Último no grid de sábado no Velocitta, Urubatan Junior é o 4º vencedor diferente também na Sprint Challenge
A Porsche Cup C6 Bank Mastercard coroou no Velocitta os quartos vencedores diferentes em quatro corridas na Carrera Cup e na Sprint Challenge.
Alceu Feldmann avançou de segundo no grid para a liderança na tomada da primeira curva e liderou de ponta a ponta. Com o resultado ele avançou para terceiro na classificação do campeonato, atrás de Christian Hahn e do líder Marçal Müller.
O heptacampeão Miguel Paludo e o vencedor de sábado, Enzo Elias, completam o top5.
Na Sprint Challenge Urubatan Junior teve um autêntico “Sunday drive”, liderando todas as voltas apesar de seguidas intervenções do safety-car abreviarem a margem que vinha abrindo a prova toda. A jornada teve requintes de superação, uma vez que o carro #1 saiu da última posição do grid na véspera, avançando para sétimo e fazendo valer a regra do grid invertido no domingo.
Outro protagonista de uma formidável recuperação foi Ramon Alcaraz, vencedor na Sport. Ele cumpriu drive-thru por queima de largada durante uma das passagens do safety-car e foi obrigado a pagar a punição uma segunda vez. Mas a última intervenção do carro de segurança devolveu o #55 à disputa.
Já Piero Cifali sobreviveu uma prova conturbada na classe Trophy e venceu pela primeira vez na categoria.
Na tabela de pontos da Sprint Challenge, o nome que desponta no alto é o de Raijan Mascarello, seguido por Ayman Darwich e Nelson Marcondes.
A Porsche Cup C6 Bank Mastercard tem agora um intervalo de sete semanas. Interlagos recebe a terceira etapa nos dias 11 e 12 de junho.
As corridas
Carrera Cup
O pole Renan Pizii acabou superado por Alceu Feldmann na tomada da curva 1. Marçal Müller e Enzo Eilas atacaram bem pela linha interna, avançando. O top5 no fim da primeira volta apontava Feldmann, Muller, Pizii, Enzo e Hahn.
Mas o nome da fase inicial da prova era Werner Neugebauer, conquistando nada menos que 12 posições em três voltas. Ele largou do fundo do grid e já figurava em décimo na abertura da quarta volta.
Pela classe Sport, Franco Giaffone liderava com o sétimo lugar no geral. Na classe Rookie, o líder era Nelson Monteiro.
Com 10 minutos de prova, Alceu conseguiu livrar margem superior a 1s sobre Müller, que passava a receber ataque de Pizii.
Na volta 11 Hahn atacou Elias e Paludo tentou acompanhar na entrada da reta. Mas o #7 destracionou e acabou rodando. Hahn então concretizou a ultrapassagem sobre o #73 e sobre Pizii. O #16 a seguir passou reto na tomada do Saca-Rolha, cedendo a posição também para Elias ao retornar ao traçado regular.
Na fase final da corrida o top5 estabilizou as margens na casa de 1.5s entre os carros, com os pilotos levando as máquinas com segurança até a bandeirada. Feldmann selou mais uma vitória e, com o segundo lugar, Müller se isolou na liderança dos pontos.
A vitória na Sport ficou com Franco Giaffone, sexto colocado no geral. E Nelson Monteiro, com o 12º lugar, venceu na Rookie.
Sprint Challenge
O pole Urubatan Junior segurou a dianteira à frente de Ricardo Fontanari, Raijan Mascarello e Ayman Darwich. Gustavo Zanon foi tocado por Andre Gaidzinski na parte intermediária do grid e atravessou a pista.
Josimar Junior, em décimo, abriu a corrida liderando na Sport. Em 13º, Nasser Aboultaif era o melhor Rookie.
Com cinco voltas completadas, Urubatan havia aberto 7.892 sobre Fontanari. Este segurava um pelotão que vinha compacto até o nono colocado, Caio Castro.
Na sexta volta, Darwich passou Fontanari, que a seguir foi atacado também por Mascarello e Tomasoni.
O safety car então foi acionado após contato entre os carros de Aboultaif e Piero Cifali na volta 7, em disputa pela liderança na classe Rookie.
A corrida relargou para um sprint de 10 minutos. Urubatan mais uma vez sustentou a ponta. Fontanari surpreendeu Ayman para ser segundo. Tomasoni passou Mascarello na freada para o Saca-Rolha, assumindo o quarto lugar.
Na volta 11, Guilherme Bottura passou Josimar Junior por fora, avançando para décimo no geral e líder na Sport. Pela Rookie, o único carro que seguia na pista era o #7, de Cifali.
Na volta 12, Cristian Mohr ficou na barreira de pneus na curva 1, determinando mais uma intervenção do carro de segurança. O carro de Bottura perdeu rendimento antes da relargada, sendo forçado a recolher para box.
