Porsche Cup C6 Bank Mastercard tem vitórias de Nicolas Costa e Eduardo Taurisano em Interlagos

Estreante do carro #999 só perde o título da Carrera Cup com combinação de resultados envolvendo sua desclassificação no domingo, quando larga da pole

Com uma tocada impecável e vitória de ponta a ponta perante o público do GP São Paulo de F1, Nicolas Costa garantiu o direito de ficar em casa no domingo para ser campeão da Carrera Cup em sua temporada de estreia na Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

O competidor do Porsche #999 venceu pela sexta vez em 11 corridas no ano, sendo a terceira consecutiva. Ele só não será proclamado campeão neste domingo se houver uma improvável combinação de resultados que envolve sua desclassificação –o que mudaria a pontuação a ser descartada, vez que o regulamento determina a eliminação dos dois piores resultados de cada competidor apenas após a 12ª e última bateria do ano.

Maior vencedor da história da categoria, o heptacampeão Miguel Paludo lutou até o final. Recebeu a bandeirada em segundo lugar e parabenizou Costa ainda antes do pódio pela temporada. Alceu Feldmann completou a prova em terceiro, com Werner Neugebauer em quarto e Lucas Salles em quinto.

Salles já havia assegurado matematicamente o título da Carrera Sport em Termas de Río Hondo e confirmou a conquista em Interlagos. Já a vitória na Carrera Rookie ficou com Carlos Campos, sua primeira na categoria dos carros da geração 992.

Pela Sprint Challenge, a vida de Eduardo Taurisano foi facilitada por pane que impediu o pole Cristian Mohr de deixar o box para largada. O competidor do carro #88 venceu pela quarta vez em cinco provas em 2023 e conseguiu abrir vantagem, favorecido por duelo de Marcelo Tomasoni e Antonella Bassani logo atrás de seu carro –os dois disputam o título neste domingo, com o líder do campeonato, Tomasoni, saindo na frente de Antonella.

Pela classe Challenge Sport, a vitória na prova coube a Sebá Malucelli, enquanto Celio Brasil venceu mais uma vez na Rookie e compete neste domingo apenas para sacramentar seu título na classe, caso não receba bandeira preta em combinação de resultado desfavorável.

A programação deste domingo determina a corrida da Challenge às 8h45 e a da Carrera às 9h45. Ambas têm transmissão ao vivo de Band e canais Sportv.

 

As corridas

Carrera Cup

A pista passou por reparos numa área de escape, o que tomou o tempo de cronograma destinado ao quali pela manhã. Assim os pilotos foram ordenados pela ordem de pontuação do campeonato sem descartes –que formará também o grid de domingo.

O pole Nicolas Costa sustentou a linha e Miguel Paludo contornou o S do Senna em segundo. Werner Neugebauer tentou atacar por dentro, Marçal Muller também buscou a linha interna e com isso ficou um flanco aberto por fora, linha aproveitada por Alceu Feldmann para assumir o quarto lugar.

No término da primeira volta, o top5 apresentava: Costa, Paludo, Muller, Feldmann e Lucas Salles (este liderando na Sport).

O safety-car então foi acionado para resgate de quatro carros batidos na segunda perna do S do Senna. Rodrigo Mello foi rodado e ficou atravessado na pista, mas acabou atingido por Paulo Sousa e Josimar Junior acabou coletado também.

A relargada veio na abertura da volta 5, com destaque para ultrapassagem de Werner sobre Salles para ser quinto. O #8 logo alcançou Feldmann, abrindo disputa pelo quarto lugar.

Salles liderava na Sport, com o sexto lugar na prova. Pela classe Rookie, a liderança vinha com João Barbosa, em 14º no geral.

Nos minutos finais, pegou fogo e briga pela classe Sport. Lineu Pires alcançou Salles e trouxe junto Peter Ferter e Georgios Frangulis.

