Terceira etapa classificatória para as categorias OK revela mais sete finalistas para a grande decisão da Regional Cup em julho no Paladino
Restam poucas vagas na grande Final da 1ª Regional Cup de Kart, novo campeonato que chega ao país nesta temporada com organização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Neste sábado, foram conhecidos mais sete finalistas nas categorias OK na classificatória realizada dentro da 5ª etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, em Cotia (SP).
Na OK FIA, as vagas ficaram com os pilotos Tito Giaffone, Pietro Torneri e Léo Cavalcanti. Na OK Júnior, estão garantidos na decisão: Gustavo Bonk, Vinícius Ferro, João Henrique Shimoda e Daniel Rebouças.
Eles se juntam aos pilotos já classificados nas seletivas anteriores (Guilherme Moleiro, Rafael Busato, Marcelo Tortato, Nicolas Guth, Theo Salomão, Pedro Lima, Léo Ramires e Francisco Camilo na OK Júnior; Gustavo Galvão, Gabriel Moura, Nicollas Loretti, Lucas Moura, Murilo Fiore, Heitor Farias e André Nicastro na OK FIA) e estarão na Final entre os dias 29 e 31 de julho, no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB). Nas categorias OK, serão 16 finalistas em cada uma delas.
Além de lutarem por um título internacional inédito, os pilotos brasileiros mais bem colocados em cada uma delas também passarão a integrar a Academia CBA de Pilotos e receberão como prêmio a isenção na taxa de inscrição e todos os equipamentos (chassis, motor e mecânico da equipe italiana Parolin) para correr o Mundial de Kart, em setembro, na Inglaterra, custeados pela CBA.
Além disso, uma nova seletiva, logo após a Final da OK no Paladino, também estenderá o prêmio na Academia CBA a mais dois pilotos brasileiros, que disputarão a Copa do Mundo OK N, que acontecerá junto com o Mundial.
Bons duelos pelas vagas na Granja Viana
Com uma vitória na corrida 1 e um segundo lugar na corrida 2, Tito Giaffone foi o melhor da etapa na OK FIA. O paulista de 16 anos, filho do piloto Felipe Giaffone, andou pela primeira vez com o novo motor OK, enviado pela FIA especialmente para a competição, e aprovou.
“A preparação para essa etapa foi bem interessante, porque eu nunca tinha andado com esse motor novo e é um motor muito legal de andar, tem uma média muito boa, final parecida com a DD2, que eu também corro”, comentou o piloto do kart #4.
“As corridas também foram muito legais. Errei na tomada, acabei rodando e não completei as voltas, mas consegui me recuperar bem na primeira corrida e, na segunda, terminei em segundo. Foi uma experiência muito legal e agora, na Paraíba, a expectativa é ganhar e conseguir ir para o Mundial”, completou Giaffone.
O joinvilense Léo Cavalcanti, de 16 anos, também viveu uma etapa de novidades. “Comecei a andar de OK agora, minha primeira semana andando com esse kart, então foi um pouco difícil, mas a adaptação foi boa, rápida e consegui ser competitivo. Estou muito feliz com a vaga. A Final vai ter muitos pilotos experientes na OK, mas vamos nos preparar da melhor forma possível e também quero me divertir muito nesta Final”, declarou o piloto do kart #17.
Já Pietro Torneri, de 15 anos, superou algumas adversidades, mas também celebrou a vaga para a disputa no Paladino. “Vim bastante confiante para conseguir a vaga e acabamos conquistando no final. Não foi o fim de semana ideal, porque tive um pouco de dificuldade com os freios nas duas corridas, mas consegui a vaga e estou bem feliz por estar na Final na Paraíba. A expectativa agora é ir para o Mundial”, finalizou o paulista do kart #16.
Na OK Júnior, o paranaense Gustavo Bonk, de 13 anos, teve um fim de semana quase perfeito. Só não fez a pole position, mas dominou as duas corridas. “No fim de semana inteiro, a gente vinha muito bem. Venci as duas baterias e agora é só comemorar e me preparar para o Paladino. A expectativa é sempre ser campeão. O grid vai estar muito forte, mas vou me esforçar ao máximo e ir para cima”, ressaltou o piloto do kart #10.
