Porsche domina prólogo, Toyota bate a marca do 340 km/h
Após cinco sessões de testes (Prólogo) que o WEC (World Endurance Championship – Campeonato Mundial de Endurance, realizou no circuito de Le Castelet na França, a melhor marca ficou com a atual campeã mundial, a Porsche.
Neste domingo diversas equipe particulares continuarão com os ensaios, mas até agora oque vimos foi um domínio avassalador da Porsche co seu 919 Hybrid. A marca de Stuttgart fez 1-2 nos tempos acumulados, deixando para trás Toyota e Audi.
A Porsche também foi quem mais voltas completou, em um total de 376 voltas contra 266 da Toyota e 235 dos dois Audi R18. A destacar que a Toyota utilizou e apresentou oficialmente o novo TS050, e já trabalharam com a configuração que será utilizada especificamente em Le Mans, por isso consiguiram velocidades máximas maiores que os concorrentes.
A Toyota bateu a marca de 340,7 km/h, contra 301 da Porsche e 310 da Aud, que trabalharam com as configurações que serão utilizadas em Silverstone e Spa-Francorchamps. O carro da Rebellion também superou a dupla germânica, com a máxima de 335,4 km / h.
Na classe GTE-Pro a luta promete ser muito interessante entre Ferrari, Ford e Aston Martin. A Ford de longe foi quem mais andou, com um total de 491 voltas, três mais que os rivais de Maranello.
Resultados acumulados dos testes dos dias 25-26 março
1 – Bernhard/Webber/Hartley (Porsche 919) – Porsche – 1’37″445 – 5ª sessão
2 – Dumas/Jani/Lieb (Porsche 919) – Porsche – 1’37″487 – 3ª (treino noturno)
3 – Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota TS050) – Toyota Gazoo – 1’38″273 – 4ª
4 – Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18) – Audi – 1’38″827 – 5ª
5 – Tuscher/Kraih./Imperatori (Rebellion R-One-AER) – Rebellion – 1’41″733 – 5ª
6 – Prost/Piquet/Heidfeld (Rebellion R-One-AER) – Rebellion – 1’42″147 – 3ª (treino noturno)
7 – Oliver Webb (ByKolles CMP1-AER) – ByKolles – 1’43″236 – 2ª
8 – Menezes/Lapierre/Richelmi (Alpine A460-Nissan) – Alpine – 1’46″974 – 4ª
9 – Leventis/Watts/Kane (Oreca 05-Nissan) – Strakka Racing – 1’46″976 – 2ª
10 – Rusinov/Berthon/Rast (Oreca 05-Nissan) – G-Drive – 1’47″024 – 5ª
11 – Cheng/Tung/Panciatici (Alpine A460-Nissan) – Alpine – 1’47″340 – 1ª
12 – Gonzalez/Albuquerque/Senna (Ligier JS P2-Nissan) – RGR – 1’47″569 – 2ª
13 – Graves/Rao/Stevens/Jakes (Oreca 05-Nissan) – Manor – 1’47″696 – 5ª
14 – Dalziel/Derani/ (Ligier JS P2-Nissan) – ESM – 1’47″858 – 3ª (treino noturno)
15 – Petrov/Ladygin/Shaytar (BR01-Nissan) – SMP Racing – 1’47″987 – 3ª (treino noturno)
16 – Minassian/Mediani/Markozov (BR01-Nissan) – SMP Racing – 1’48″345 – 2ª
17 – Brown/Van Overbeel (Ligier JS P2-Nissan) – ESM – 1’48″619 – 4ª
18 – Bruni/Calado (Ferrari 488 GTE) – AF Corse – 1’57″808 – 1ª
19 – Rigon/Bird (Ferrari 488 GTE) – AF Corse – 1’58″083 – 4ª
20 – Yamagishi/Ragues/Ruberti (Corvette Z06) – Larbre – 1’58″268 – 1ª
21 – Johnson/Mücke/Pla (Ford GT) – Ganassi – 1’58″525 – 4ª
22 – Franchitti/Priaulx/Tincknell (Ford GT) – Ganassi – 1’58″697 – 2ª
23 – Wainwright/Carroll/Barker (Porsche 911) – Gulf – 1’58″818 – 4ª
24 – Perrodo/Collard/Aguas (Ferrari 488 GTE) – AF Corse – 1’59″113 – 2ª
25 – Sørensen/Rees/Adam (Aston Martin Vantage) – AMR – 2’00″298 – 4ª
26 – Ried/Camathias (Porsche 911 RSR (2016)) – KCMG – 2’00″373 – 5ª
27 – Khaled Al Qubaisi (Porsche 911) – Proton – 2’00″503 – 4ª
28 – Dalla Lana/Lamy (Aston Martin Vantage) – AMR – 2’01″508 – 5ª
29 – Christian Ried (Porsche 911) – Proton – 2’04″305 – 5ª