Costa conduziu seu carro até a bandeirada, para vencer pela sexta vez -a terceira consecutiva- e garantir o direito de comparecer no domingo apenas para não levar bandeira preta a fim de ser campeão em sua temporada de estreia. Paludo lutou até o fim, terminando em segundo. Muller perdeu rendimento a duas voltas para o final e abandonou. Assim a disputa entre Feldmann e Werner passou a valer o terceiro lugar, com vantagem para o competidor do carro #1. Salles foi quinto, vencendo mais uma na Sport. Em 14º, Carlos Campos venceu na Rookie pela primeira vez na carreira.

 

Sprint Challenge

O pole Cristian Mohr não conseguiu deixar os pits para a largada e os carros arrancaram em fila indiana liderada por Eduardo Taurisano. Marcelo Tomasoni veio em segundo, seguido por Josimar Junior, Sebá Malucelli e Antonella Bassani. Josimar logo passou Tomasoni e fechou a primeira volta em segundo lugar.

Ainda na primeira volta, contato entre Sadak Leite e Antonio Junqueira fez os dois perderem posições antes de retornarem à pista.

Na terceira volta, Tomasoni ameaçou Josimar no fim da reta Oposta. A tentativa favoreceu a chegada de Malucelli e Antonella e esta acabou passando o carro #100 no Laranjinha para ser quarta colocada.

Tomasoni então passou Josimar na freada do S do Senna e Antonella imediatamente colou no #77. Ela passou o concorrente também na freada do S do Senna, na abertura da volta 5.

Após cinco giros percorridos, a margem de Taurisano na liderança era de expressivos 3.3s. Tomasoni e Antonella vinham separados por 1.1s. Josimar era quarto, com Malucelli em quinto liderando na Sport. Pela Rookie, Marco Tulio era o líder com o nono lugar no geral.

Na oitava volta, Tulio desgarrou no contorno do Laranjinha e assim Celio Brasil herdou a liderança na Rookie. Ele a seguir passou Sang-Ho Kim para ser nono no geral.

Na volta número 9, enquanto Antonella se aproximava de Tomasoni, Miguel Mariotti enquadrava Malucelli pela última vaga no pódio.

Tomasoni abriu a décima volta com margem de 0.6s sobre Antonella, em disputa decisiva para a definição do título de 2023. Na passagem seguinte, a margem caiu para 0.4s, mas o líder do campeonato aparentava controlar a vice-líder, sem permitir um mergulho nas freadas.

Depois de tanto insistir, Mariotti conseguiu passar Malucelli na saída da Junção para ser quinto. O #21 então tratou de buscar Josimar Junior.

Taurisano levou seu Porsche com autoridade até a bandeirada para vencer pela quarta vez no ano. Tomasoni defendeu os ataques de Antonella e ampliou sua margem na liderança com o segundo lugar. Josimar, da mesma forma, neutralizou o assédio de Mariotti e terminou em quarto.

Em sexto, Malucelli venceu na classe Sport. Já Celio Brasil terminou em oitavo e venceu mais uma vez na Rookie, para ficar inalcançável na tabela de pontuação do subcampeonato.

 

O que eles disseram:

“A corrida foi muito boa, larguei bem e consegui abrir nas primeiras voltas. Mesmo após a longa intervenção do safety o ritmo continuava bom e eu consegui sustentar a primeira posição. Acredito que saímos com a libra do pneu um pouco mais alta e isso deu mais ação ao Paludo no final. Me concentrei em não errar. Não estava forçando 100%, para não dar a oportunidade dele me passar. A preocupação era maior em controlar a vantagem que realmente abrir. Foi tudo perfeito, é uma emoção enorme vencer na preliminar da F1, representando a PRIO com toda galera aqui na pista. É um sonho realizado para mim. Estou muito feliz”

Nicolas Costa

 

“Tivemos sorte na largada com o Mohr não largando. Ganhamos uma posição antes mesmo da prova começar e a briga da Antonella com o Tomasoni me ajudou a abrir mais distância. Liderei a corrida e realizei um sonho de ganhar uma corrida no GP do Brasil de Fórmula 1.”