Com um segundo e um terceiro lugar nas corridas, Vinícius Ferro também foi outro competidor que se superou, após alguns problemas com o kart #86. “Na sexta-feira, nos treinos da manhã, eu estava indo bem, fiz P1, mas nos treinos da tarde não fui tão bem e, no último treino, meu kart rachou no meio e tive de trocar. Tive de ir direto para a tomada, fui no ‘escuro’ para as corridas, mas deu certo”, disse aliviado. “Vamos tentar chegar no Mundial e conseguir essa vitória no Paladino. Nunca corri fora do Brasil, então, seria uma grande oportunidade”, destacou o paulista de 13 anos.
Segundo colocado na corrida 1, João Henrique Shimoda, de 14 anos, também celebrou o carimbo no passaporte para a Final da Regional Cup. “Foi um pouco difícil. Comecei a semana bem, mas tive alguns contatos nas corridas, que me prejudicaram um pouco. Mesmo assim, consegui fechar em terceiro no geral da etapa e fiquei com uma das vagas, que era o que eu queria. Vamos ter de treinar muito para essa Final, mas sei que temos potencial”, analisou o paulista do kart #112.
Fechando a lista de classificados na OK Júnior, o potiguar Daniel Rebouças comemorou chegar a uma decisão tão importante e pertinho de casa. O piloto, que já conquistou duas vezes o Campeonato do Nordeste de Kart, está animado.
“Tivemos um bom fim de semana. Viemos em busca da vaga nesta Final, que será praticamente em casa, a 200 km da minha cidade e conseguimos. Conheço bem a pista do Paladino, então, a expectativa é ir bem e ser campeão”, concluiu o piloto do kart #422.
A próxima etapa classificatória da OK para a Regional Cup será uma seletiva extra, dentro do Campeonato do Nordeste de Kart, entre os dias 11 e 13 de julho, no Paladino. Durante a Copa Brasil de Kart, na semana seguinte, também no Paladino, OK e OK Júnior selecionarão os últimos finalistas.
Além das categorias OK, a Regional Cup de Kart também inclui a disputa da categoria Mini 2T, que terá sua próxima classificatória dentro do Campeonato do Nordeste de Kart. Nesta categoria já estão classificados os pilotos Rafael Guimarães, Davi Honório, Vinicius Gabriel da Silva, Arthur Domecg e Isabelly Melniski.
Confira abaixo todas as etapas classificatórias restantes e os links para as inscrições:
Classificatórias OK e OK Júnior
Classificatória Extra
13/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 1 vaga OK FIA
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-nordeste-2t-2024-campeonato-do-nordeste-2t-2024
4ª Classificatória
21/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 4 vagas por categoria
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/copa-brasil-de-kart-2024-25o-copa-brasil-de-kart-2024
Classificatórias Mini 2T
3ª Classificatória
13/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 3 vagas
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-nordeste-2t-2024-campeonato-do-nordeste-2t-2024
4ª Classificatória
27/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 4 vagas
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/copa-brasil-de-kart-2024-25o-copa-brasil-de-kart-2024
Finais OK FIA, OK Júnior FIA e Mini 2T
29 a 31/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB)
Inscrições: Quando abertas, as inscrições deverão ser feitas no site da CBA (www.cba.org.br) e serão exclusivas para os pilotos que obtiverem a vaga nos eventos Classificatórios ou de acordo com outro critério da CBA divulgado em tempo hábil.
Programação das Finais: https://cba.org.br/upload/downloads//761/programacao-oficial-1-karting-regional-cup-brazil-2024-versao-i-.pdf
Regulamento completo da Regional Cup de Kart: https://www.cba.org.br/campeonato/downloads/334/758/2024
Mais informações, acesse: www.cba.org.br
Por: FGCom