Urubatan seguiu soberano quando veio a bandeira verde. Fontanari tentou pressionar na Caipirinha. Daniel Correa e Tomasoni então se tocaram duas vezes no Saca-Rolha, com Nelson Marcondes abortando a curva para evitar o entrevero.
Na volta final, Correa ainda conseguiu mais duas posições: passou Mascarello e Darwich. Mas o #69 e o #555 se tocaram no Saca-Rolha, com o maranhense levando a pior.
Na bandeirada Urubatan prevaleceu com autoridade, seguido por Fontanari, Darwich, Mascarello e Caio Castro. Ramon Alcaraz em sétimo venceu na classe Sport. Cifali, em 11º, venceu na Rookie.
O que eles disseram:
“Tínhamos o carro mais rápido em Goiânia e infelizmente deixei a vitória escapar. Vim com tudo para o Velocitta, tive problemas no quali por não passar pneu. Ontem deu tudo errado, mas hoje consegui andar bem e vencer a corrida aqui.”
Alceu Feldmann
“Fim de semana de altos e baixos, viramos boas voltas nos treinos, mas no quali não achamos essa volta. Ontem a corrida foi de sobrevivência após o furo do pneu na volta de apresentação. Hoje consegui salvar um ótimo segundo lugar que me colocou na liderança, o que é importante para almejar o título no fim do ano.”
Marçal Muller
“A disputa com o Marçal tem sido muito boa, ele está muito forte, andando bem desde a primeira etapa. Tentei acompanhar ele na corrida, mas o ritmo estava muito forte, ele sabe se adaptar bem em todas as condições. Sou forte em Interlagos, mas depois duas pistas desconhecidas, o campeonato não vai ser fácil. Pensava em uma vitória ontem, mas ela não veio. Conseguimos bons pontos ontem e hoje, feliz pelo desempenho, mas fica o gostinho amargo de não ter vencido ontem.”
Christian Hahn
“Acredito que foi uma boa etapa e com uma boa soma de pontos. Todos estavam rápidos na corrida. Um toque com o Marçal me fez perder um pouco de velocidade, mas, mesmo assim consegui imprimir um bom ritmo. Perdi a posição quando tentava a manobra no Pizii, consegui manejar para seguir em P4, vamos ver se alguma coisa se altera com punições após a corrida. Voltamos ao campeonato após o furo de pneu em Goiânia. Importante se manter subindo ao pódio para chegar vivo na disputa do título.”
Enzo Elias
“Eu e o Alceu trocamos algumas informações antes da corrida, era uma pista nova para mim e ele me deu ótimas dicas, deu certo para nós dois e cada um venceu em sua categoria. É uma pista muito técnica, mas apaixonante.”
Franco Giaffone
“Foi uma jornada incrível, pelo campeonato essa vitória foi excelente, ontem falei que precisava vencer a corrida e hoje a vitória veio. Resultado importante para mim e para o campeonato, ainda posso andar na frente.”
Nelson Monteiro
“Antes da corrida o Berti [diretor de prova] brincou falando se queria a corrida com ou sem emoção, pior escolha a emoção. Acho que furei o pneu na última relargada, mas consegui manejar e trazer essa vitória na última prova da etapa, foi merecida depois da corrida incrível.”
Urubatan Jr
“O fim de semana só não foi perfeito por não ter vencido a corrida de hoje. A corrida de hoje era subir no pódio pelas ambições do campeonato. Muito risco para tentar chegar mais perto da vitória, hoje tive que ser conservador para pontuar bem visando o título que é o grande objetivo, tenho que seguir neste ritmo até o fim, brigar pelas vitórias certas e subir ao pódio sempre.”
Raijan Mascarello
“Foi uma corrida dura e difícil, tomei um toque na largada que me tirou o espelho retrovisor, tomei punição, cumpri a punição, tive que passar no drive-thru mais uma vez, mas deu tudo certo.”
Ramon Alcaraz
“Fiz uma boa etapa nesta volta, Paludo brincou comigo sobre o tempo sem andar, mas consegui uma boa tomada de tempo e andar bem. Feliz em voltar, o carro é muito gostoso e me adaptei bem.”
Ricardo Fontanari
“Foi um excelente resultado, principalmente para quem começou a andar de carro há menos de um ano. Foi um resultado satisfatório para o começo da minha jornada. Foi uma corrida bem disputada, cheia de aprendizados.”