Eduardo Taurisano

 

“Foi uma corrida muito disputada desde o início. Fizemos um ritmo forte antes do safety, a batida forte e a longa intervenção tiraram bastante tempo de prova. Nosso carro se manteve bom, o equilíbrio ficou parelho durante toda a prova. Consegui atacar o Nicolas durante a corrida inteira. Eu era melhor que ele em um setor, ele dava o troco em outro e foi uma disputa bem parelha. Feliz com o resultado, feliz com a performance hoje. É sempre bom vir para a F1 sem o lastro que carregamos o ano todo, a corrida tem outra sensação. O Nicolas mereceu o título conquistado matematicamente hoje, fez um ano perfeito, classificou bem nas primeiras provas do ano e vencia largando na frente as corridas 1, coletando o máximo de pontos nas corridas 2. Foi um prazer a disputa com ele, agora o foco é segurar o vice-campeonato e focar na Endurance ainda este mês.”

Miguel Paludo

 

“Muito bom, fiquei muito feliz hoje. Foi uma corrida bem complicada, no final todos sofreram com os pneus, mesmo após o safety-car entrar e nos poupar algumas voltas. Foi desgastante, mas conseguimos no final.”

Lucas Salles

 

“Sensacional! Primeira vez andando em Interlagos com o 992. Fiz um bom treino ontem, apesar de uma sessão curta pelo cronograma. Hoje sem o quali e as poucas corridas no campeonato, larguei do fundo do pelotão, fiz a corrida com o volante torto após o acidente que aconteceu no S. Ainda sim consegui fazer uma ótima corrida e com um carro muito rápido. Não podia pedir mais do que vencer aqui.”

Carlos Campos

 

“Mais um passo para o campeonato. Hoje tinha que jogar o jogo do campeonato. Amanhã vou bem mais tranquilo para a corrida. Ainda preciso fazer as contas para saber a situação atual. Estou feliz demais e emocionado também. Foi uma pressão enorme, o campeonato está pegando fogo até o final.”

Marcelo Tomasoni

 

“Teoricamente dependemos do resultado do Tomasoni amanhã para ser campeã. São seis pontos de diferença, então a corrida deixa de ser só minha e passa a depender do resultado dele também. A cabeça está tranquila, minha meta era subir ao pódio na Fórmula 1 e foi emocionante ver o pessoal gritando meu nome aqui na pista. Se der para ser campeã amanhã, é um sucesso, mas terminar como vice-campeã no meu ano de estreia também está ótimo.”

Antonella Bassani

 

“Uma emoção indescritível, meu primeiro ano na categoria e agora para coroar o trabalho todo e um sonho, ainda mais em um evento como esse. Foi uma corrida difícil, muito sol, muito calor aqui em Interlagos. Amanhã tem mais.”

Sebá Malucelli

 

“Foi suado mais uma vez e uma vitória mais do que especial. Primeira vez na Fórmula 1, larguei quase em último, mas consegui escalar e achar meu lugar. Muito feliz com o resultado, mais uma vez foi uma corrida de cabeça e disciplina para chegar no lugar que a gente merecia.”

Célio Brasil

 

“Frustrante abandonar na preliminar da Fórmula 1. Era visível que eu tinha um ritmo mais forte que apresentei na pista, mas tive que controlar o equipamento após o radiador furado na primeira volta. O tempo inteiro controlando a temperatura do carro, mas não deu para trazer até o final. O risco de quebrar o carro era grande, então recolhi para os boxes para eles arrumarem o carro e podermos brigar pela vitória amanhã.”

