Raphael Reis e Jorge Barrio dominam prova de Endurance em Termas de Río Hondo

O primeiro evento de formato Endurance do TCR South America em 2023 viu a dupla do CUPRA #77 converter pole em vitória em Termas de Rio Hondo. O argentino Jorge Barrio soube se posicionar na primeira curva saindo em primeiro, abriu vantagem até a janela de pit-stops e entregou o carro da equipe W2 Pro GP para o brasiliense Raphael Reis terminar o trabalho em grande estilo.

O Peugeot #88, de Facundo Marques e Damian Fineschi, largou em segundo e recebeu a bandeirada na mesma posição, após ultrapassar o Toyota #17, de Berni Llaver e Gaston Iansa durante o procedimento de pits.

Pela Copa Trophy a vitória ficou com o Honda #15, dos uruguaios Enrique Maglione e Rodrigo Aramendia, graças a uma ultrapassagem sobre o Toyota #10, de Adalberto e Digo Baptista nos minutos finais da corrida de uma hora de duração.

A liderança no campeonato segue nas mãos do argentino Ignacio Montenegro, sétimo colocado em Termas de Rio Hondo com seu compatriota Lucas Colombo Russell. Pela Copa Trophy o brasileiro Fabio Casagrande também conserva a liderança. Ele foi terceiro colocado na classe em dupla com o argentino Franco Coscia.

A corrida

Barrio e Marques se aproximam na largada com o pole defendendo sua linha. O #88 ficou sem a melhor tangência e acabou atacado pelo #17, pilotado por Gaston Iansa. O Toyota assumiu assim o segundo lugar. Rafa Suzuki sustentou a quarta posição, à frente do #60, do uruguaio Juan Manuel Casella.

Contato entre Montenegro e Manu Sapag na volta 1 derrubou o líder do campeonato para o décimo lugar e o Toyota #33 para o fundo do pelotão.

Nas três primeiras voltas Galid Osman, forçado a largar do fundo do grid por um problema na bomba de combustível no quali, escalou o pelotão com o CUPRA #28 e aparecia em 12º.

Com 10 minutos de prova, a batalha da prova era pelo décimo posto, envolvendo Galid, Pedro Cardoso e Montenegro.

Logo chegaram para a disputa Maglione, Juan Angel Rosso, Diego Nunes e Digo Baptista e os carros foram para a freada da curva 1 em uma linha de 4-wide.

Em questão de 10 voltas, a margem de Barrio sobre Iansa estava na casa de 4s. E o Toyota passou a ser atacado por Marques. Dois giros mais tarde, o piloto do Peugeot já forçava seu compatriota a assumir uma linha defensiva na freada no fim da reta Oposta.

Com a aproximação da janela de paradas obrigatórias, a batalha pelo segundo lugar favorecia o CUPRA #77, que, com o caminho livre, foi ampliando sua margem. Outro beneficiário foi Rafa Suzuki, que se aproximava com o Lynk & Co #8.

Na volta 14, Iansa e Marques emparelharam duas vezes, houve contato lateral e troca de posições. Mas o Peugeot acabou levando o troco do Toyota em um pega memorável. Com isso, Suzuki chegou de vez. Os argentinos então trouxeram seus carros para o pit, abrindo o ciclo de paradas.

Na saída dos pits, o Peugeot #88, agora com Damian Fineschi, saiu à frente do Toyota #17, pilotado por Berni Llaver. Barrio entrou nos pits na abertura da volta 17 e a equipe W2 fez um trabalho limpo para mandar Reis de volta para a pista. O último a cumprir sua parada obrigatória foi Digo Baptista, com o Toyota #10 entrando no box na volta 21.

Com o pelotão reordenado, Rapha Reis reassumiu a liderança com o CUPRA #77. A distância sobre o Peugeot #88 era de 8s. O Toyota #17 vinha 6s atrás, em terceiro. O Honda #60 e o Lynk #8 completavam o top5.

