Rally do MG Club do Brasil tem largada neste sábado em Araçariguama

Já estão confirmados 30 carros e inscrições seguem abertas; largada acontecerá a partir das 8:00 na Ecoparada Madero, no km 44 da Rodovia Presidente Castello Branco

Mercedes-Benz é a marca com mais carros inscritos. Na foto, um SL300 de 1991
(Breno Guazzi/Guazzi Images)

Pelo menos 30 carros estarão presentes na largada do Rally do MG Club do Brasil, com largada prevista para as 8:00 deste sábado (21 de setembro) na Ecoparada Madero (Rodovia Presidente Castello Branco, km 44, em Araçariguama). O rally, segundo do ano organizado pelo MG Club do Brasil, é válido para o Campeonato Brasileiro KIA de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e terá a presença de automóveis clássicos nacionais e estrangeiros, com 13 marcas diferentes estando representadas na lista provisória de inscritos.

O Rally do MG Club do Brasil será a sexta etapa do campeonato de regularidade histórica promovido pela FBVA em 2024. A proposta é a mesma dos demais rallies de carros clássicos: acelerar em estradas bem pavimentadas, com belas paisagens e muita emoção para os apaixonados por veículos antigos. Com um dia de duração, o Rally do MG Club seguirá por estradas do interior de São Paulo até a cidade de Pilar do Sul. O ponto final do rally será em uma propriedade onde fica abrigada uma coleção particular de caminhões FNM (Fábrica Nacional de Motores), marca que fez história nas estradas brasileiras entre as décadas de 1950 e 1970.

Entre os 30 carros confirmados até segunda-feira (16/09), encontram-se clássicos nacionais como os  esportivos Puma e Adamo e modelos como Ford Escort, Chevrolet Monza e Volkswagen Santana. As marcas com maior número de representantes são a Mercedes-Benz (sete carros inscritos) e a MG (quatro), vindo a seguir Puma (3), BMW (3), Ford (3), Porsche (2), Chevrolet (2), Volkswagen, Jaguar, Alfa Romeo, Mazda, Nissan e Adamo (um carro de cada marca). O modelo mais antigo é um Porsche 356 de 1961 e o mais novo, um Nissan Maxima modelo 1997. Por procedência, são 21 importados e nove nacionais. E, por década de fabricação, 11 do período 1970-1979, 10 de 1990 a 1999, 5 de 1980 a 1989 e 4 de 1960 a 1969.

Três categorias estarão em disputa, de acordo com os métodos de navegação. Na Navegação Clássica, a navegação deve ser feita por meio dos seguintes recursos: odômetro e velocímetro originais do carro; cronômetros mecânicos ou digitais; planilhas pré-impressas (papel) de aferição, recuperação ou similares; calculadora com apenas as quatro operações aritméticas usuais (adição, subtração, multiplicação e divisão), não programáveis e nem modificadas de qualquer forma. Não é permitido o uso de celulares e tablets como cronômetro digital nem  como calculadora.

Na categoria APP, são admitidos todos recursos da Navegação Clássica e mais até dois celulares comercializados normalmente ao grande público e não conectados ao veículo, com aplicativos  disponibilizados ou comercializados normalmente ao grande público. Na APP, não são admitidos tablets, computadores nem dispositivos de GPS listados no regulamento. Na Navegação Livre, os recursos de navegação e suas conexões são livres, desde que não obstruam a perfeita visão do motorista e navegador, não comprometam a segurança, bem como não ofereçam qualquer perigo no caso de carros equipados com airbag.

O Rally do MG Club tem patrocínios de KIA, Liqui Moly e Allog Group. Para se inscrever, acesse o link (https://www.fbva.com.br/cbr.php) para efetuar a pré inscrição. Em seguida, será enviado um email ou whatsapp do MG CLUB com as orientações de pagamento e o concorrente será adicionado ao Grupo do Rally do MG Club. Após o pagamento do valor da inscrição (R$ 950,00 para sócios do MG Club do Brasil e R$ 1.250,00 para convidados), será confirmada a inscrição da equipe no Rally. O Regulamento da Prova se encontra no link https://www.fbva.com.br/down/CBR_2024-Regulamento-Participante_v1.2.pdf. As duplas serão premiadas conforme o regulamento do MG Club do Brasil, nas categorias Clássica, APP (com handicap de acordo com a época de fabricação do automóvel) e Livre (sem handicap).

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Esportiva do MG Club do Brasil: (11) 94298-6196 ou (11) 94161-2326.

Sobre o MG Club do Brasil

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.

Por: LetraNova Comunicação

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*