17. #58 Claudio Simão 3
18. #10 Americo Lanzoni e #55 Marco Túlio 0

Sprint Challenge Rookie
1. #7 Luiz Souza 61
2. #133 Israel Salmen 53
3. #139 Célio Brasil 51
4. #38 Eric Santos 47
5. #10 Americo Lanzoni 41
6. #222 Gabriel Vallone 23
7. #58 Claudio Simão 13
8. #55 Marco Túlio 9

(*) Pontuações calculadas conforme os resultados de pista, antes das deliberações dos comissários pós prova

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 4 – Goiânia:
Domingo, 4 de junho
13:30 – 13:58 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta) – Carrera Cup
14:09 – 14:37 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta) – Sprint Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Foto: Luca Bassani

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*