Serão 1 mil quilômetros que cruzarão o estado do Paraná em quatro dias de provas. Competidores de nove estados brasileiros confirmaram presença na disputa
O Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas foi o local escolhido para a recepção e largada do 27º Transparaná – uma das competições off-road mais tradicionais do Brasil. No dia 16 de fevereiro, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) receberá pilotos e navegadores de diversas regiões do Brasil. Serão quatro dias de disputas, passando por Cascavel, Guarapuava e Irati, até alcançar a capital Curitiba, com a grande chegada no Palácio Iguaçu, no dia 20 de fevereiro.
Até o momento, são 112 veículos inscritos. Entre os participantes está o piloto paranaense, Marcos Bezerra que após cinco anos de ausência das trilhas, marcará o seu retorno ao esporte fora-de-estrada. “Faço rali desde 2005, mas precisei me ausentar por um período. Estou muito animado e confiante com este retorno, principalmente por voltar a competir no Transparaná, a prova mais conceituada do estado Paraná e uma das melhores do país”, disse ele, que terá a navegação de Willian Santos.
Transparaná 2021
Organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, o Transparaná terá aproximadamente 1 mil quilômetros e atrai os maiores nomes do rali de regularidade. Dado o nível técnico e importância do evento para o calendário nacional, estarão representados nove estados, sendo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso e Piauí.
O Transparaná possui as categorias Máster, Graduado, Turismo, Light e, para quem quer apenas passeio e diversão, tem a Adventure. “Disputaremos o pódio da Máster, o qual fomos campeões em 2010. Lembro com muito orgulho daquela vitória”, recordou Bezerra. “É uma disputa de longa duração, que exige resistência física, emocional e mecânica. O mais importante é manter a calma e a concentração, e não deixar a ansiedade tomar conta. Queremos chegar entre os cinco primeiros colocados, mas ficarei feliz só de chegar em Curitiba e terminar mais um Transparaná”, concluiu o piloto.
A secretaria de prova será montada dentro Parque Nacional do Iguaçu, e começará a receber os off-roaders a partir das 13h, no dia 16, para confirmação de inscrição, retirada dos kits e vistorias técnicas. Às 16h está programado um passeio em comboio dentro nas Cataratas, uma lembrança inesquecível que nenhum outro rali no Brasil proporcionou – tendo ainda a largada de dentro de uma das Sete Maravilhas do Mundo, no dia 17, rumo a Cascavel.
Incentivo ao esporte
Essa será a oitava participação de Bezerra no Transparaná, e ele destaca que isso só foi possível graças ao apoio de três empresas que estão patrocinando a dupla: a JJ Instalações Comerciais, TEN Brasil Energia Fotovoltaica, Rotoplast Climatizadores Evaporativos e TECNOSIM Cervejeiras.
“Temos consciência da importância em incentivar pilotos e navegadores do rali de regularidade que, infelizmente, não possuem o reconhecimento que merecem. Nós, da JJ Instalações Comerciais, somos apaixonados por automobilismo e acreditamos que além de exercer um papel sócio esportivo, também é, sem dúvida, uma oportunidade de divulgar nossa marca de forma simpática e intuitiva”, pontou o CEO da JJ Instalações Comerciais, Thiago Simon.
Programação – 27º Transparaná
16 de fevereiro – terça-feira
Secretaria de prova: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas
Foz do Iguaçu
13h – Abertura da secretaria de prova
16h – Pré encerramento da secretaria de prova
16h – Saída em comboio para a largada promocional dentro das Cataratas do Iguaçu
19h – Reabertura da secretaria de prova
20h – Briefing da prova
22h – Encerramento da secretaria de prova
17 de fevereiro – quarta-feira
Foz do Iguaçu a Cascavel
8h – Largada
Local: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas
16h – Chegada
Local: Feira do Teatro
18 de fevereiro – quinta-feira
Cascavel a Guarapuava
8h – Largada
Local: Feira do Teatro
16h – Chegada
Local: Parque do Rio Jordão
19 de fevereiro – sexta-feira:
Guarapuava a Irati
8h – Largada
Local: Parque do Rio Jordão
15h – Chegada
Local: CTG de Irati
20 de fevereiro – sábado
Irati a Curitiba
9h – Largada
Local: CTG de Irati
15h – Chegada
Local: Palácio Iguaçu
Foto: Paulo Valente
Por: Liberdade de Ideias