Quatro vitórias em cinco provas: Stuttgart Motorsport conquista o Campeonato Brasileiro de Endurance

Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson levaram o Porsche 911 GT3 R à vitória nos 500 Km de São Paulo – Troféu Stuttgart 20 Anos. Resultado garantiu o título antecipado para Visconde e Mauricio.

Bastava um terceiro lugar, mas a equipe Stuttgart Motorsport celebrou a conquista antecipada do título do Campeonato Brasileiro de Endurance com uma vitória nos 500 Km de São Paulo – Troféu Stuttgart 20 Anos. O Porsche 911 GT3 R pilotado pelo trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson andou na frente durante praticamente toda a prova, realizada neste sábado (23 de junho) no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

Visconde e Maurício foram campeões com uma campanha próxima da perfeição: quatro vitórias e um segundo lugar em cinco corridas disputadas. Wilson, por sua vez, disputou somente a prova do Velo Città. Mauricio largou em segundo lugar, atrás do protótipo AJR de Juliano Moro/Cristiano de Almeida/Eduardo Scheer, e assumiu a liderança na terceira das 139 voltas da prova. Os dois carros andaram próximos até o AJR sair da pista devido a uma quebra na suspensão traseira direita. Depois disso, o Porsche só deixou de liderar após fazer sua primeira parada no box, quando Visconde assumiu o cockpit. Algumas voltas depois, entretanto, ele já estava novamente em primeiro lugar – e, após cerca de uma hora ao volante, entregou o carro para Wilson com duas voltas de vantagem sobre seu mais próximo perseguidor. Wilson pilotou por mais uma hora e devolveu o Porsche para Visconde, que recebeu a bandeirada quatro voltas à frente do protótipo MRX-Cosworth de Henrique Assunção/Fernando Ohashi/Fernando Fortes, segundo colocado.

Para Visconde, o título brasileiro de Endurance é, até o momento, a conquista mais importante de sua carreira. “Já ganhei algumas provas com Porsche e o dia de hoje coroou tudo o que a gente fez e investiu. Essa combinação de vitória em uma corrida emblemática como os 500 Km de São Paulo com o título do Endurance, além dos 20 anos da Stuttgart, é muito agradável. Conquistamos o campeonato ganhando a corrida e me sinto recompensado”, afirmou após comemorar com a equipe Stuttgart Motorsport e receber seu troféu no pódio. Foi a segunda vitória de Visconde nos 500 Km; na primeira, em 2008, ele também pilotou um Porsche, modelo 911 GT3 RSR, em dupla com Max Wilson.

Ricardo Mauricio, parceiro de Visconde em todas as etapas do campeonato, comentou: “A corrida foi intensa por conta da disputa com o AJR. No começo eu fiquei umas três voltas atrás dele. Começou a vazar um pouco de óleo do AJR e eu não sabia realmente o que era. Nas retas ele abria bem, nas curvas de alta vinha rápido, e nas de baixa a gente tinha grande vantagem. Consegui ultrapassá-lo, e, na sequência, eles tiveram uma quebra de suspensão. Infelizmente, pois seria uma grande disputa até o final”, disse. “Quando a gente abriu uma grande vantagem para o segundo colocado, definimos que quem receberia a bandeirada seria o Marcel, que construiu tudo isso para nós”, completou Maurício. O título do Brasileiro de Endurance se junta a outros oito conquistados em sua carreira: seis nacionais (Fórmula Ford em 1995; Stock Car em 2008 e 2013; Marcas em 2012, 2013 e 2014) e dois no exterior (F3 na Espanha, em 2003, e Endurance na Argentina).

Max Wilson não disputou as etapas anteriores do Campeonato Brasileiro de Endurance, mas também conquistou um feito histórico: juntou-se a Luiz Pereira Bueno e Celso Lara Barberis na lista dos maiores vencedores dos 500 Km de São Paulo, prova realizada pela primeira vez em 1957. As vitórias anteriores de Wilson aconteceram em 2002, com Paulo Bonifácio, e em 2008, com Marcel Visconde, sempre com Porsche. “Minha relação com a marca já tem duas décadas e todas as corridas de longa duração que fiz foram com Porsche”, conta. Sobre os 500 Km, relatou: “Meu stint foi tranquilo. O Ricardo largou e colocou uma boa liderança em relação ao segundo, o Marcel fez um excelente trabalho no primeiro stint dele também, me deu o carro numa posição muito confortável, e àquela altura da corrida a gente já tinha duas voltas de frente para o segundo colocado”.

Para a Stuttgart, o triunfo nos 500 Km de São Paulo – Troféu Stuttgart Motorsport significou mais do que levar para casa o prêmio com seu nome oferecido aos vencedores. A empresa, dona da maior rede de concessionárias Porsche do Brasil, está celebrando 20 anos de atividade e sua primeira vitória nas pistas, coincidentemente, aconteceu nos 500 Km de 1997. A equipe soma quatro vitórias nos 500 Km, três na Mil Milhas, uma na extinta Top Series e quatro no Campeonato Brasileiro de Endurance.

Resultado final dos 500 Km de São Paulo – Troféu Stuttgart 20 Anos (seis primeiros colocados):

1º 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 R), 139 voltas em 3h52min02s999

2º 75-Henrique Assunção/Fernando Ohashi/Fernando Fortes (MR18-Cosworth), a 4 voltas

3º 151-Sérgio Pistilli/Valter Pinheiro (Spyder/P3), a 7 voltas

4º 18-Fernando Poeta/Ney Faustini/Roger Sandoval (Protótipo Lamborghini), a 9 voltas

5º 5-Tiel Andrade/Franco Pasquale (MC Tubarão IX Ford Turbo), a 9 voltas

6º – Sérgio Ribas/Henry Visconde (BMW M3), a 10 voltas

Melhor volta: 20- Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 R), 1:27.786, média de 140,988 km/h

Sobre a Stuttgart Veículos

A Stuttgart Veículos iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Desde 2015, a marca é representada pela Porsche Brasil, uma joint venture entre a Porsche AG e a Stuttgart Veículos. Atualmente, a Stuttgart Veículos opera sete concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Florianópolis e Campinas.

Foto: Rodrigo Guimarães

Por Luiz Alberto Pandini – Assessoria de Imprensa Stuttgart Veículos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*