Com 1.800 m2 de área, nova instalação dobra a capacidade operacional para a formação de profissionais voltados à rede de concessionárias
A Renault do Brasil iniciou as atividades do novo Centro de Treinamento Renault Academy, em Jundiaí, interior de São Paulo. No novo espaço de 1.800 metros quadrados, a Renault dobra a capacidade de treinamentos simultâneos em um espaço exclusivo para formação de profissionais que irão atuar na rede de concessionários Renault.
O Centro de Treinamento é responsável pela formação dos mais de seis mil colaboradores da rede de 274 concessionários Renault em Todo o Brasil. O espaço também dá início à renovação da trilha de formação dos profissionais, que passam também a ter treinamentos específicos para tecnologias avançadas de segurança (ADAS) e de conectividade, além dos conteúdos regulares para a formação de Mecânicos (C, B e A), Eletromecânico, Especialista E-Tech e COTECH, o técnico líder da concessionária.
“Com esse novo espaço, além de ampliarmos a capacidade de treinamento presencial, também permitimos a produção de conteúdos para formação remota, em ambientes preparados e amplamente moduláveis para as diferentes formações”, explica Regina Souza, gerente de gestão de rede e treinamento da Renault do Brasil.
O CT possui quatro salas, uma sala de ferramentas dedicada, um auditório para grandes eventos, oficina com sete áreas para treinamento, espaço dedicado para formações E-Tech, área de recepção e coworking além de um estúdio para gravação de conteúdo.
Formando quem ensina
A primeira atividade do Centro de Treinamento Renault Academy foi o ‘Train the Trainer’ 2025. Trata-se de um programa especial de formação de instrutores técnicos de escolas SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) parceiras da Renault. Esses instrutores são responsáveis por aplicar a formação de mecânicos da rede de concessionárias de forma regionalizada, seguindo as diretrizes e programas de formação do Renault Academy.
Nesta primeira edição de 2025, foram contemplados instrutores de seis unidades do SENAI: SENAI Ipiranga (SP), SENAI Boqueirão (PR), SENAI Porto Alegre (RS), SENAI Belo Horizonte (MG), SENAI Taguatinga (DF) e SENAI Fortaleza (CE). Essas unidades têm o potencial de formação de 300 novos mecânicos por ano para a rede Renault.
“O SENAI é referência na formação profissional e se mantém sempre atualizado com as inovações da indústria. Programas como o ‘Train the Trainer’, em parceria com a Renault, reforçam isso e permitem que a indústria automotiva conte com profissionais altamente capacitados para os desafios do setor. Esse alinhamento entre educação e inovação é essencial para o avanço da mobilidade e para a competitividade do Brasil no cenário global”, destaca o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal.
“Para treinar nossos alunos, precisamos primeiro entender. E o mecânico é cinestésico, ele precisa mexer para compreender como funciona. Por isso, esse tipo de treinamento é importante”, explica Adilson Aparecido Torquetto, técnico de ensino do SENAI Boqueirão, profissional com 27 anos de SENAI e que, há 16 anos, ministra treinamentos para profissionais da Renault. “Já treinei mais de 2 mil mecânicos da rede”, complementa o especialista.
“Esse tipo de treinamento presencial é fundamental, pois além de dar acesso aos conteúdos de marca, permite a troca de experiências com profissionais de alto gabarito. E acabamos nos aperfeiçoando com o conhecimento de todos”, conta, Raimundo Pereira da Silva Neto, técnico de ensino do SENAI Fortaleza desde 1981.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).
Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil