Porsche derrota Toyota em Le Mans

A 24 Horas de Le Mans se decidiu nos cinco minutos finais a favor da Porsche
_Dppi_02516003_437A 18ª vitória da Porsche na mítica 24 Horas de Le Mans, teve contornos épicos. A 84ª edição da prova francesa, teve a Toyota e a Porsche como as grandes protagonistas e a vitória foi parar nas mãos dos teutônicos, quando nem estes mesmos esperavam mais.
Após dominar a maior parte da prova e restando somente dois minutos para o final, tudo leva a crer que finalmente a Toyota iria finalmente  triunfar em Le Mans. O TS050 de Kazuki Nakajima contornou lentamente a última chincane (Ford Chincane) e abandonou a corrida.
A certeza da vitória era tanta, devido a grande vantagem sobre o Porsche de Marc Lieb, Romain Dumas e Neel Janir, que os japoneses decidiram colocar Nakajima ao volante no lugar do britânico Anthony Davidson. Para tristeza dos japoneses o carro parou em plena reta principal defronte as arquibancadas.
A batalha entre os germânicos de Zuffenhausen (Porsche) e os japoneses (Toyota), que tem sede em Colônia na Alemanha, começou já nos primeiros instantes da corrida.  A clássica corrida começou com Safety-Car, e por uma hra seguiu nesta condição devido a chuva forte que caiu em La Sarthe poucos minutos da largada, que este ano foi dada pelo ator Brad Pitt.

No começo da corrida a Audi até fez companhia para Toyota e Porsche, mas com problemas no turbo o Audi R18 de Lotterer/Trellueyer/ Fasler e problemas elétricos  no de Di Grassi/ Duval e Jarvis os carros e Ingolstad se atrasaram e sairam da luta pela vitória deste ano.

A luta assim ficou restrita entre Toyota e Porsche. Os germânicos logo passaram por graves problemas no carro de Berhard/ Weber/ Hartley, que ficou quase três horas nos boxes com superaquecimento no motor. O outro Porsche também viria a sofrer no decorrer da noite, com um problema no motor, sobrando somente a potência do sistema hibrido, e se arrastou lentamente até os boxes.

Bastou no entanto somente ressetar o sistema e o Porsche 919 Hybrid nº2 voltou a ter o funcionamento do motor de combustão interna reestabelecido. Deste ponto em diante o Toyota de Nakajima e cia liderava com pouco menos de um minuto de vantagem para o Porsche sobrevivente.
O outro Toyota com Kamui Kobayashi ao volante, na 20ª hora de prova se envolveu em um acidente com um retardatário e perdeu muito tempo na caixa de brita. O desfecho final já narrei acima e isso garantiu a vitória da Porsche com o TS050 tendo de se conformar com apenas o segundo posto de Kamui Kobayashi/ Mike Conway/ Stephane Sarrazin.

Para Audi restou herdar sem nenhuma honra, o terceiro lugar com Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis, doze voltas atrás do Porsche vencedor.

Entre os LMP1-L privados esmagadora vitória do Rebellion R-One do trio Nelson Ângelo Piquet/ Nick Heidfeld/ Nicola Prost. Foram também os únicos a terminar entre os privados, mas  a 54 voltas do carro vencedor.

Na classe LMP2 a vitória ficou com o Alpine 460 do trio Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richelmi. Na GTE Pro aconteceu uma batalha titânica entre Ferrari e Ford, fazendo se lembrar a batalha entre os 512m da Ferrari e os GT40 da For cinquenta anos atrás. A Aston Martin, Corvette e a Porsche cedo deixaram a disputa.

A ACO pouco antes da prova reviu o BoP (Balance of Performance), favorecendo os Ford GT, e penalizando os Ferrari 488 GTB isso claramente determinou o resultado final. Os dois Ferrari da AF Corse acabaram por abandonar devido a problemas técnicos, mas o Ferrari da Risi Competizione manteve-se na luta até, praticamente, à bandeirada de final.

No entanto, o Ford #68 de Joey Hand/ Dirk Muller/ Sebastien Bourdais, deram a marca Oval a vitória no seu retorno a Le Mans. Nos GTE Am vitória para o Ferrari 458 Itália da Scuderia Corsa, com os pilotos William Sweedler/ Townsed Bell e Jeffrey Segal.

