Brasileiro da Ferrari Driver Academy faz P2 em pista molhada no sábado e escala o pelotão no seco para ser terceiro no domingo
Rafael Câmara finalizou o Campeonato Alemão de F4 neste fim de semana em Nurburgring com dois pódios e o título dos rookies. Competindo em apenas quatro das seis etapas do ano, o piloto de 17 anos de idade fechou a temporada com o terceiro lugar nos pontos e foi decisivo para a conquista do campeonato de equipes pela Prema.
Ausente da primeira passagem do campeonato por Nurburgring em agosto, Rafa logo mostrou rápida adaptação ao traçado de 5.148 m. Ele cravou as duas poles em disputa no qualificatório de sexta-feira, disputado em pista molhada.
No sábado, partiu da posição de honra pela manhã e sustentou a liderança por 11 das 13 voltas da corrida. A prova foi disputada com pneus de chuva e a pista secava rapidamente, com os pilotos buscando água para resfriar os pneus. Rafa tinha margem superior a 1s sobre o italiano Andrea Kimi Antonelli até que veio um safety-car no fim, neutralizando o pelotão. Na relargada os dois duelaram de forma limpa, com Rafa aplicando dois X após investidas de seu companheiro de equipe. Mas na volta 11 o italiano surpreendeu o brasileiro, que recebeu a bandeirada em segundo.
A corrida da tarde de sábado teve panorama oposto. Os carros foram para o grid de slicks e começou a chover minutos antes da largada. Houve trocas de pneus no grid e ajustes para condição de chuva. Rafa não teve o melhor salto no apagar das luzes e perdeu uma posição. Ele então ficou posicionado de forma desfavorável na curva 1 e seu carro fez um drift, perdendo outras posições. Rafa teve que entrar nos pits no fim da volta para troca do bico do carro #88 e reparos na suspensão. Perdeu a volta do líder e voltou para completar a prova em décimo.
Foi sua posição de largada no domingo, com tempo seco e pneus slicks.
Na primeira volta, o pernambucano da Ferrari Driver Academy avançou para sexto. Em questão de duas voltas, superou o finlandês Rasmus Joutsimies, com quem disputava o título dos rookies, para entrar no top5. Rafa então tratou de tirar a diferença para os concorrentes que vinham à frente. Na volta 7 ele avançou para quarto e, na volta 13, avançou para terceiro para encerrar a temporada mais uma vez no pódio.
Rafa disputou 12 corridas no Campeonato Alemão em 2022 e obteve 9 pódios, com direito a vitória na etapa inaugural em Spa-Francorchamps. Considerando também suas campanhas no vice-campeonato da F4 dos Emirados Árabes e no Campeonato Italiano, o brasileiro disputou 45 corridas nesta temporada, a sua primeira nos carros de corrida. Ele conquistou 9 vitórias, 26 pódios e nove poles.
Seu próximo compromisso é a decisão do Campeonato Italiano, no próximo fim de semana em Mugello. A etapa terá quatro corridas, pois uma das três da etapa anterior em Monza não foi realizada por causa de chuva. Rafa vai largar na pole na prova adiada.
O que ele disse:
“Foi mais um fim de semana de bastante aprendizado e desenvolvimento com a equipe Prema e os profissionais da Ferrari Driver Academy, a quem devo agradecer por todo suporte ao longo do ano. No sábado a condição da pista estava difícil e no domingo o carro funcionou perfeitamente para me proporcionar as ultrapassagens que renderam mais um pódio. Fico contente em ter terminado em terceiro no geral e como melhor estreante do campeonato, mesmo sem fazer todas as corridas da temporada. Mas fiquei especialmente feliz em contribuir com o título de equipes da Prema. Parabéns ao Antonelli pelo título de pilotos. Semana que vem teremos mais ação em Mugello e espero terminar a temporada forte na Itália, neste ano que tem sido muito produtivo.”
Rafael Câmara
Foto: Prema Racing
Por: Luis Ferrari