A 15 minutos do final, Felipe Lapenna passou a pressionar Lucas Colombo Russell pelo sétimo lugar. E eles logo alcançaram Juan Pablo Bessone a bordo do Peugeot #7. Colombo e Bessone tiveram contato lateral, que forçou o Honda líder do campeonato para fora da pista. Ele voltou e a batalha seguiu intensa.

Lapenna entãou passou Bessone, Colombo espalhou numa curva e deixou caminho aberto para o estreante brasileiro. Assim o CUPRA #28 foi de oitavo para sexto na volta 27.

Nos cinco minutos finais esquentou a batalha pelo décimo lugar, entre o uruguaio Rodrigo Aramendia com o Honda #15 e Adalberto Baptista com o Toyota #10. O duelo valia a vitória na Copa Trophy e era favorável ao uruguaio naquele momento.

Reis recebeu a quadriculada com vantagem de 6.9s sobre Fineschi. Llaver completou o pódio, enquanto o Honda #60 e o Lynk #8 fecharam o top5. A vitória na Trophy ficou com o Honda #15.
A próxima etapa do TCR South America é a segunda prova de Endurance de 2023, marcada para Interlagos em 11 de junho.

O que eles disseram:

“O Peugeot estava muito rápido, o meu companheiro me ajudou muito e facilitou minha vida. Conseguimos um bom ritmo, éramos o carro mais rápido da pista a corrida inteira e mostra o ótimo trabalho da W2. Foco virado para Interlagos daqui há um mês. O Barrio está confirmado para Interlagos, vamos para a recuperação no campeonato em pistas que estou mais acostumado.”
Raphael Reis

“Uma corrida excelente, muito tranquila para nós. O carro é maravilhoso de pilotar, muito equilibrado. Hoje fomos dominantes, o carro se comportou bem, foi tudo dentro do nosso planejamento, eu consegui abrir a vantagem e o Rapha manteve ela. Guardei um pouco de ritmo no começo, sabia dos problemas de aquecimento de freio do Toyota, depois disso foi só abrir a vantagem.”
Jorge Barrio

“Sabíamos que não ia ser fácil vencer a dupla, por algumas questões técnicas que não valem a discussão. Está dentro do regulamento, mas parabéns para eles que foram rápidos ao longo do fim de semana inteiro. Peguei o carro com 9s de desvantagem e consegui tirar para 6s, mas no meio do meu stint comecei a sentir algumas vibrações. Não tinha por que arriscar perder a segunda posição.”
Damian Fineschi

“Uma corrida incrível, foi complicada demais, na curva 2 o Toyota me passou por fora, depois foi entrar no ritmo e esperar o momento certo para atacar, nosso carro era mais completo que o deles. A disputa ajudou o vencedor a escapar. Fizemos um ótimo trabalho, uma boa troca de pilotos e uma incrível pilotagem do Damian.”
Facundo Marques

“Agradeço a todos pelo trabalho, tanto ontem como hoje. Alguns problemas nos impediram de lutar pela vitória, mas sinto que somamos bons pontos pensando no campeonato.”
Bernardo Llaver

“Me senti muito confortável durante o fim de semana inteiro, fizemos uma ótima corrida, mas não conseguimos brigar pela vitória. Feliz com o resultado mesmo assim.”
Gastón Iansa

“Estou muito contente. Gosto de correr com o Rodrigo porque me ajuda muito a melhorar. A corrida foi boa, apesar do toque que sofri no início, que me atrasou e deixou uma distância do Rodrigo Baptista. Depois consegui manter o ritmo e entregar para o Rodrigo, em condição de atacar o Adalberto Baptista no final pela vitória”
Enrique Maglione

“Estou contente e quero agradecer ao Enrique mais uma vez pelo convite. É lindo correr em Termas e no TCR South America. Enrique adota discurso humilde, mas ontem fez uma belíssima classificação que nos colocou entre os dez. Está muito rápido e quero felicitar a Squadra Martino. Da última vez acabamos em segundo, mas agora a vitória sorriu”
Rodrigo Aramendia

Foto: TCR South America – Hernán Capa

Por: TCR South America 

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