Resultado final da 24 Horas de Le Mans
1 – Dumas-Jani-Lieb (Porsche 919) – Porsche Team – 384 voltas
2 – Sarrazin-Conway-Kobayashi (Toyota TS050) – Toyota Gazoo – 3 voltas
3 – Di Grassi-Duval-Jarvis (Audi R18) – Audi Joest – 12 voltas
4 – Fässler-Lotterer-Tréluyer (Audi R18) – Audi Sport – 17 voltas
5 – Menezes-Lapierre-Richelmi (Alpine A460-Nissan) – Signatech – 27 voltas
6 – Rusinov-Stevens-Rast (Oreca 05-Nissan) – G-Drive – 27 voltas
7 – Petrov-Shaytar-Ladygin (BR01-Nissan) – SMP – 31 voltas
8 – Leventis-Watts-Kane (Gibson 015S – Nissan) – Strakka – 33 voltas
9 – Pu-Gommendy-De Bruijn (Oreca 05-Nissan) – Eurasia – 36 voltas
10 – Rojas-Canal-Berthon (Ligier JS P2-Nissan) – Greaves – 36 voltas
11 – Minassian-Mediani-Aleshin (BR01-Nissan) – SMP – 37 voltas
12 – Barthez-Chatin-Buret (Ligier JS P2-Nissan) – Panis Barthez – 37 voltas
13 – Bernhard-Webber-Hartley (Porsche 919) – Porsche Team – 38 voltas
14 – Pew-Negri Jr-Vanthoor (Ligier JS P2-Honda) – Shank – 39 voltas
15 – Gonzalez-Senna-Albuquerque (Ligier JS P2-Nissan) – RGR Sport – 40 voltas
16 – Sharp-Brown-Van Overbeek (Ligier JS P2-Nissan) – ExtremeSpeed – 43 voltas
17 – Munemann-Hoy-Pizzitola (Ligier JS P2-Nissan) – AlgarvePro – 43 voltas
18 – Hand-Müller-Bourdais (Ford GT) – Ganassi – 44 voltas
19 – Fisichella-Vilander-Malucelli (Ferrari 488 GTE) – Risi – 44 voltas
20 – Briscoe-Westbrook-Dixon (Ford GT) – Ganassi – 44 voltas
21 – Pla-Mücke-Johnson (Ford GT) – Ganassi – 45 voltas
22 – Krohn-Jönsson-Barbosa (Ligier JS P2-Nissan) – Krohn – 46 voltas
23 – Thiim-Sørensen-Turner (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 46 voltas
24 – Stanaway-Rees-Adam (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 47 voltas
25 – Magnussen-Garcia-Taylor (Corvette C7.R) – Corvette – 48 voltas
26 – Sweedler-Bell-Segal (Ferrari 458) – Scuderia Corsa – 53 voltas
27 – Perrodo-Collard-Aguas (Ferrari 458) – AF Corse – 53 voltas
28 – Al Qubaisi-Heinemeier Hansson-Long (Porsche 911) – Proton – 54 voltas
29 – Prost-Heidfeld-Piquet Jr (Rebellion R-One/AER) – Rebellion – 54 voltas
30 – Mok-Sawa-Bell (Ferrari 458) – Clearwater – 55 voltas
31 – Lietz-Christensen-Eng (Porsche 911) – Proton – 55 voltas
32 – Capillaire-Maris-Coleman (Ligier JS P2-Judd) – SO24 – 56 voltas
33 – Wainwright-Carroll-Barker (Corvette C7-Z06) – Gulf Racing – 56 voltas
34 – Keating-Bleekemolen-Goossens – (Oreca 03R-Nissan) – Murphy – 61 voltas
35 – Laursen-Mac-Nielsen (Porsche 911) – Formula Racing – 65 voltas
36 – Howard-Griffin-Hirsch (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 66 voltas
37 – Yamagishi-Ragues-Belloc (Corvette C7-Z06) – Larbre – 68 voltas
38 – Sausset-Tinseau-Bouvet (Morgan LMP2-Nissan) – SRT41 – 69 voltas
39 – O’Connel-Bryant-Patterson (Aston Martin Vantage) – Team AAI – 78 voltas
40 – Franchitti-Priaulx-Tincknell (Ford GT) – Ganassi – 78 voltas
41 – Ried-Henzler-Camathias (Porsche 911) – KCMG – 84 voltas
42 – Dalziel-Derani-Cumming (Ligier JS P2-Nissan) – ExtremeSpeed – 87 voltas
43 – Leutwiler-Nakano-Winslow (Oreca 03R-Judd) – RacePerformance – 87 voltas
44 – Cameron-Griffin-Scott (Ferrari 458) – AF Corse – 95 voltas

Texto: João Vasconcelos

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