Marçal Muller

 

Resultados(*)
Carrera Cup
1. #999 – Nicolas Costa
2. #7 – Miguel Paludo +0.174
3. #1 – Alceu Feldmann +4.3
4. #8 – Werner Neugebauer +4.8
5. #70 – Lucas Salles* +10.1
6. #888 – Lineu Pires* +10.2
7. #56 – Peter Ferter* +10.8
8. #199 – Nelson Marcondes* +11.9
9. #88 – Georgios Frangulis* +12.1
10. #800 – Raijan Mascarello* +16.1
11. #17 – Ricardo Fontanari* +16.3
12. #87 – Nelson Monteiro* +17.2
13. #14 – Carlos Campos** +22.0
14. #555 – Ayman Darwich* +23.2
15. #121 – João Barbosa** +23.9
16. #85 – Eduardo Menossi* +24.6
17. #9 – Edu Guedes** +24.9
18. #15 – Leonardo Sanchez** +27.0
19. #84 – Gustavo Farah** +34.8
20. #99 – Nasser Aboultaif** +41.2
21. #74 – Piero Cifali** +55.6
22. #544 – Marçal Müller -2 voltas
23. #33 – Bruno Campos** -3 voltas
DNF
#77 – Francisco Horta*
#3 – Franco Giaffone*
#29 – Rodrigo Mello
#25 – Paulo Sousa**
#27 – Josimar Junior*
* Sport/ ** Rookie

(*)Resultados sujeitos à verificação dos comissários

Sprint Challenge
1. #88 – Eduardo Taurisano 27:04.304
2. #5 – Marcelo Tomasoni +3.387
3. #72 – Antonella Bassani +4.289
4. #77 – Josimar Junior +15.832
5. #21 – Miguel Mariotti +16.032
6. #100 – Sebá Malucelli* +21.789
7. #133 – Israel Salmen* +27.398
8. #139 – Célio Brasil** +28.160
9. #15 – Artur Ramos* +30.101
10. #71 – SangHo Kim* +34.248
11. #55 – Marco Tulio** +38.751
12. #7 – Luiz Souza** +39.297
13. #38 – Eric Santos** +52.929
14. #19 – Walter Lester* +53.466
15. #44 – Giuliano Bertucelli** +58.980
16. #99 – Wagner Pontes** +1:04.756
17. #16 – Antonio Junqueira* +1:14.678
18. #33 – Gustavo Zanon* +1:38.506
19. #9 – Cláudio Reina** +1:54.844
20. #10 – Américo Lanzoni** -1 volta
DNF
#66 – Sadak Leite*
DNS
#3 – Cristian Mohr
* Sport/ ** Rookie

Campeonatos*
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa, 251 pontos
2. #7 Miguel Paludo, 224
3. #544 Marçal Muller, 192
4. #70 Lucas Salles, 180
5. #8 Werner Neugebauer, 179
6. #1 Alceu Feldmann, 163
7. #800 Raijan Mascarello, 129
8. #888 Lineu Pires, 126
9. #88 Georgios Frangulis, 121
10. #199 Nelson Marcondes, 117
11. #87 Nelson Monteiro, 105
12. #26 Rodrigo Mello, 96
13. #56 Peter Ferter, 90
14. #3 Franco Giaffone, 80
#85 Eduardo Menossi, 80
16. #121 João Barbosa, 70
17. #77 Francisco Horta, 64
18. #555 Ayman Darwich, 61
19. #9 Edu Guedes, 59
#17 Ricardo Fontanari, 59
21. #80 Rouman Ziemkievicz, 57
22. #84 Gustavo Farah, 52
23. #33 Bruno Campos, 49
24. #25 Paulo Sousa, 33
25. #74 Piero Cifali, 20
26. #14 Carlos Campos, 19
27. #99 Nasser Aboultaif, 8
28. #15 Leo Sanchez, 5

Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 147 pontos
2. #888 Lineu Pires, 95
3. #800 Raijan Mascarello, 93
4. #88 Georgios Frangulis, 88
5. #199 Nelson Marcondes, 80
6. #87 Nelson Monteiro, 66
7. #56 Peter Ferter, 65
8. #3 Franco Giaffone, 60
9. #85 Eduardo Menossi, 42
10. #77 Francisco Horta, 41
11. #555 Ayman Darwich, 34
12. #80 Rouman Ziemkievicz, 33
13. #17 Ricardo Fontanari, 27

Carrera Cup Rookie
1. #9 Edu Guedes, 136 pontos
2. #121 João Barbosa, 125
3. #84 Gustavo Farah, 112
4. #33 Bruno Campos, 96
5. #25 Paulo Sousa, 78
6. #74 Piero Cifali, 76
7. #99 Nasser Aboultaif, 53
8. #14 Carlos Campos, 35
9. #15 Leo Sanchez, 11

Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 247 pontos
2. #72 Antonella Bassani 232
3. #3 Cristian Mohr 186
4. #21 Miguel Mariotti 180
5. #16 Antonio Junqueira 156
6. #77 Josimar Junior 147
7. #88 Eduardo Taurisano 131
8. #66 Sadak Leite 130
9. #15 Artur Ramos 119
10. #1 Urubatan Junior 117
11. #100 Seba Malucelli 110
12. #139 Célio Brasil 109
13. #33 Gustavo Zanon 96
14. #71 SangHo Kim 96
15. #133 Israel Salmen 83
16. #7 Luiz Souza 77
17. #57 Ramon Alcaraz 75
18. #19 Walter Lester 72
19. #38 Eric Santos 68
20. #14 Carlos Campos 48
21. #55 Marco Túlio 29
22. #10 Americo Lanzoni 26
23. #002 Junior Dinardi 25
24. #45 Paulo Totaro 19
25. #99 Wagner Pontes 17
26. #222 Gabriel Vallone 13
27. #58 Claudio Simão 11
28. #14 Andre Gaidzinski 9
29. #44 Giuliano Bertucelli 8
30. #9 Claudio Reina 4

Sprint Challenge Sport
1. #16 Antonio Junqueira 115 pontos
2. #66 Sadak Leite 99
3. #15 Artur Ramos 85
4. #139 Célio Brasil 83
5. #100 Seba Malucelli 79
6. #33 Gustavo Zanon 69
7. #71 SangHo Kim 62
8. #57 Ramon Alcaraz 61
9. #133 Israel Salmen 50
10. #19 Walter Lester 36
11. #14 Carlos Campos 33
12. #38 Eric Santos 30
13. #7 Luiz Souza 27
14. #002 Junior Dinardi 16
15. #45 Paulo Totaro 11
16. #55 Marco Túlio 7
17. #99 Wagner Pontes 6
18. #14 Andre Gaidzinski 4
#222 Gabriel Vallone 4
20. #44 Giuliano Bertucelli 3
21. #58 Claudio Simão 1
22. #10 Americo Lanzoni 0
#9 Claudio Reina 0

Sprint Challenge Rookie
1. #139 Célio Brasil 153 pontos
2. #7 Luiz Souza 131
3. #38 Eric Santos 111
4. #133 Israel Salmen 53
5. #55 Marco Túlio 51
6. #10 Americo Lanzoni 50
7. #45 Paulo Totaro 27
8. #222 Gabriel Vallone 23
9. #99 Wagner Pontes 22
10. #58 Claudio Simão 21
11. #44 Giuliano Bertucelli 9
12. #9 Claudio Reina 6

(*) Pontuações calculadas conforme os resultados de pista, antes das deliberações dos comissários pós prova

Etapa 8 – Grande Prêmio de São Paulo – Cronograma:
Domingo, 05 de novembro:
08:45 – Corrida 2 – Sprint Challenge (25 minutos +1 volta)
09:40 – Corrida 2 – Carrera Cup (25 minutos +1 volta)

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Foto: Luca Bassani

Por: Luis Ferrari

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