Rafael Suzuki atinge melhor posição de um brasileiro no TCR World Ranking antes de etapa do Uruguai do FIA TCR World Tour e do TCR South America

Piloto do Peugeot #8 está em 14º na lista dos campeonatos do conceito TCR após gabaritar Interlagos e brigar de igual para igual com o mundial

Rafael Suzuki
Rafael Gagliano

Após gabaritar a etapa de Interlagos no TCR South America e lutar de igual para igual com os pilotos do FIA TCR World Tour, Rafael Suzuki atingiu a melhor marca de um brasileiro no TCR World Ranking: a 14ª posição. A lista inclui todos os pilotos de todos os campeonatos disputados no mundo no conceito TCR, e tem dinâmica parecida com a do tênis, com atualizações semanais para definir os classificados à final mundial.

Com isso, a motivação do piloto do Peugeot 308 TCR #8 preparado pela PMO Racing ficou ainda maior para a etapa deste fim de semana, que será disputada em El Pinar, região metropolitana de Montevidéu, palco de mais uma etapa conjunta do FIA TCR World Tour e do TCR South America. Será um grande desafio para o paulista de 36 anos nesta temporada, que está na luta pelo inédito título sul-americano.

O Autódromo Victor Borrat Fabini é o principal palco do automobilismo uruguaio. Ele foi ampliado em 500 metros antes da etapa do FIA TCR World Tour em 2023. Por isso, ele passou a ter 3.120 metros e 12 curvas, em um terreno praticamente plano. O circuito foi homologado em grau 4 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele também sofreu um recapeamento na curva Gonzalo “Gonchi” Rodríguez.

A etapa do FIA TCR World Tour terá mais uma vez sete marcas diferentes: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, serão dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil. Será a última jornada do mundial pela América do Sul.

A etapa de El Pinar marca a metade da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB. Rafael Suzuki é quarto colocado com 138 pontos, 41 atrás do líder, o também brasileiro Raphael Reis. Um bom resultado no Uruguai será essencial para manter vivas as chances de título do paulista, ainda mais com o grid de quase 30 carros programado para a etapa conjunta com o FIA TCR World Tour.

As atividades do FIA TCR World Tour e do TCR South America Banco BRB começam no fim da tarde de sexta-feira, com o sábado reservado para dois treinos livres e a classificação. No domingo, serão disputadas as duas corridas.

O que ele disse:

“Depois da Stock Car em Goiânia, agora é descansar um pouco e virar a chavinha. Tem a questão do peso no TCR, mas é bom correr no Uruguai. Vamos ter etapa de Stock Car lá também esse ano. É claro que o TCR é muito importante, mas não deixa de ser uma preparação para a Stock Car. Acho que vou chegar lá na etapa de outubro como o único piloto que realmente conhece a pista, já corri ano passado lá. E também quero ir bem no campeonato mundial. Meu engenheiro vai estar comigo, então são dois aprendizados em El Pinar, tanto como piloto como na parte técnica.”
Rafael Suzuki

Cronograma – FIA TCR World Tour – El Pinar, Uruguai

Sexta-feira, 2 de agosto
16:40 – Shakedown

Sábado, 3 de agosto
09:00 – Treino Livre 1
12:30 – Treino Livre 2
15:05 – Classificação Q1
15:30 – Classificação Q2 (12 melhores)

Domingo, 4 de agosto
10:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
15:25 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*