Piero Cifali
Resultados – Velocitta – Corrida 2
Carrera Cup
1. #1 Alceu Feldmann 27:08.716
2. #544 Marçal Müller +1.318
3. #26 Christian Hahn +1.839
4. #73 Enzo Elias +3.578
5. #16 Renan Pizii +8.810
6. #3 Franco Giaffone* +10.414
7. #20 Pedro Aguiar +12.025
8. #70 Lucas Salles* +15.528
9. #8 Werner Neugebauer +21.132
10. #80 Rouman Ziemkiewicz* +23.674
11. #77 Francisco Horta* +24.819
12. #87 Nelson Monteiro** +25.243
13. #85 Eduardo Menossi* +25.706
14. #5 Sylvio de Barros** +25.961
15. #33 Bruno Campos** +35.229
16. #7 Miguel Paludo +36.004
17. #9 Edu Guedes** +37.159
18. #888 Lineu Pires** +50.383
19. #25 Paulo Sousa** +58.846
20. #44 Gustavo Farah** +1:12.319
DNF
#29 Rodrigo Mello -14 voltas
#88 Georgios Frangulis* -17 voltas
#121 João Barbosa** -17 voltas
DNF
*Sport
**Rookie
Sprint Challenge
1. #1 Urubatan Junior 27:17.866
2. #17 Ricardo Fontanari +3.818
3. #555 Ayman Darwich +7.295
4. #80 Raijan Mascarello +7.461
5. #22 Caio Castro +7.804
6. #199 Nelson Marcondes +8.129
7. #55 Ramon Alcaraz* +11.278
8. #14 Andre Gaidzinski* +12.462
9. #77 Josimar Junior* +12.860
10. #20 Vina Neves +13.265
11. #7 Piero Cifali** +14.198
12. #5 Marcelo Tomasoni +18.866
13. #69 Daniel Correa -1 volta
14. #117 Guiherme Bottura*-4 voltas
DNF
#3 Cristian Mohr -5 voltas
#21 Miguel Mariotti* -6 voltas
#99 Nasser Aboultaif** -9 voltas
#33 Gustavo Zanon** -14 voltas
#11 Marcio Mauro -15 voltas
*Sport
**Rookie
Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller, 72 pontos
2. #26 Christian Hahn, 70
3. #1 Alceu Feldmann, 66
4. #7 Miguel Paludo, 54
5. #73 Enzo Elias, 48
6. #20 Pedro Aguiar, 44
7. #70 Lucas Salles, 39
8. #16 Renan Pizii, 38
9. #3 Franco Giaffone, 34
10. #8 Werner Neugebauer, 21
11. #888 Lineu Pires, 19
12. #87 Nelson Monteiro, 17
13. #80 Rouman Ziemkiewicz, 16
14. #5 Sylvio de Barros, 10
15. #88 Georgios Frangulis, 9
16. #77 Francisco Horta, 8
17. #29 Rodrigo Mello, 6
18. #17 Leonardo Sanchez, 5
#85 Eduardo Menossi, 5
20. #33 Bruno Campos, 1
21. #121 João Barbosa, 0
#9 Edu Guedes, 0
#25 Paulo Sousa, 0
#44 Gustavo Farah, 0
Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 42 pontos
2. #3 Franco Giaffone, 38
3. #77 Francisco Horta, 21
#80 Rouman Ziemkiewicz, 21
5. #88 Georgios Frangulis, 20
6. #85 Eduardo Menossi, 16
Carrera Cup Rookie
1. #888 Lineu Pires, 38 pontos
2. #87 Nelson Monteiro, 36
3. #5 Sylvio de Barros, 27
4. #33 Bruno Campos, 23
5. #121 João Barbosa, 15
6. #9 Edu Guedes, 14
7. #17 Leonardo Sanchez, 13
8. #44 Gustavo Farah, 12
9. #25 Paulo Sousa, 6
Sprint Challenge
1. #80 Raijan Mascarello, 64 pontos
2. #555 Ayman Darwich, 62
3. #199 Nelson Marcondes, 59
4. #1 Urubatan Junior, 48
5. #69 Daniel Correa, 41
6. #3 Cristian Mohr, 38
#5 Marcelo Tomasoni, 38
8. #55 Ramon Alcaraz, 36
9. #20 Vina Neves, 32
10. #17 Ricardo Fontanari, 30
11. #14 André Gaidzinski, 24
12. #22 Caio Castro, 22
13. #117 Guilherme Bottura, 19
14. #77 Josimar Junior, 18
15. #11 Márcio Mauro, 17
16. #7 Piero Cifali, 10
17. #71 SangHo Kim, 8
18. #33 Gustavo Zanon, 7
19. #21 Miguel Mariotti, 6
20. #99 Nasser Aboultaif, 2
21. #78 Rafael Cardoso, 0
Sprint Challenge Sport
1. #55 Ramon Alcaraz, 38 pontos
2. #14 André Gaidzinski, 31
3. #117 Guilherme Bottura, 28
4. #77 Josimar Junior, 24
5. #7 Piero Cifali, 17
6. #33 Gustavo Zanon, 14
7. #71 SangHo Kim, 11
8. #21 Miguel Mariotti, 6
#99 Nasser Aboultaif, 6
10. #78 Rafael Cardoso, 4
Sprint Challenge Rookie
1. #7 Piero Cifali, 35 pontos
2. #33 Gustavo Zanon, 27
3. #71 SangHo Kim, 22
4. #99 Nasser Aboultaif, 14
5. #78 Rafael Cardoso, 8
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.
Foto: Luca Bassani
Por: Luis Ferrari